TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA ASSISTIVA

Casos: TECNOLOGIA ASSISTIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 4

A importância das classificações no âmbito da tecnologia assistiva se dá pela promoção da organização desta área de conhecimento e servirá ao estudo, pesquisa, desenvolvimento, promoção de políticas públicas, organização de serviços, catalogação e formação de banco de dados para identificação dos recursos mais apropriados ao atendimento de uma necessidade funcional do usuário final.

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.

De onde vem o nome Tecnologia Assitiva?

O termo assistive technology, e encontra com muita frequência em artigos sobre equipamentos de ajuda para deficientes, o termo significa tecnologia de suporte para os portadores de deficiência, a palavra Assistive não existe no dicionário de língua portuguesa, trata-se de uma palavra que surgiu recentemente o que é comum, surgir novos termos para novas situações. Como traduzir a palavra para o português segundo fontes:

“Assistiva (que significa alguma coisa "que assiste, ajuda, auxilia") segue a mesma formação das palavras com o sufixo "tiva", já incorporadas ao léxico português. Apresento algumas dessas palavras e seus respectivos vocábulos na língua inglesa (onde eles também já estão incorporados). Foram escolhidas palavras que se iniciam com a letra a, só para servirem como exemplos.

associativa - associative adotiva - adoptive

adutiva - adductive afetiva - affective

acusativa - accusative adjetiva - adjective

aquisitiva - aquisitive agregativa - aggregative

ativa - active assertiva - assertive

adaptativa - adaptive aplicativa - applicative

Nestes tempos em que o movimento de vida independente vem crescendo rapidamente em todas as partes do mundo, o tema tecnologia assistiva insere-se obrigatoriamente nas conversas, nos debates e na literatura. Urge, portanto, que haja uma certa uniformidade na terminologia adotada, por exemplo com referência à confecção/fabricação de ajudas técnicas e à prestação de serviços de intervenção tecnológica junto a pessoas com deficiência.”

Logo temos o uso do termo em nossa língua porem ainda é pouca conhecida em profissionais da área, e creio que completamente desconhecida para leigos sobre o assunto.

Tecnologia Assistiva

A adaptação e a acessibilidade é algo que está presente no dia a dia de uma pessoa com deficiência. Produtos, serviços e etc... adaptados com a proposta de inclusão ou uma qualidade de vida maior para as pessoas com deficiência é usado o novo termo Tecnologia Assistiva.

"Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) - Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da República)

A dificuldade da tecnologia Assistiva e capacitação de profissionais disposta a atuar na área, sendo que mesmo que aconteça essa adaptação de produtos e serviços muitos profissionais preferem atuar com pessoas de forma homogênea.

Categorias de Tecnologias Assistiva

Existe a aplicação da tecnologia Assistiva em vários meios de comunicação, produtos de uso diários entre outros, ou seja qualquer adaptação para inclusão.

1

Auxílios para a vida diária

Materiais e produtos para auxílio em tarefas rotineiras tais como comer, cozinhar, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais, manutenção da casa etc.

2

CAA (CSA)

Comunicação aumentativa (suplementar) e alternativa

Recursos, eletrônicos ou não, que permitem a comunicação expressiva e receptiva das pessoas sem a fala ou com limitações da mesma. São muito utilizadas as pranchas de comunicação com os símbolos PCS ou Bliss além de vocalizadores e softwares dedicados para este fim.

3

Recursos de acessibilidade ao computador

Equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), auxílios alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficiência a usarem o computador.

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com