TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Orçamentos de Obras

Por:   •  7/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Rodrigo Monteiro Spinelli

2020305531

A indústria da construção civil vem apresentando alterações significantes em seus métodos construtivos. Há um avanço na concorrência, sendo necessário cada vez mais especialização da mão-de-obra e um excelente gerenciamento, acrescendo, assim, a importância do planejamento e das novas tecnologias para a execução dos serviços com mais qualidade e produtividade. (RADETZKI & STEFFEN apud SILVA, 2018). É comum observar a não utilização de métodos normatizados de execução nas obras de construção civil, em especial em obras públicas.

Segundo Lafetá (2013), nem com a elaboração de um bom planejamento, é capaz de garantir a qualidade, produtividade e a entrega de uma obra dentro do prazo, além das dificuldades de conseguir exercer os processos burocráticos determinados pelos editais e termos de referência mal elaborados, as especificações técnicas defasadas e a legislação trabalhista.

As distorções entre o planejamento e a execução são diversas. Em boa parte dessas obras, o problema só é apontado quando o orçamento proposto (vencedor) começa a ser consumido em desacordo com os projetos apresentados, fazendo com que as etapas da obra não avancem. Comprometendo a equação econômico-financeira incialmente contratada.

Neste caso, com a aplicação de um checklist, a tendência é que os problemas (não previstos ou ignorados) e os erros na execução da obra posam ser amenizados ou mesmo evitados.

Com isto, havendo um checklist de obra que contenha requisitos práticos, que resuma, em poucas palavras, aquilo que o responsável-técnico estimou/estipulou, seguindo as normas e que esteja de acordo com a atual tecnologia construtiva, é que o planejamento apresente a mínima distorção e o controle da obra seja efetivo.

Com isto, entendemos que o checklist é uma ferramenta necessária para que determinar “as diferenças a ser encontradas na comparação das atividades realizadas com as previstas no planejamento e indicando a maneira de como prosseguir após essa análise” (FILHO; ANDRADE, 2010, apud PIRES, adaptado).

CHEKLIST

  • Duração das Atividades – Irá indicar o tempo em que a tarefa foi executada. Se estiver e desconformidade junto ao planejamento, os procedimentos deverão ser investigados, analisados e se for necessário, as medidas reparadoras deverão entrar em cena.

  • Custos das tarefas – A Distorção monetária irá indicar o desperdício de mão de obra e a má utilização dos recursos empregados.

  • Custo dos recursos – A Distorção fiscal irá indicar o consumo no orçamento do contrato, irá indicar a necessidade de paralização e possível cisão com a equipe trabalho.

CHEKLIST - ESTRUTURA ANÁLITICA DE PROJETO

SERVIÇOS INICIAIS

CONFORMIDADE

OBSERVAÇÂO

Duração das atividades;

 

 

Custo das tarefas;

 

 

Custo dos recursos;

 

 

INFRA ESTRUTURA

 

 

Duração das atividades;

 

 

Custo das tarefas;

 

 

Custo dos recursos;

 

 

SUPERESTRUTURA

 

 

Duração das atividades;

 

 

Custo das tarefas;

 

 

Custo dos recursos;

 

 

COBERTURA

 

 

Duração das Atividades;

 

 

Custo das tarefas;

 

 

Custo dos recursos;

 

 

INSTALAÇÕES

 

 

Duração das atividades;

 

 

Custo das tarefas;

 

 

Custo dos recursos;

 

 

ACABAMENTO

 

 

Duração das atividades;

 

 

Custo das tarefas;

 

 

Custo dos recursos;

 

 

SERVIÇOS FINAIS

 

 

Duração das atividades;

 

 

Custo das tarefas;

 

 

Custo dos recursos;

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com