TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC sobre Custos

Por:   •  30/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

                 Juliana Izildinha de Lima

 GESTÃO DE UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO COM A IMPLANTAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Ribeirão Preto

2016


Juliana Izildinha de Lima[pic 2]

[pic 3]

GESTÃO DE UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO COM A IMPLANTAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto SP.

Orientador: Juliana Gordiano da Cruz


Ribeirão Preto

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

        1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS        4

        1.2 TEMA        6

        1.3 PROBLEMA        6

2.        OBJETIVOS        6

3.        JUSTIFICATIVA        7

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5.        METODOLOGIA        9

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        2

7.        REFERÊNCIAS        3

        

1 INTRODUÇÃO

Iremos explanar sobre: o tema, o problema, os objetivos gerais e específicos no qual pretendemos alcançar, a justificativa da escolha do assunto e a metodologia utilizada no desenvolvimento do assunto abordado.

.

1.1 Considerações iniciais

A Contabilidade de Custos descendente da Contabilidade Financeira que hoje faz parte da Contabilidade Gerencial, surgiu no setor industrial com a necessidade de avaliação dos estoques. “Durante muito tempo a Contabilidade de Custos se limitou em demonstrar as suas habilidades em assessorar os usuários nas tomadas de decisões nos processos gerenciais. “ (SANTOS, SCHMIDT E PINHEIRO, 2006).

 “Hoje as mais importantes tarefas da Contabilidade de Custos, contemplam o controle e decisão. ” (MARTINS, 2006).

A Contabilidade de Custos é muito utilizada no ambiente empresarial, sendo uma das mais importantes bases para obtenção de lucro. Proporcionando ao usuário a oportunidade de analisar o produto, bem ou serviço e os valores a ele agregados, já que os custos de um produto ou serviço, influencia diretamente no preço de venda e, por consequência, no resultado da empresa.

Foi reconhecida a muito tempo a importância das informações contábeis precisas e corretas, incluindo os dados sobre os custos específicos, só assim uma empresa poderá ser bem-sucedida em suas atividades.

Assim, verificamos o surgimento de uma Contabilidade de Custos moderna apoiada em ferramentas importantíssimas para o desenvolvimento das empresas, que objetiva o fornecimento de informações reais, para o processo decisório. Para OLIVEIRA, et al. (2008) “Uma das funções da Contabilidade de Custos, é fornecer opções e dados extremamente confiáveis para que os gestores possam tomar escolhas de uma melhor estratégia, para tomada de decisão. ”

Para fazer frente ao mercado globalizado e competitivo, essas informações precisam ser mais precisas e assertivas do que nunca e também muito mais críticas. A concorrência aumenta cada dia mais e a exigência do público consumidor com a qualidade, o serviço e o preço ofertado tem que se destacar, sendo muito mais atrativo que a concorrência.

A alta competitividade do mercado exige que as empresas se adaptem as mudanças com bastante rapidez e eficiência, para tanto é necessário que elas sejam organizadas, fornecendo informações precisas e de qualidade facilitando a utilização das ferramentas citadas, colocando a empresa num patamar diferenciado, garantindo assim uma vantagem competitiva.

Como resultado dessas pressões, as empresas estão dando mais enfoque ao controle de custos em uma tentativa de manter seus produtos e serviços muito mais competitivos, pois como percebemos nesse momento de crise econômica que só resistirá a essa concorrência, aquele que inovar e apresentar um produto de qualidade, com preço competitivo para isso temos que ter uma ótima base de custos, para tomar nossas decisões visando  sempre um lucro e também manutenção do estabelecimento ou negócio; aquele que souber quanto custa produzir ou atender, como aplicar seus recursos, controlar a formação do preço de venda e analisar os resultados obtidos, com certeza se destacará.

Como mencionamos as mudanças ocorrem em alta velocidade, e a competitividade tem sido palavra chave para a sobrevivência das empresas no mercado. Com a competitividade o público busca atendimento a demanda imediata, qualidade nos produtos, serviços e no atendimento ao cliente, criatividade e inovação. Uma empresa diferencia-se da concorrência se puder oferecer algum diferencial e até mesmo vantagem para o seu público, em qualquer ramo que atue, seja no industrial, comercial ou como prestadora de serviços.

Neste contexto, serão abordadas a Contabilidade de Custos e algumas de suas principais ferramentas objetivando identificar e apontar o auxílio e vantagens por ela trazidos para as empresas e consequentemente para a gestão empresarial.

 A Contabilidade de Custos que, ao longo do tempo deixou de ter a mera função de avaliar os estoques, assumiu outras atribuições de caráter administrativo, resultam em parâmetros mais consistentes para a medida do desempenho administrativo. Atuando atualmente no âmbito gerencial ocorreu também em outros campos que não só o industrial. No caso do setor de serviços, onde o uso era quase irrelevante pelo fato de possuir pouco ou nenhum estoque, passou-se a explorar muito mais o seu potencial para o controle e tomada de decisão. Pedindo assim um desenvolvimento de sistemas de custos voltados as empresas prestadoras de serviços, claro que, consideradas as suas particularidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com