TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Técnicas de planejamento aplicadas a construção civil

Por:   •  18/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.092 Palavras (17 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 17

1. INTRODUÇÃO

A crise financeira que alterou o ciclo de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deixou o país em um grande período de recessão que afetou diretamente o setor da construção civil, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). De 2014 a 2017 o PIB brasileiro em relação à construção civil tem apresentado taxas de crescimento negativas e nesse mesmo período o número de trabalhadores da construção civil no Brasil recuou cerca de 30%, de acordo com o SindusCon-SP e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Mesmo com índices negativos o setor da construção é responsável por uma grande fatia do PIB nacional. Essa queda acentuada nos índices de Construção Civil nos últimos anos força as empresas a adotarem técnicas construtivas eficazes e com um maior controle financeiro dos custos dos empreendimentos.

Um dos grandes entraves para obter eficiência na produção é um déficit tecnológico em comparação a outros setores da indústria. Apesar de esse déficit ter diminuído nos últimos anos ele ainda é considerado um fator preponderante para a ineficiência nos processos construtivos de um empreendimento. Alguns aspectos são responsáveis por tal atraso, como a falta de mão de obra qualificada, prazos inviáveis, os altos índices de erros na composição do orçamento, imprecisão no levantamento de materiais e uma dificuldade em alterar a mentalidade tradicional nos métodos de execução dos serviços.

Logo a empresa que possuir um processo de planejamento e controle de produção bem estruturados, uma mão de obra qualifica, a utilização de inovações tecnológicas para a realização dos serviços de produção, conseguem um maior ganho produtivo. Esse ganho se reflete na qualidade do produto e na data de entrega do empreendimento que ocorrerá no prazo previsto.

A Construção Civil possui um caráter de construir produtos únicos e quase nunca em grande escala. Com isso nem sempre é possível criar um padrão de produção bem definido que possa ser utilizado em todas as obras. Logo cada empreendimento terá seu próprio planejamento para a sua implantação.

O planejamento de obra tem sido negligenciado e que grande parte das decisões é tomada durante o surgimento dos problemas no decorrer da execução. Essa negligencia causa grandes transtornos no canteiro de obra e no processo construtivo, como a falta de material para realização de atividade, atrasos no cronograma de entrega do empreendimento e aumento de custo, com isso faz-se necessário entender e elabora técnicas de planejamento que permitam uma maior eficiência construtiva em um determinado espaço de tempo, garantindo as empresas o controle do prazo de execução das atividades, dos custos e da qualidade na entrega do empreendimento.

O principal problema relacionado ao tema foi, quais as técnicas de planejamento são utilizadas no setor da Construção? De modo que o objetivo geral foi apresentar técnicas de planejamento voltado para a seguimento da Construção Civil, já os objetivos específicos são apresentar métodos de elaboração de planejamento e controle de obra; Identificar quais processos construtivos estão relacionados no momento de elaboração do planejamento; Identificação dos principais fatores que prejudicam o processo de elaboração de um planejamento.

2. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

O preparo e a execução de uma obra demanda muita atenção de seus profissionais, em todas as fazes do projeto, principalmente as aplicadas ao planejamento e ao controle da mesma. A estimativa, a organização da obra, os instrumentos de planejamento e o controle de custos.

2.1. Planejamento

O planejamento pode ser interpretado como uma expectativa ou perspectiva que seja almejada, visando formas eficazes e concretas de ser alcançada. Limmer (1996) afirma que planejamento é o conjunto de realizações físicas, que compreende desde a concepção de uma ideia até a sua concretização.

De acordo com Bernardes (2001) o planejamento está intricadamente relacionado com a tomada de decisões, “pois é através do processo decisório que as metas estabelecidas nos planos podem ser cumpridas”. O planejamento deve ser utilizado de forma a propiciar um ganho de produtividade, uma melhor logística na compra de material, um controle de fluxo de caixa garantido a entrega de um produto de qualidade, com um menor custo e um prazo razoável de entrega. De maneira geral, o planejamento deve ser implantado antes e durante todo o processo construtivo do empreendimento.

O planejamento de obras da construção civil permite que se defina uma diretriz para o empreendimento, que se defina a organização para executar a obra, que se tome decisões, aloque recursos, integre e coordene esforços de todos os envolvidos, assegure boa comunicação entre os participantes da obra, suscite a conscientização dos envolvidos para prazos, qualidade de custo, caracterize a autoridade do gerente e por fim, estabeleça um referencial para controle (LIMMER 1996).

Em geral o planejamento é dividido em planejamento estratégico, tático ou operacional, no qual o planejamento estratégico, também conhecido como de longo prazo tem como norte todo o período em que a obra será realizada, possui um maior número de indeterminações associadas, devido ao grande período de tempo entre a elaboração do planejamento e a finalização do empreendimento. Esse planejamento tem como meta estabelecer as datas como: data de entrega, conclusão e tarefas críticas (SILVA, 2006).

O planejamento tático ou de médio prazo tem um período de tempo de menor, que geralmente dura quatro semanas, tem como finalidade ligar o planejamento estratégico ou operacional. Já o planejamento operacional tem um prazo de trabalho bem reduzido, possuindo até duas semanas de duração, nele o nível de detalhamento é considerado alto (SILVA, 2006).

De acordo com Mattos (2010) a principal vantagem do planejamento de um empreendimento é que não é um trabalho de grande complexibilidade a alto custo, permitindo então que o gerente tenha um elevado conhecimento do empreendimento.

Os principais benefícios do planejamento aos construtores são o pleno conhecimento da obra, possibilita ao engenheiro ter informações sobre produtividade, duração das tarefas e a sequência de execução, possibilita a identificação de postos críticos, permitindo que seja tomada decisões preventivas e correlativas de maneira rápida e eficiente, permite também a compra de materiais com antecedência e organizar a data de entrega, mobilização e desmobilização de maquinas e equipamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com