TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVA ESPECIAIS

Dissertações: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVA ESPECIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.620 Palavras (11 Páginas)  •  1.116 Visualizações

Página 1 de 11

O objetivo do presente artigo é discutir as contribuições das tecnologias assistivas na educação de pessoas com deficiência a fim de estimular a aprendizagem, como por exemplo, o deficiente auditivo, visual e mental. Tecnologias assistivas podem ser conceituadas como um conjunto de materiais utilizados para ampliar as habilidades funcionais de pessoas com necessidades especiais. Estes recursos foram inseridos na educação de pessoas com deficiência de maneira mais intensa no ano de 2006 e em grande parte das escolas, são organizadas em Salas de Recursos onde são trabalhadas pelo professor responsável por esta sala. Conhecer estas ferramentas e suas contribuições na aprendizagem de alunos com deficiência é o principal propósito deste artigo. Trata-se de uma revisão da literatura no qual buscou-se em textos, livros, artigos, revistas e demais materiais disponíveis, o subsidio teórico para a construção desta pesquisa. Dentre os autores pesquisados estão: Galvão Filho e Damasceno (2002), Saroretto e Berch (2010), Freire (2000) entre outros.

Palavras-chave: Deficiência. Tecnologias Assistivas. Metodologias. Necessidades educativas

Introdução

Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Diante da inserção cada vez maior de alunos com deficiência na rede regular de ensino, quais as contribuições das tecnologias assistivas na estimulação da aprendizagem e na ampliação do conhecimento destes alunos?

A hipótese levantada é a de que as tecnologias assistivas têm como função enriquecer as aulas, pois, conta com um conjunto de recursos e metodologias cujo objetivo é facilitar a aprendizagem para alunos que possuem alguma limitação física e/ou mental desde as mais moderadas até as mais graves como a paralisia cerebral.

Desta forma, o estudo se justifica pela necessidade de se melhorar a cada dia a educação inclusiva, adotando para isso, práticas inovadoras que sejam capazes de melhorar a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais e garantir-lhes o direito de participar de forma ativa e equitativa da sociedade.

Desenvolvimento

Tecnologias assistivas

De acordo com Berch (2008) tecnologias assistivas TA é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover vida independente e inclusão.

O Comitê de Ajudas Técnicas - CAT2, criado por meio da Portaria n° 142, de 16 de novembro de 2006 assim define este termo:

Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Conforme se pode notar, as tecnologias assistivas não se referem a uma ferramenta tecnológica de maneira isolada. Pelo contrário, envolve um aparato de metodologias e estratégias que visam facilitar a aprendizagem para alunos com deficiência, visando facilitar sua participação junto aos demais no processo educacional “A TA deve ser entendida como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência” (BERCH, 2008 p. 2).

Complementando a afirmação dos autores supracitados, Levy3 (2007) cita que o objetivo da tecnologia assistiva é:

Proporcionar à pessoa portadora de deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da comunicação, mobilidade, controle do seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, competição, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.... Podem variar de um par de óculos ou uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado.

De acordo com o exposto pelo autor, as tecnologias assistivas têm como objetivo proporcionar a pessoa com deficiência, sua autonomia, melhorar sua comunicação e mobilidade, tornando-se ainda mais interativo com os demais.

Para que se tenha uma compreensão maior do que vem a ser as tecnologias assistivas, Sartoretto e Berch (2010) organizaram um quadro para ilustrar suas diferentes finalidades (Quadro 1)

1

Auxílios para a vida diária Materiais e produtos para auxílio em tarefas rotineiras tais como comer, cozinhar, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais, manutenção da casa etc.

2

CAA (CSA)

Comunicação aumentativa (suplementar) e alternativa Recursos, eletrônicos ou não, que permitem a comunicação expressiva e receptiva das pessoas sem a fala ou com limitações da mesma. São muito utilizadas as pranchas de comunicação com os símbolos PCS ou Bliss além de vocalizadores e softwares dedicados para este fim.

3

Recursos de acessibilidade ao computador

Equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), auxílios alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficiência a usarem o computador.

4

Sistemas de controle

de ambiente

Sistemas eletrônicos que permitem as pessoas com limitações moto-locomotoras, controlar remotamente aparelhos eletro-eletrônicos, sistemas de segurança, entre outros, localizados em seu quarto, sala, escritório, casa e arredores.

5

Projetos arquitetônicos para acessibilidade

Adaptações estruturais e reformas na casa e/ou ambiente de trabalho, através de rampas, elevadores, adaptações em banheiros entre outras, que retiram ou reduzem as barreiras físicas, facilitando a locomoção da pessoa com deficiência.

6

Órteses e

próteses

Troca ou ajuste de partes do corpo, faltantes ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com