TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consorcio do Milho com Leguminosa

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.665 Palavras (35 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 35

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM[pic 1]

CURSO:AGRONOMIA/1C

CAMILA THAIS NUNES DE SOUZA

JOÃO VICTOR DA FONSECA BARBOSA

LUANA SILVA PEIXOTO

MARCOS TULIO DE ALENCAR PESSOA

MATEUS MOREIRA DE LIMA

WEVERTON EDUARDO XAVIER PEREIRA

CONSÓRCIO DE MILHO COM LEGUMINOSAS

PATOS DE MINAS

2016

[pic 2]

CAMILA THAIS NUNES DE SOUZA

 JOÃO VICTOR DA FONSECA BARBOSA

LUANA SILVA PEIXOTO

MARCOS TULIO DE ALENCAR PESSOA

MATEUS MOREIRA DE LIMA

WEVERTON EDUARDO XAVIER PEREIRA

CONSÓRCIO DE MILHO COM LEGUMINOSAS

Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de Agronomia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM com o requisito avaliativo da disciplina de Projeto Integrador sob a orientação da Professora Dra. Stefânia Caixeta Magalhães.

PATOS DE MINAS

2016[pic 3]

RESUMO[pic 4]

A escolha do tema deste trabalho foi feita em função da necessidade de firmarmos o compromisso com a responsabilidade de ajudar o produtor rural em sua qualidade de silagem.

A constatação de que o consórcio do milho com leguminosas traz diversos benefícios norteou nosso interesse pela pesquisa da história e evolução desse tipo de plantio.

Para retratar nossa realidade nos campos de trabalho buscamos pesquisar as estatísticas fornecidas pelos artigos pesquisados e relatos encontrados em sites específicos na área da agricultura consorciada.

.

Palavra chave: consórcio do milho com leguminosa

SUMÁRIO[pic 5]

1. INTRODUÇÃO        04

2. REFERENCIAL TEÓRICO        05

3. MATERIAS E MÉTODOS         07

4. RESULTADOS E DISCULSSÃO        09

5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        11

1- INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir trata-se do consorcio do milho com a alfafa, se tratando de uma das rainhas das leguminosas com alto poder proteico, que tem o intuito de enriquecer a silagem,, que nada mais é a conservação e armazenamento de comida para o rebanho, fornecida aos animais no período de escassez de alimento.

No artigo a ser redigido foi utilizada a técnica de consorciação da cultura do milho com a da alfafa simultaneamente. Foi introduzido no momento do plantio a semente da alfafa na mesma linha com o propósito de que no momento da ensilagem tenha um melhor aproveitamento de ambas culturas, contribuindo com o aumento de massa verde (MS) e proteína bruta (PB) na silagem.

Esse sistema de consorcio visa o melhor aproveitamento de ambas as culturas na mesma área no momento da silagem, trazendo mais de um benefício pois incrementa a fertilidade do solo para culturas em sucessão, explora o mesmo de forma diferenciada através do sistema radicular, alternância de exploração de nutrientes e água para o solo e reduz os níveis de compactação.

2-REFERENCIAL TEÓRICO

Para a produção vegetal ter seu objetivo traçado é necessário de vários fatores como clima, solo e adubação das culturas. Na nossa contemporaneidade já existe vários recursos a serem usados a partir de estudos existentes de marchas de absorção e curvas de respostas das plantas aos nutrientes,  facilitando assim com essa evolução o desenvolvimento das culturas independente dela qual seja, o que era mais dificultado em tempos posteriores.

A consorciação de milho com adubação verde e uma dessas  evoluções, pois observaram a viabilidade e os benéficos que obtiveram como custo mais barato e menos poluição do ambiente. De fato, essa modalidade de consorciação não é inédita na área científica, tendo sido avaliada por outros grupos de pesquisa (RAO; MATHUVA, 2000; HEINRICHS et al., 2005; NUNES et al., 2006). Contudo, a aplicação prática deste sistema tal qual será apresentada neste documento torna o trabalho inovador junto aos produtores rurais.                  

Com as novas técnicas o consórcio de culturas, é praticada na meio agrícola, o estabelecimento de mais de uma espécie em uma mesma área. É necessário ter conhecimentos, para que nem uma das duas plantas, uma prejudique a outra.

A sucessão de culturas agrícolas com o milho apresenta diversas vantagens, tais como: exploração diferenciada do solo pelo sistema radicular; aporte de matéria orgânica e reciclagem de nutrientes acumulados de maneira específica para cada cultura; condições ideais para insetos polinizadores e inimigos naturais de pragas; alternância da exploração de nutrientes e água do solo; redução dos níveis de compactação do solo e oferta diferenciada de produtos para o mercado (Wutkeet al., 2003).  

“ Com o Consorcio de Milho com Leguminosas,  nutriente que mais limita o desenvolvimento, a produtividade e a biomassa da maioria das culturas. É também o nutriente absorvido em maiores quantidades pela maioria das culturas, especialmente as gramíneas, entre as quais, as pastagens. Assim, a deficiência de nutriente nas culturas é a mais frequente. Além disso, em condições adversas, principalmente aquelas relacionadas ao baixo teor de matéria orgânica, umidade e textura do solo, época e modo de aplicação do fertilizante, podem ocorrer perdas desse nutriente por volatilização, lixiviação e desnitrificação.(Oliveira et al.,2006)”

3- MATERIAL E MÉTODOS

3.1. Local

O experimento foi realizado no ano de 2016 na  Fazenda Boa Esperança localizada a 20 km da cidade de Vazante em latitude 17° 59’ 13’’S e longitude 46° 54’ 28’’ W de clima tropical localizada no noroeste de Minas Gerais, onde a temperatura media anual e de 29,1 °C e a media mínima anual de 17,3 °C com media pluviométrica de 1.438,7 mm. O solo onde foi realizado o consórcio é considerado argiloso que apresentava as seguintes propriedades: ph (Ca C12)= 5,8; MO (dag.Kg-1)= 3,4; P (dag.Kg-1)= 2,4; K (cmol.dm-3)= 0,096; Mg = 1; Ca = 1,7; H+AL = 4,4; Al = 0,05; CTC = 7,196 V% = 38,8.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (190.2 Kb)   docx (356.9 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com