TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Assistiva

Casos: Tecnologia Assistiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2014  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 7

O jogo e o brincar fazem parte do ser humano. Em toda e qualquer idade são fundamentais para o desenvolvimento, pois estimula construção de conhecimento através de aprendizagem significativa. Eles permitem ao aluno criar e construir sua forma de aprender, desenvolvendo a capacidade de observação, comparação e atenção. Além destes aspectos o jogo permite a elaboração de estruturas como classificação, ordenação, estruturação, resolução de problemas e estratégias de leitura e escrita.

Nessa concepção, o computador, “ensina” ao aluno como ocorre nos métodos tradicionais de ensino (SCHLÜNZEN, 2000). Para tanto, Almeida (ano apud MENEZES, 2006, p. 59) enfatiza que devemos no processo de ensino e aprendizagem possibilitar ao aluno:

 Aprender a aprender;

 Ter autonomia para selecionar as informações pertinentes à sua ação;

 Refletir sobre uma situação-problema e escolher a alternativa adequada de atuação pra resolvê-la;

 Refletir sobre os resultados obtidos e depurar seus procedimentos, reformulando suas ações;

 Buscar compreender os conceitos envolvidos ou levantar e testar hipóteses.

Nesses moldes a tecnologia assistiva se configura como um recurso atrativo, que pode ser utilizado em diferentes situações de escrita, de desenho, de pesquisas e lúdico. Através deste, o aluno entra em contato com o mundo visual, descobrindo inúmeras possibilidades para conhecimentos, fazendo buscas em sites, trocando informações e ampliando suas redes de amizades através das trocas de e-mail.

Na educação das pessoas com deficiência mental , podemos observar durante a pratica do ensino dos alunos das redes convencionais de ensino de outras instituições especializadas que matemática é dada na maioria das vezes de uma forma mecânica, bem diferente do cotidiano dos alunos, em outros casos resume-se em fazer continhas ou copiar os números, e desta forma dificulta muito o seu aprendizado. D’Ambrósio, (1993) critica muito bem esta forma de ensinar, vejamos:

Essa prática, por ser empírica, obsoleta, desinteressante é inútil, não oportuniza ao aluno o conhecimento vivo, integrado nos valores e expectativas da sociedade.

Devido essa prática não apresentar os resultados desejados, nos últimos anos as estratégias de aprendizagem tem aumentado e adquirido uma importância cada vez maior nas práticas educacionais, deixando de lado os modelos mais antigos e com poucos resultados positivos. Vigotsk em sua obra, Fundamento de Ladefectologia, reforça a opinião de uma mudança:

O mais importante é o caráter criativo do desenvolvimento da criança mentalmente atrasada ; avelha pedagogia supõe que as causas exteriores influenciam automaticamente no caráter do desenvolvimento da criança mentalmente atrasada .O uso de uma palavra “criativa” aos avanços que essa conseguia era equivocada. Porém olhando os fatos, dominaras quatro operações da aritmética é para um deficiente mental um processo mais criativo ..., uma tarefa que demanda a superação de obstáculo.(Vigostsk , 1997,p142), AS coagidas volume V fundamento deladefectologia.

No esclarecimento de ideias de Vigostsk 515,ele deixa claro a ideia que um caráter criativo de uma criança com desenvolvimento apático pode desenvolver na aquisição conhecimentos matemáticos, podemos então afirmar que deficiência intelectual e criatividade é um caminho possível. Diante disso, consideramos relevante em nosso estudo refletir com maior especificidades acerca das atividades lúdicas multimídias interativas e mostra que através desse processo de formação, a criança ludicamente em pequenas doses de conhecimentos pode abstrair conhecimentos na construção do seu aprendizado.

Piaget comenta em seu livro, sobre a utilização do ludismo no desenvolvimento da criança:

O desenvolvimento da criança precisa passar pela prática lúdica e seu processo de aprendizagem deve ser harmonioso, pois tal atividade propicia a expressão do imaginário, a aquisição de regras a apropriação do conhecimento ..., o brincar, no texto educativo deve ser rico em seu universo pedagógico se os métodos de educação formal não atingem toda a população, por que não investir nesses novo caminhos.

O autor analisa o desenvolvimento dos jogos, de uma forma espontânea, conforme vai aumentando as dificuldades dos jogos, aumenta o desenvolvimento do aluno por intermédio de um processo denominado de assimilação, e a aprendizagem é compreendida como uma conduta livre, espontânea, que a criança expressa por sua vontade e pelo prazer que lhe da.

O ensino de matemática para os alunos com necessidades educacionais especiais mentais deve ser realizado com materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com