TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE DE POLÍMEROS EXPERIMENTAL

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI

INSTITUTO DE ENGENHARIA MECÂNICA - IEM

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS - EMT

DISCIPLINA: SÍNTESE DE POLÍMEROS EXPERIMENTAL - EMT045P

PROFESSOR: GERSON AVELINO FERNANDES

RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 02: OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO DE UM FILME POLIMÉRICO BIODEGRADÁVEL

ELIARA TORRES DA COSTA - 28432

LETÍCIA LAURA DE OLIVEIRA - 28513

Itajubá - MG

2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI

INSTITUTO DE ENGENHARIA MECÂNICA - IEM

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS - EMT

DISCIPLINA: SÍNTESE DE POLÍMEROS EXPERIMENTAL - EMT045P

PROFESSOR: GERSON AVELINO FERNANDES

RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 02: OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO DE UM FILME POLIMÉRICO BIODEGRADÁVEL

Relatório desenvolvido para a disciplina de Síntese de Polímeros Experimental - EMT045P, como requisito parcial para a composição da nota N1 do curso de graduação em Engenharia de Materiais.

Prof. Dr. Gerson A. Fernandes

ELIARA TORRES DA COSTA - 28432

LETÍCIA LAURA DE OLIVEIRA - 28513

Itajubá - MG

2017

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

1.1.        Amido        1

1.2.        Plasticizante        2

2.        OBJETIVOS        3

3.        MATERIAIS E MÉTODOS        3

3.1 Materiais        3

3.2 Vidrarias e utensílios        3

3.3 Equipamentos        3

3.4 Metodologia        3

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        6

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

ANEXOS        8

        

        

  1. INTRODUÇÃO

Sustentabilidade é um tema recorrente na sociedade moderna, e tem como fundamento a satisfação das necessidades do ser humano atual sem o comprometimento dos recursos naturais das gerações futuras.

A sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento econômico e material através do uso inteligente dos recursos naturais, ou seja, sem que hajam danos ao meio ambiente. O plástico é um exemplo de material não sustentável, pois ele é um polímero sintético de origem petroquímica que possui elevada resistência ao calor, elevada dureza e absorção limitada da água, o que inibe ataques de microrganismos, impedindo a sua degradação [1].

O elevado consumo de plástico nas últimas décadas vem gerando preocupações com relação ao excesso de lixo. Desta foma, diversas alternativas vem sendo procuradas, e entre elas está o desenvolvimento de polímeros biodegradáveis, isto é, produtos que sofrem degradação em condições normais de umidade, temperatura e pressão e geram resíduos compatíveis com o meio ambiente [2].

Um dos bioplásticos mais comuns hoje em dia tem como principal componente o amido, que é uma substância orgânica que pode ser facilmente encontrada em diversas fontes vegetais. O amido é um polímero natural formado por várias moléculas de glicose. O seu uso como matéria-prima para a produção de bioplásticos se deve, principalmente, à sua disponibilidade, preço, e facilidade de manipulação [3].

  1.  Amido

O amido é constituído por uma mistura de dois polissacarídeos, amilose e amilopectina, em proporções que variam com a espécie e o grau de maturação. A amilose é um polímero linear com grau de polimerização de 200 a 3000 e a amilopectina é um polímero altamente ramificado [4]. Estes polissacarídeos apresentam diferentes estruturas como mostrado na Figura 1.

Para a obtenção de um material termoplástico a base de amido, é preciso destruir a sua estrutura granular semicristalina afim de obter uma matriz polimérica homogênea e essencialmente amorfa [5].

[pic 1]

Figura 1: Estrutura química da a) amilose e b) amilopctina
Fonte: (CORRADINI; LOTTI; MEDEIROS; MATTOSO, 2005)

Os fenômenos que possibilitam a destruição da organização dos grânulos de amido são a gelatinização e a fusão. A gelatinização é a transformação do amido em uma pasta viscoelástica; ela acontece na presença de água e promove o rompimento das ligações de hidrogênio dos grânulos de amido, fazendo com que esses percam sua cristalinidade e sua orientação molecular. Já o aquecimento do polímero em altas temperaturas, ocorre a quebra total das estruturas cristalinas, o que recebe o nome de fusão [6].

A produção de filmes de amido estáveis e flexíveis se deve a retrogradação uma vez que esse processo garante a redução de volume, aumento da firmeza do gel e reduz a afinidade do polímero pela água [6].

  1. Plasticizante

As amostras de amido puro são frágeis devido às fortes ligações de hidrogênio intra e intermoleculares. Desta forma é necessário a adição de um plasticizante para aumentar a mobilidade das cadeias poliméricas, reduzindo as forças intermoleculares [6]. Os plastificantes mais empregados para esta função são os polióis, como glicerol e sorbitol [4].

A proporção de plasticizante utilizado influenciam diretamente nas propriedades físico-químicas, térmicas e mesmo mecânica, devido à redução das interações entre as cadeias, aumento da mobilidade e flexibilidade e diminuição da temperatura de transição vítrea (Tg) [4].

  1. OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho consistiu na obteção de um filme polimérico biodegradável produzido com o amido da batata e na análise das reações envolvidas neste processo.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais

  • 6 batatas inglesa
  • Corante azul e amarelo
  • 50 mL de solução de ácido acético 5,0 %
  • 50 mL de glicerol
  • Água destilada

3.2 Vidrarias e utensílios

  • 1 bastão de vidro
  • 1 béquer de 1 L
  • 1 béquer de 600 mL
  • 1 béquer de 250 mL
  • 2 provetas de 50 mL
  • Forma retangular
  • Filtro de papel
  • Suporte para filtro
  • Balão volumétrico
  • 1 colher

3.3 Equipamentos

  • Liquidificador Mondial
  • Chapa de aquecimento MS300 Magnetic Stirrer. Precisão de ± 0,1 ºC.
  • Balança analítica Kern. Precisão de ± 1 g.

3.4 Metodologia

A batata inglesa com casca foi inicialmente cortada em rodelas e transferida para o liquidificador, no qual também adicionou-se água para facilitar a liquidificação. Depois de batida, a mistura foi filtrada no béquer de 1 L. A solução foi deixada em repouso, e após algum tempo pode-se ver a formação de um precipitado branco no fundo do recipiente como mostrado na Figura 2.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (329 Kb)   docx (608.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com