TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Super Muc

Monografias: Super Muc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

Supercomputador SuperMUC

SuperMUC é o nome do ultimo supercomputador no Leibniz-Rechezentrum (Leibniz Supercomputing Centre), em Garching, perto de Munique (o sufixo MUC provem do código do aeroporto de Munique). Ele foi inaugurado em junho de 2012, e já veio sendo considerado um dos mais rápidos do mundo em processamento, logo sendo colocado como o quarto no top 500 mundial dos supercomputadores, com sua capacidade de desempenho de pico de três petaflops por segundo e possuindo mais de 155.000 núcleos.

A expansão do sistema superMUC, juntamente com sua fase de instalação, contando com serviços e custos operacionais, culminaram em um total de gastos de 34.000.000 de euros (aproximadamente 104.720.000 R$)

Principais Aplicações

O SuperMUC é um supercomputador desenvolvido apenas para o centro de supercomputação de Leibniz, na Alemanha para fins científicos tais como nas áreas de física quântica, medicina, química computacional entre outras. O LRZ é um centro de supercomputação nas universidades de Munique e da Academia de Ciências e Humanidades da Baviera, um centro que oferece grandes serviços científicos computacionais em grande escala para toda a Europa sendo financiado pelo estado federal, foi inaugurado em 2012.

Infraestrutura

O prédio em que o SuperMUC se encontra teve de passar por um grande processo de construção, sendo que seu tamanho foi mais que dobrado para que houvesse espaço para o supercomputador Europeu. Atualmente, até 50% do consumo por parte dos computadores não é causada pela computação mas sim para alimentar os sistemas de resfriamento necessários, tendo em vista isto os cientistas da IBM desenvolveram um conceito inovador de resfriamento com água quente. A tecnologia de água quente possui microcanais que levam a água diretamente até os chips, diminuindo a resistência termal para a troca de calor, mantendo os processadores sempre abaixo da temperatura segura de 85 ºC, estes processadores e a memória são resfriados com temperaturas que variam entre 45ºC e 60 ºC. Segundo a IBM, isso permite a retirada muito rápida do calor, que é removido dos processadores de forma 4.000 vezes mais eficiente do que a refrigeração a ar.

Velocidade de Processamento

O sistema SuperMUC da LRZ foi elaborado com servidores IBM System x iDataPlex Direct Water Cooled dx360 M4 com mais de 150.000 núcleos a fim de proporcionar um desempenho máximo de até três petaflops, o equivalente ao trabalho de mais de 110.000 computadores pessoais. Simplificando, três bilhões de pessoas usando uma calculadora de bolso teriam que desempenhar um milhão de operações por segundo cada para atingir um desempenho equivalente ao SuperMUC. Além disso, uma nova e revolucionária forma de tecnologia de resfriamento com água quente inventada pela IBM permite que o sistema seja elaborado 10 vezes mais compacto, melhorando substancialmente seu desempenho máximo ao consumir 40 por cento menos energia que uma máquina similar com resfriamento por ventilador.

Visão geral do sistema

• 155.656 núcleos de processamento em 9400 nós de computação

• > 300 TB RAM

• Infiniband FDR10 interconexão

• 4 PB de armazenamento em disco permanente baseado em NAS

• 10 PB de armazenamento temporário em disco com base em GPFS

• > 30 PB de capacidade de arquivo em fita

• Sistemas de visualização Poderosas

• Maior eficiência energética

Eficiência Energética

SuperMUC usa uma forma nova e revolucionária de resfriamento de água quente desenvolvido pela IBM. Componentes ativos, como processadores e memória estão diretamente resfriados com água que pode ter uma temperatura de entrada de até 40 graus Celsius. O "High Temperature Liquid Cooling", juntamente com o software de sistema muito inovador promete reduzir o consumo de energia do sistema. Além disso, todas as construções lrz será aquecida re-utilizando esta energia.

Por Resfriamento de água?

Tipicamente, a água usada em centros de dados tem uma temperatura de entrada de cerca de 16 graus Celsius e, depois de sair do sistema, uma temperatura de saída de aprox. 20 graus Celsius. Para tornar a água, com 16 graus Celsius requer equipamentos de refrigeração complexo e faminto por energia. Ao mesmo tempo, não há qualquer uso para a água aquecido, pois é muito frio para ser usa em todos os processos técnicos.

SuperMUC permite um aumento da temperatura de entrada. É facilmente possível fornecer água com até 40 graus Celsius usando simples "free-cooling" Equipamentos como temperaturas exteriores na Alemanha quase nunca exceder os 35 graus Celsius. Ao mesmo tempo, a saída da água pode ser feito bastante quente (acima de 70 graus Celsius)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com