TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suzano Papel e Celulose

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O presente trabalho é um relato sobre o sistema de produção da empresa Suzano Papel e Celulose, visitada em 5 de abril de 2018, composto de duas partes. A primeira trata-se de uma descrição geral da empresa e de suas operações, e a segunda parte, de um maior detalhamento acerca de um produto em específico, o Papel em Bobina.

Institucional

A Suzano Papel e Celulose é uma empresa nacional pertencente ao Grupo Suzano com 94 anos de existência. Além de viver um pleno processo de rejuvenescimento, é prezado o crescimento sustentável, comercializando em 31 países no segmento de celulose de eucalipto e vendendo papel em mais de 60 países. Hoje, a Suzano é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricantes de papéis de imprimir e escrever da América Latina, segundo seu site empresarial.

A inovação faz com que a empresa também invista em negócios adjacentes, como celulose fluff (usada em fraldas e absorventes), lignina (para biorrefinaria) e tissue (papéis para fins sanitários). Propiciando uma presença global com escritório comercial na China, subsidiárias nos Estados Unidos, Suíça, Inglaterra e Argentina.

A sede administrativa é mantida em São Paulo (SP) e as sete unidades industriais possuem diferentes enfoques de produção. A unidade de Limeira (SP) produz celulose branqueada, papel revestido e papel não revestido; as duas em Suzano (SP) produzem celulose branqueada, papel colorido, papel não revestido, papel cartonado e fluff para exportação; em Mucuri (BA) é produzido celulose e papel para exportação; em Imperatriz (MA) é produzida celulose tissue para exportação; e em Belém (PA) e em Fortaleza (CE) é produzido o tissue e o fluff.

Cada unidade possui sua autonomia, mas seguem diretrizes iguais, propiciando aumento de agilidade nos processos e diferenças na padronização. Esse fator é minimizado já que cada unidade possui diferentes produtos finais.

Ao todo são 11 mil prestadores de serviço, sendo 9 mil deles colaboradores próprios.

Recentemente a Suzano Papel e Celulose fez a aquisição da Fibria Celulose, também empresa brasileira produtora e distribuidora de papel e celulose. O número de fábricas passará a ser 11 e estima-se que a Suzano torna-se assim, a ser maior a produtora de celulose do mundo.

Unidade de Limeira

Em Limeira, a fábrica é considerada integrada pois a celulose branqueada produzida aqui além de servir para venda, é utilizada como matéria prima na própria linha de produção do papel. Assim, a vantagem é que a unidade não será afetada pela variação de preço de celulose do mercado.

Além da integração, essa unidade tem forte tendência para inovação, desenvolvendo um projeto de extração e aproveitamento de um dos subprodutos da produção da celulose, a lignina. Esse produto atualmente é aproveitado como aditivo no setor da construção civil. Para ser capaz de desenvolver novas atividades, a planta de Limeira passou por grande investimento financeiro e estimando-se em torno de 9 a 10 bilhões de reais no total.

As operações na unidade são desenvolvidas por 900 funcionários operacionais e 300 funcionários de escritório, contando na área de engenharia com engenheiros de produção, engenheiros de processo, engenheiros de projetos, engenheiros de manutenção e pesquisadores. A Suzano Papel e Celulose em Limeira tem capacidade produtiva de 300.000 ton/ano de celulose para papel e 390.000 ton/ano de papel.

- Macro-operação e micro-operações decorrentes (VSM)

Macro-operações: produção de celulose e de papel

Micro-operações: branqueamento da celulose, tratamento de resíduos, corte de bobinas de papel, corte de folhas de papel em diferentes tamanhos e montagem das resmas.

Recursos transformadores, recursos transformados e resultados finais dos processos

PRODUTO: CELULOSE

- Inputs: procurar na internet os insumos para a produção de celulose pelo método kraft toras de madeira, sulfatos, dióxido de cloro, sais???..., água, energia, devemos citar maquinas como imput???.

 A mão de obra é dividida em 5 turmas, a qual trabalha parte no esquema 6:3 e parte 6:2 em revezamento. Considerando as férias usufruídas, pode-se considerar que em boa parte do ano estão trabalhando 4 turmas.

-  Processo: A empresa adota o processo de produção de celulose KRAFT, pois neste há recuperação de cerca 98% dos químicos utilizados.

Primeiramente a fábrica recebe das fazendas as toras de madeira já descascadas em campo, possibilitando aproveitamento dos resíduos no preparo do solo e evitando gerar resíduos na planta da fábrica.

As toras são transportadas até os picadores onde é transformada em cavacos, os quais são direcionados a um pequeno estoque (suficiente para 48-72h de operação), apesar do volume ser grande.

Os cavacos vão para o digestor onde são impregnado com sulfetos e sulfatos e aquecido a alta pressão de maneira a promover a separação das fibras dos outros componentes da madeira.

Nesta etapa sai uma polpa marrom, chamada de polpa ruim porque ainda está com lignina. Esta polpa segue para a linha de fibras onde é lavada e recebe aditivos químicos, como o dióxido de cloro (ClO2) para seu branqueamento, havendo então um tempo de retenção para acontecer o branqueamento.

O liquor negro é um resíduo que carrega lignina e sólidos, segue para um setor de tratamento, onde a água é evaporada e uma parte concentrada é queimada na caldeira para retirada dos inorgânicos, gerando inclusive 50% da energia consumida pela empresa. Os compostos inorgânicos passam por outros processos químicos para recuperação dos sais, sulfetos e outros que serão reutilizados na linha de produção.

As fibras (representam apenas ¾ do volume da madeira) poderão seguir para diferentes direcionamentos, dependendo do produto final que se irá produzir.

A polpa segue para a máquina de secagem até a obtenção de folhas com teor de 5% de umidade. A baixa umidade da celulose é desejada para barateamento do transporte, sendo que o cliente deverá reidratar este produto para a produção de papel.

Existe uma máquina pequena desaguadora com fabricação mais econômica para produção de folhas de celulose com 50% de umidade para alimentar consumidores próximos da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com