TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Do Artigo: Trajetória Da Sustentabilidade: Do Ambiental Ao Social, Do Social Ao Econômico.

Monografias: Análise Do Artigo: Trajetória Da Sustentabilidade: Do Ambiental Ao Social, Do Social Ao Econômico.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 3

Análise do Artigo: Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico.

Rafael Lourenço Reis RA: 4997012937

Questão 1:

Dimensão Ambiental: essa dimensão diz que o modelo de produção deve e consumo seja compatível com as bases da economia, isso pode ser entendido de forma que produzir e consumir sejam balanceados, a fim de garantir a sustentabilidade dos ecossistemas, garantindo sua resilência.

Dimensão Econômica: nesse quesito, o artigo supõe que o aumento da eficiência da produção e do consumo, é um fator determinante para a ecoeficiência, onde o valor que se preza é a contínua evolução tecnológica para que possamos sair do ciclo fóssil de energia, e ampliarmos a desmaterialização da economia.

Dimensão Social: nessa dimensão, propõe-se uma sociedade sustentável, onde todos os cidadãos possuam o mínimo necessário para uma vida de qualidade. Em outras palavras, o autor sugere que erradicar a pobreza e definir um padrão de desigualdade aceitável, irá nos levar a um padrão estabelecido de “justiça social”.

Dimensão Política: diz respeito a forma que se pode alterar os padrões de produção e consumo, dizendo que essa alteração, não se deve apenas em âmbitos tecnológicos, sociais e ambientais, pois sempre esses padrões, estarão alheios as decisões políticas.

Dimensão Ética: é onde vemos que a pobreza é um fator provocador da degradação ambiental, e por esse motivo, a sustentabilidade deve contemplar a equidade social, e a qualidade de vida para que as próximas gerações possam desfrutar de um ambiente capaz de se manter de forma sustentável.

Questão 2:

As dimensões discutidas pelo autor do artigo são:

• Dimensão Ambiental

• Dimensão Econômica

• Dimensão Social

Questão 3:

A primeira resposta a crise ambiental é a tecnologia, que se apoia na capacidade do ser humano em desenvolver tecnologias e novos meios produção, a fim de superar os limites já anunciados dos recursos naturais.

A segunda resposta reside na ideia de se iniciar uma mudança radical, mas de forma progressiva, no padrão de consumo e produção, expressa pelo movimento do decrescimento onde a humanidade terá que aprender a se adaptar aos novos padrões que serão impostos pelas limitações que existem nos meios produtivos tanto de alimentos quanto de combustíveis.

A terceira e última resposta diz respeito à possibilidade da catástrofe, da não solução dos problemas ambientais com o uso da tecnologia, levando a humanidade a uma inversão climática onde a raça humana e toda a sua existência possa ser estar ameaçada, lembrando que tal inversão climática pode já estar acontecendo e os resultados, talvez, possam ser vistos nas próximas 2 ou 3 décadas.

Questão 4:

Ao meu ver, uma resposta lógica para os problemas ambientais que podemos enfrentar em um futuro próximo, seria a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com