TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Moda E Sustentabilidade

Dissertações: Moda E Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO LIVRO: MODA E SUSTENTABILIDADE

CAP 1

MODA, INDUSTRIA, CONSUMO E SUSTENTABILIDADE: BASES PARA O ESTUDO.

Em 2007, aconteceu o primeiro SPFW onde a questão ambiental estava presente. A osklen lançou a sua coleção Amazon Guardian, que tinha como questão o desmatamento, o aquecimento global, a pesca predatória e a biopirataria.

“Não existe beleza na roupa mais fina se gera morte e tristeza” Gandhi

“Podemos considerar que o vestir, após o surgimento da moda, ganhou conotações comportamentais de busca de identidade e que as atuais teorias socioculturais tem como ponto de partida para a definição de moda a construção cultural da identidade” (BERLIM, 2012)

O setor têxtil é definido como aquele que transforma fibras em fios, fios em tecidos w malhas em uma infinidade de produtos, como peças do vestuário, roupas de cama e mesa, substratos têxteis para a indústria automobilística, sacos para agricultura, roupas especiais, etc.

Sendo uma das maiores áreas industriais do mundo, a indústria têxtil é movida principalmente pela venda de roupas. De acordo com Rodrigues et al. (2006), no ano de 2000 os consumidores mundiais gastaram US$ 1 trilhão na compra de roupas. A mão de obra utilizada foi de 26,5 milhões de pessoas. Um quarto da produção global de roupas, é produzido na China. O preço dos produtos do setor têxtil vem caindo, assim como, a produção aumentando.

De acordo com a ABIT (Associação Brasileira da Industria Têxtil), a indústria nacional tem aproximadamente 200 anos de vida, e nesse curto período, já é o quarto maior parque produtivo de confecção têxtil do mundo e o quinto maior produtor mundial. Em todo o ocidente, o Brasil é o único país que possui uma cadeia textil completa, que passa por todas as etapas de produção. A ABIT em 2011, também apontou o Brasil como o segundo maior produtor e o terceiro maior consumidor de denin do mundo, isso se trata pela produção de algodão que é, em média, de 1,5 milhão de toneladas anuais.

O faturamento brasileiro da cadeia textil e de confecção é estimado em U$ 2,5 bilhões. Sendo esse setor o segundo maior empregador do país, tendo mais de 30 mil empresas e gerando anualmente 1,7 milhões de empregos diretos e cerca de 8 milhões de empregos indiretamente.

IMPACTOS SOCIAIS DA INDUSTRIA TEXTIL: A MAO DE OBRA HUMANA

Ao comprarmos uma roupa barata com a etiqueta made in China, muitas vezes não sabemos o que está por trás dessa etiqueta. Existe uma usurpação de mão de obra humana nesse país, mas quem compra só pensa em buscar um melhor preço. A mão de obra barata é uma realidade da confecção têxtil mundial, frequentemente são encontrados emigrantes trabalhando em porões, contêineres e prédios cujas condições de segurança e higiene são comprometidas, onde trabalhadores, crianças e especialmente mulheres trabalham mais de doze horas por dia, onde não existem leis trabalhistas, onde os donos dessas confecções abusam e se valem da pobreza de algumas comunidades para obter uma maior e mais rápida produção. O trabalhador não tem direitos, assim, essa prática se torna a forma moderna de escravidão, gerando impactos sociais.

Os países em desenvolvimento são responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com