TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Leguminosas

Por:   •  25/10/2016  •  Resenha  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

                                            [pic 1]

               Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira

                                   Marina Ana Rosa Silva

   

                                             Síntese

          “ UTILIZAÇÃO DE LEGUMINOSAS PARA      RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS”

 

                                                           Itabira

                                                            2016

     Todo sustento humano é retirado do solo, ao degradar-se, o solo perde sua capacidade de produção. Apesar de ser ruim, a degradação é algo inevitável, pois ela aumenta de acordo com a evolução do homem.

     Contudo, é possível  recuperar essas áreas degradas, utilizando a pratica de plantação de leguminosas, que é um método eficaz e de baixo custo. Essa técnica é recomendada pois a leguminosas  utilizam a própria vegetação para proteger o solo de erosão, possuem a capacidade de nutrir o solo com as bactérias fixadoras de nitrogênio e aumentam a matéria orgânica na cobertura.

      Qualquer processo que diminua a capacidade de um determinado ambiente em sustentar  vida é uma forma de degradação, como enchentes, terremotos,vento , fogo e etc.

      Conhecendo a origem da degradação, identificando e avaliando os impactos, facilita a escolha de qual processo será mais viável para a recuperação do meio. Nas varias praticas que podem ser utilizadas para a recuperação de solos pode-se citar o reflorestamento; quebra ventos; cobertura com plantas ;plantio de leguminosas e outras demais soluções.

     Há uma variedade de leguminosas, herbáceas e arbóreos,que estão aliadas ao importante papel de exercer uma incorporação de  material vegetal e suprimento de nitrogênio no solo.  A utilização destas plantas fornece  varias vantagens,devido a ampla existência de espécies que ocorre em varias regiões do Brasil.

     As leguminosas herbáceas perenes estão sendo utilizadas como alternativa de proteção do solo e manutenção da fertilidade como consequência da adubação verde. As arbóreas são utilizadas para o controle de erosão, estabilidade dos taludes, barraventos e intensificação de fixadores biológicos de nitrogênio  no solo, revertendo o efeito de degradação,

    A proteção do solo com cobertura de herbáceas ou arbóreas vem sendo considera uma alternativa mais produtiva no controle de degradação do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com