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Por:   •  28/10/2014  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  428 Visualizações

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LOGO: Linguagem de Programação desenvolvida por volta dos anos 1960, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), por Seymour Papert, com fins educacionais.  Podem ser trabalhados conceitos de Geometria e Geometria Analítica utilizando a linguagem.parafrente x ou pf x  move a tartaruga para frente, de acordo com o número de passos dados pelo usuário. paratrás x ou pt x  move a tartaruga para trás, de acordo com o número de passos dados pelo usuário. paradireita x ou pd x  gira a tartaruga para direita, de acordo com o ângulo estipulado pelo usuário. paraesquerda x ou pe x  gira a tartaruga para direita, de acordo com o ângulo estipulado pelo usuário. www.edineireis.com.br tartaruga ou tat  apaga a tela e coloca a tartaruga na posição inicial (x, y) = (0, 0). arco x y  a tartaruga desenha um arco com um ângulo x e um raio y determinados pelo usuário. circunferência x a tartaruga desenha uma circunferência de raio x determinado pelo usuário. repita x [comandos]  repete os comandos entre [] pelo número x de vezes estipulado pelo usuário. www.edineireis.com.br usenada ou un a tartaruga passa a andar na tela sem desenhar. uselápis ou ul  a tartaruga passa a andar na tela desenhando novamente. useborracha ou ub  a tartaruga anda pela tela apagando a parte da tela em que passar. www.edineireis.com.br mudecl x  muda a cor do lápis da tartaruga para a cor x definida pelo usuário (ver tabela no próximo slide). mudecp  muda a cor do preenchimento da função pinte para a cor x definida pelo usuário (ver tabela no próximo slide). pinte  pinta a região da tela em que a tartaruga estiver (região fechada) www.edineireis.com.br Tabela de Cores do SuperLogo www.edineireis.com.br Número Cor Correspondente Número Cor Correspondente 0 Preto 8 Cinza Escuro 1 Azul Escuro 9 Verde Água 2 Verde Escuro 10 Verde Claro 3 Ciano 11 Ciano Claro 4 Vermelho 12 Vermelho Escuro 5 Roxo 13 Rosa 6 Marrom 14 Amarelo 7 Cinza Claro 15 Branco  Para executar movimentos com a tartaruga, podemos digitar os comandos na Janela de Comandos, apresentada abaixo: www.edineireis.com.br www.edineireis.com.br  Se quisermos criar um comando que o SuperLogo ainda não conheça, basta criarmos esse comando utilização a opção do Menu: Procedimento  Novo. (vide figura) www.edineireis.com.br  Ao abrir a tela do Editor de Procedimentos, escolhemos um nome para o novo comando que o SuperLogo passará a reconhecer e entre as palavras APRENDA e FIM digitamos os comandos que a tartaruga deverá executar. www.edineireis.com.br  Se quisermos editar ou apagar algum procedimento, basta seguir a sequência de comandos abaixo:  Procedimento  Editar... ou Procedimento  Apagar... www.edineireis.com.br www.edineireis.com.br  Assim como em outras Linguagens de Programação, na linguagem LOGO também podemos utilizar variáveis que podem assumir diferentes valores.  No SuperLogo, a variável é o nome dado a um parâmetro de um comando. Para denotar uma variável no SuperLogo, basta adicionarmos dois pontos (:) na frente da palavra:  Exemplo  :tamanho www.edineireis.com.br  Exemplo da utilização de variáveis: aprenda hexágono :tamanho repita 6 [pf :tamanho pd 60] fim Se digitarmos agora na

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