TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade E Moda

Monografias: Sustentabilidade E Moda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 3

Sustentabilidade e a moda

A industria de moda é uma das que mais cresce no mundo e também, uma das que mais polui. Por isso, surgem novas ideias de preservação ambiental e sustentabilidade nessa área todos os dias. Para que as ideias sejam enfim colocadas em prática, as marcas precisam conscientizar seus clientes sobre os impactos que suas atitudes tem em relação a natureza, para educar os comportamentos e hábitos dos mesmos.

Algumas marcas já se conscientizaram e estão tornando suas industrias cada vez mais sustentáveis, fazendo com que a fabricação seja menos agressiva a natureza. Um boa dica para as industrias da moda, é a diminuição da quantidade de água na fabricação do jeans, já que esta fabricação consome muita água. Foi criada uma técnica que usa muito pouca água e esta sendo aderida por todos os fabricantes de jeans pode fazer com que diminua a escassez de água no mundo. Outra dica importante, é a reciclagem do poliéster pois este pode ser reutilizado muitas vezes, por isso, acreditamos que as industrias que fabricam produtos neste material, deveriam fazer campanhas para arrecadação de peças em poliéster para a reciclagem, diminuiria a quantidade desse material depositado em locais inadequados, já que a degradação do mesmo exposto no meio ambiente pode levar longos anos. Uma terceira dica, esta que não engloba somente as marcas e sim a todos nós, é a doação e customização de roupas usadas e velhas pois todos nós temos no guarda-roupas, aquelas roupas que não usamos mais, muitas vezes, jogamos no lixo mas sem saber que lá fora, existem pessoas que estão necessitando de agasalho. Ou então, deixamos de usar por estar fora de moda, mas é por isso, que acreditamos na customização de roupas, deixando elas com cara nova para o uso. Apoiamos ideias de workshops, feiras, palestras com artesãs que possam estimular a criatividade do público em geral, se as lojas e marcas levassem essa ideia para seus clientes, haveria menos tecidos depositados em lugares indevidos.

Acreditamos que o primeiro passo para a sustentabilidade no mundo da moda dar certo, é a conscientização das marcas com relação ao meio ambiente ao aumento da degradação do mesmo devido a suas industrias. E se isto acontecer, as medidas a serem tomadas que descrevemos acima, serão de grande importância para o meio ambiente. A sustentabilidade no mundo da moda é uma ideia nova e de muita utilidade, se todas as marcas aderirem e se modelarem a essas ideias, diminuirá em grande quantidade a emissão de gases poluentes ma atmosfera e também, teríamos uma melhor utilização da água que já está tão escassa. Os estilistas triam novos desafios e metas, surgiriam novas tendências e ideias. Mas para isso, as marcas devem concordar como um todo, se conscientizar do mal que as industrias trazem para o meio ambiente e aderirem a sustentabilidade, criando novos planos e projetos. Nossa ideia, é através desse texto, mostrar para a população que a sustentabilidade esta inserida no nosso dia a dia, em tudo o que conhecemos e nós podemos ajudar, já que geralmente, os tecidos demoram cerca de 100 a 400 anos para se deteriorarem, fazendo a nossa parte de doar ou usar a criatividade nas peças esquecidas no guarda roupas, dando um aspecto novo nas mesmas, estaremos sim ajudando e muito o ambiente em que vivemos e também, queremos por meio desta, apresentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com