TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMELÉTRICAS TRANSMISSÃO DE ENERGIA

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.230 Palavras (13 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ANDRE CLEITON JASINSKI
ANDRE PAULO DA SILVA PENTEADO

CAROLINE SANTOS LIMA

DIONE RAFAEL OLIVEIRA DE LIMA

JOEL CLAUDIO SUTIL

TERMELÉTRICAS
TRANSMISSÃO DE ENERGIA

PONTA GROSSA - PR

2019


sumário

1        INTRODUÇÃO        2

2        TERMELÉTRICAS        2

2.1        PRINCIPAIS CARACTERISTICAS        3

2.2        PARAMETROS DE OPERAÇÃO        3

2.3        COMPONENTES        3

2.3.1        Caldeiras        4

2.3.2        Turbinas        4

2.3.2.1        Turbina a vapor        4

2.3.2.2        Turbina a Gás        5

2.3.3        Condensadores        5

2.3.4        Redutor        5

2.3.5        Gerador        5

2.4        ASPECTOS CONSTRUTIVOS        6

2.5        RELAÇÃO COM SIN        6

3        SISTEMA EUROPEU        7

3.1        TARIFA e contratação        7

3.1.1        Aspectos Gerais        8

3.1.2        Contratação e Preço        8

4        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

Quando falamos em energia pensamos em sua definição como a capacidade de realizar trabalho. Em um sentido mais amplo, podemos dizer que a energia está envolvida em tudo que nos cerca. Não haveria vida na Terra se não fosse a energia recebida do Sol, não só toda a cadeia alimentar seria quebrada, mas, a temperatura da Terra seria tão baixa que não permitiria a existência da vida, tal como a conhecemos. Como se sabe, a energia não pode ser criada nem destruída, mas transformada (REIS; SANTOS, 2014). Existem diversas formas de se gerar Energia Elétrica no mundo, a Figura 1 mostra a matriz elétrica do Brasil e do mundo.

[pic 1]

Figura 1 – Matriz elétrica mundial e Brasileira.

FONTE: (EPE, 2019).

A energia elétrica veio proporcionar grande melhora nas condições de vida da humanidade. A eletricidade é produzida através da transformação de recursos naturais renováveis, como a energia solar direta, a energia eólica e a hidráulica e de recursos não-renováveis como, por exemplo, os combustíveis fósseis (REZENDE, 2018).

No Brasil, devido ao enorme potencial hídrico, tem como matriz energética a energia hidráulica. Entretanto, as usinas Termelétricas são a principal fonte de energia mundial, apesar disso, dependendo de sua fonte de geração, elas podem se tornar poluentes, no caso da queima de combustíveis fósseis as usinas acabam despejando gases nocivos na atmosfera, portanto, se busca cada vez mais a introdução de fontes sustentáveis que causem o mínimo impacto ambiental, no caso das termelétricas uma solução é a queima de gás natural (REIS; SANTOS, 2014).

  1. TERMELÉTRICAS

A matriz elétrica mundial é a termoelétrica, que consiste basicamente na queima de combustível, podendo ele ser de origem fóssil como o petróleo, o carvão ou sustentável como o gás natural (FREIRE, 2010).

O processo fundamental de funcionamento das centrais termelétricas está baseado na conversão de energia térmica em energia mecânica e desta em energia elétrica (SOARES, 2009).

  1. PRINCIPAIS CARACTERISTICAS

Ainda que possam ser utilizados combustíveis diversos (carvão, petróleo e gás natural, entre outros), a produção de energia segue em todos os casos a seguinte sequência, independente de qual combustível está sendo usado:

1º - Queima do combustível utilizado para produzir vapor como uma caldeira era utilizado para aquecer a água.

2º - Produção de vapor que é direcionado para as turbinas, a força com que chegam à turbina faz rotacionar o eixo da turbina.

3º - A eletricidade é produzida a partir de um gerador ligado ao eixo da turbina, gerando eletricidade por causa da sua rotação.

4º - O gerador ligado a um transformador, que tem a função de transformar as características das correntes em valores desejados para distribuição com o mínimo de perda.

5º - Outras características são estar próxima dos grandes centros de consumo, e a condensação do vapor para forma liquida para reiniciar o processo, desperdiçando o menos possível de água (SOARES, 2009).

  1. PARAMETROS DE OPERAÇÃO

A busca incessante por um sistema de fornecimento de energia elétrica, e planejamento de ampliação, operação e desenvolvimento de experiência adquiridas, remetem a parâmetros de operação do sistema. Os possíveis cenários de operação do sistema buscam alternativa garanta o abastecimento do mercado por um tempo desejado pelo menor custo possível, prevendo um risco de não atendimento. Monitora-se os níveis dos reservatórios existentes e quando se chega a um nível pré-determinado como indesejado, se dá início a produção de energia por termoelétricas (SOARES, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (329.1 Kb)   docx (481.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com