TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA TRATAMENTOS DE EFLUENTES DOMÉSTICOS EM COMUNIDADES RURAIS

Por:   •  31/7/2017  •  Monografia  •  3.311 Palavras (14 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UM ESTUDO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA TRATAMENTOS DE EFLUENTES DOMÉSTICOS EM COMUNIDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CARMO DO RIO CLARO/MG

Claudiceia Aparecida Martins Ruela (1); Daniela Batista dos Santos (2); Giselle Eliane de Souza (3); Maria Aparecida de Souza Paula (4); Patrícia de Fátima Alves Dias; (5) Maria Eldina da Silva (6).

 (1) estudante; IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho; thaynara-123giovan@hotmail.com, (2) estudante; IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho; daniela.dn07@gmail.com; (3) estudante; IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho; gisellesouza0280@yahoo.com.br; (4) estudante; IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho; cidagremio@outlook.com; (5) estudante; IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho; patriciafadgabriel@gmail.com; (6) professora; IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho; edinasilvamuz@gmail.com.

Eixo temático: Saúde e Meio Ambiente – Tema: Tratamentos de esgotos nas comunidades rurais.

RESUMO

O processo de saneamento básico nas comunidades rurais tem grande relevância junto à saúde e por isso o governo tem enxergado uma forte necessidade de implantação de mecanismos que reduzam o impacto ambiental em determinados lugares. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo verificar o uso de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes domésticos em comunidades rurais que contribuirão para manter os padrões de qualidade dos corpos receptores e mananciais de abastecimento, preservando o ecossistema aquático, os inúmeros usos da água e mantendo as condições mínimas para saúde da população rural. Assim, foram observadas as comunidades rurais de Vilelândia, Itapiche e Ferreiras da cidade de Carmo do Rio Claro - MG para analisar se fazem uso ou não dessas tecnologias alternativas e ainda orientá-las para manter em bom andamento aquelas que já possuem. Por meio da pesquisa foi possível compreender que boa parte das comunidades rurais estudadas utilizam tecnologias alternativas, sendo possível orientá-los sobre a importância dos tratamentos de efluentes domésticos de maneira adequada evitando, assim, doenças corriqueiras e preservando o meio ambiente sem prejudicá-lo.

Palavra – Chave: Saneamento. Recursos Hídricos. Esgoto doméstico. Tratamento de Esgoto.

ABSTRACT

The basic sanitation process in rural communities has great relevance in the health of a community and that's the motive why the government has seen a strong need to implement mechanisms that reduce the environmental impact in certain places, because in Brazil there is a absence of sanitation, that has a high impact in the country's health. In this sense, the present study aims to find alternative and low cost technologies for the treatment of domestic effluents that will contribute to maintain the quality standards of the receiving bodies and water supply sources, preserving the aquatic ecosystem, the numerous uses of water and Maintaining the Minimum health conditions for the rural population of Carmo do Rio Claro - MG. And And to achieve this objective, a case study was performed  with the rural communities of Carmo city of Rio Claro - MG: Vilelandia, Itapiche and Ferreiras. To analyze which of the alternitive technologies best fit the communities interest, and help to maintain those technologies they already have. Through the research it was possible to describe and recommend better proposals of alternative technologies for treatment of domestic effluents in the rural communities of the city of Carmo do Rio Claro - MG.

Key - words: Sanitation. Water resources. Domestic sewage. Sewage treatment.

Introdução

        Um dos maiores problemas ambientais enfrentados no Brasil é a falta de tratamento dos esgotos domésticos. Tal fato pode ser confirmado com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde 39% da população não possuem rede coletora de esgoto, nem ao menos fossa séptica. Sabe-se, segundo Brasil (2006), que é de grande importância que os dejetos tenham seus destinos adequados, já que isso tenta evitar a poluição da água e do solo, além do contato de vetores com as fezes. Além disso, proporciona hábitos de higiene na população, promovendo conforto e atendendo ao senso estético. Conseqüentemente há um aumento na qualidade de vida, controle da poluição e preservação de fauna e flora, bem como a redução da incidência de doenças e de custos do tratamento de água para abastecimento. Buscando a qualidade exposta acima, além da busca por alternativas econômicas e tecnologicamente mais precisas e adequadas, cada vez mais comunidades rurais que geralmente não possuem muitas alternativas vem se intensificando na busca de conhecimento sobre a questão. E é exatamente isso que a pesquisa se propôs a investigar. Por meio de questionário aplicado e entrevistas às comunidades rurais, estudou-se sobre o uso de tecnologias alternativas para tratamento de efluentes domésticos em comunidades rurais no município de Carmo do Rio Claro/MG. Assim, de posse de seus resultados, a presente pesquisa além de esclarecer o problema dos efluentes no município, poderá também colaborar para que outras zonas rurais que pretendam implantar o uso de tecnologia alternativa para efluentes domésticos se preparem de forma consciente, já que poderão obter muitos benefícios através da utilização correta de seus recursos naturais.

Material e Métodos

A pesquisa teve como coleta de dados a aplicação de questionário semiestruturado aplicados nos meses de outubro e novembro nos distritos de Vilelândia, 15 propriedades rurais, Itapiche, com 09, e Ferreira, com 03 propriedades totalizando 27 comunidades pesquisadas. Quanto aos fins, é classificada como descritiva e exploratória, pois foi realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado e relata sobre a importância de utilizar tecnologias alternativas para um melhor desenvolvimento no tratamento de efluentes em propriedades. Quanto aos meios a pesquisa classifica-se como de campo, pois foi realizada nas comunidades rurais situadas no município de Carmo do Rio Claro, Minas Gerais, cuja principal atividade consiste na agricultura familiar.Os questionários foram elaborados com questões abertas e fechadas (ANEXO I), além da utilização de fotos dos locais estudados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (859.1 Kb)   docx (947.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com