TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica do Artigo Científico “Uso de plantas medicinais em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí, Nordeste do Brasil”

Por:   •  20/3/2020  •  Resenha  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 4

Centro de Educação Tecnológica de Terezina- CET

Faculdade de Tecnologia de Terezina- CET

Curso de Farmácia

Resenha Critica do Artigo Científico “Uso de plantas medicinais em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí, Nordeste do Brasil”

Teresina-PI

2020

Lucélia Ribeiro da Silva Neves

Resenha Critica do Artigo Científico “Uso de plantas medicinais em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí, Nordeste do Brasil”

Resenha Critica do Artigo Cientifico “Uso de plantas medicinais em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí, Nordeste do Brasil” para fins de avaliação da disciplina Metodologia Cientifica do Curso de Enfermagem/Farmácia da Faculdade de Tecnologia de Teresina-CET

Teresina-PI

2020

Uso de plantas medicinais em comunidades rurais da Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí, Nordeste do Brasil

José Rodrigues de Almeida Neto é brasileiro, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí(UFPI) e Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e meio Ambiente, rede PPRODE MA/UFPI;Tropico Ecótonal do Nordeste (TROPEN).

Este estudo teve como objetivo pesquisar diferentes plantas medicinais utilizada pela comunidade comunidades rurais de Serra do Passa-Tempo, estado do Piauí. Foi identificado 74 espécies de plantas através de literatura especializada, especialista e comparação com a coleção do Kabário Graziela Barroso da UFPI. As plantas medicinais são usadas de forma tradicional entre diversas comunidades, além disso contribuem para a saúde da população, tornando-se uma prática alternativa no tratamento de doenças.Sendo para muitos a alternativa mais acessível ao tratamento de doenças que a comunidade tem acesso e com o custos inferiores à medicamentos sintéticos.

Destaca a importância de transmissão de conhecimento entre as gerações, pois essa é uma forma das comunidades não perder suas raízes e preservar o conhecimento adquiro ao logo do tempo.

 A coleta de dados foi feita através de entrevista com maiores de 18 anos, foi utilizado formulários, gravador, diário de campo e o auxilio de interprete local para entrevista com os moradores surdos mudos.

O artigo apresenta os nomes científicos, nomes populares, suas indicações de uso e parte da planta que pode ser utilizada. Na comunidade destaca-se a espécie Chenopodium ambrosiaides, populamente conhecida como Mastruz. Seguida por Croton campestris,Plectranthus barbatus, Hymenaea courbaril e Vachellia farnesiana, Anacardium occidentale, Cochlospermum vitifolium ,Ximenia americana e Citrus aurantium.

Estudos feitos através de pesquisas e demonstrações gráficas, destacou a importância das plantas medicinais etnobotânicas das áreas de transição do Piauí como Franco e Barros, 74 espécies de plantas foram citadas e distribuídas em 40 famílias botânicas, obtve-se como mais representativa:Fabaceae(11spp); Euphorbiaceae (6spp) lamiaceae (5spp) e Anacardiaceae (4spa) ,sendo que  a família Fabaceae predomina-se como maior número de espécie nos estudos - Ribeiro et AL. (2014)  e mais utilizada e de grande potencial medicinal em decorrência do seu uso.

A espécie chenopodium ambrosiaides L.(mastruz) indicou valor Maximo de importância relativa conhecida como planta de toxicidade e poucos relatos de prejuízo em humanos. Planta bastante usada no nordeste brasileiro para tratamento de gripe, fraturas isto segundo Morais et al . (2005)

As plantas que são usadas nas comunidades estudadas para fins medicinais ocorrem em ate 06 domínios fitogeográfico-cerrado (40,54%) e caatinga (34,46%) e são os que mais se expressam, e essa distribuição da espécie colabora a concepção e transição para a área estudada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com