TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMINOLOGIA DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS

Monografias: TERMINOLOGIA DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  1.356 Visualizações

Página 1 de 7

 Aparelho de Descarga: é colocado à montante para gerar a quantidade de água necessária e suficiente para produzir um funcionamento adequado que significa limpar a superfície da bacia, remover os dejetos líquidos e sólidos do poço e transportar esses dejetos a uma distância considerada adequada. O aparelho de descarga normalmente utilizado é uma caixa ou uma válvula de descarga. Existem modelos de bacias em que a caixa de descarga á fornecida junto pelo próprio fabricante, Os corpos das caixas de descarga convencionais podem ser fabricados em qualquer material, inclusive material cerâmico. No passado, eram fabricados de ferro fundido e de cimento-amianto, mas atualmente são largamente fabricados em material plástico, principalmente polietileno. As válvulas de descarga são geralmente fabricadas em latão ou bronze (ligas de cobre), mas já começa a surgir no mercado válvulas fabricadas em material plástico (PVC).

 Aparelho Sanitário: aparelho ligado à instalação predial e destinado ao uso de água para fins higiênicos ou a receber dejetos ou águas servidas.

 Barriletes de Ventilação (BV): tubulação horizontal com saída para a atmosfera em um ponto, destinada a receber dois ou mais tubos ventiladores.

 Bujão (B): é uma peça de inspeção adaptável à extremidade de tubulação ou conexão, ou a dispositivos sifonados.

 Caixa Coletora (CC): caixa onde se reúnem os efluentes líquidos, cuja disposição exija elevação mecânica.

 Caixa de Distribuição (CDt): é a caixa destinada a permitir a inspeção, limpeza e desobstrução das tubulações.

 Caixa de Inspeção (CI): é a caixa destinada a receber esgoto e distribuí-lo uniforme e proporcionalmente à vazão afluente, de modo a manter descargas efluentes próximas de grandezas preestabelecidas.

 Caixa Neutralizadora (CNe): é a caixa destinada a corrigir o pH dos esgotos por adição de agente químico.

 Caixa de Passagem (CPs): é a caixa dotada de grelha ou tampa cega destinada a receber água de lavagem de pisos e afluentes de tubulação secundária de uma mesma unidade autônoma.

 Caixa de Resfriamento: a caixa destinada a provocar o resfriamento dos esgotos a uma temperatura que não cause danos à rede pública e destinos finais.

 Caixa Retentora (CR): é o dispositivo projetado e instalado para separar e reter substâncias indesejáveis às redes de esgoto sanitário. Esta caixa pode separar areia e gordura apenas.

 Caixa Retentora de Areia ( CA): dispositivo destinado a evitar a obstrução dos encanamentos e promover a sedimentação (deposição) das partículas sólidas, como areia e terra, que são carreadas pelo esgoto e, por vezes, impedem o seu arraste para a rede coletora.

 Caixa Retentora de Gordura (CG): dispositivo destinado a promover a retenção de gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, que muitas vezes impedem seu escoamento para a rede coletora, evitando, assim, a obstrução da rede.

 Caixa retentora de Óleo (CO): dispositivo destinado a promover a retenção, de graxas e óleos contidos no esgoto, que muitas vezes impedem seu escoamento para a rede coletora, evitando, assim, a obstrução da rede.

 Caixa Sifonada (CS): caixa dotada de fecho hídrico, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto.

 Câmara Receptora: é a parte interior de um recipiente dotado de septo, que fica entre este e o orifício de saída.

 Câmara de Retenção da Caixa de Gordura: uma caixa de gordura é uma câmara que contém um ou mais anteparos que servem para reter a gordura sobrenadante e deixam passar por baixo somente a água.

 Câmara Vertedoura: é a parte interior de um recipiente dotado de septo, que fica entre este e orifício de entrada.

 Coletor Predial: trecho de tubulação compreendido entre a última inserção de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga e o coletor público ou sistema particular.

 Coletor Público: é destinado a receber e conduzir os efluentes dos coletores prediais.

 Coluna de Ventilação (CV): é composto por tubo ventilador vertical que se desenvolve através de um ou mais andares e cuja extremidade superior é fechada à atmosfera, ou ligada a tubo ventilador primário ou a barrilete de ventilação.

 Curva de Raio Longo: é uma conexão em forma curva cujo raio médio de curvatura é maior ou igual a duas vezes o diâmetro interno da peça.

 Desconector: é o dispositivo provido de fecho hídrico destinado a vedar a passagem dos líquidos.

 Despejo Industrial: é o despejo líquido proveniente de um estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico.

 Diâmetro Nominal (DN): serve para classificar dimensionalmente os elementos de tubulações e corresponde aproximadamente ao diâmetro interno da tubulação em centímetros.

 Esgoto: a agua usada para o banho, limpeza, louças ou descargs do vaso sanitários. Dependendo do uso, há distintas denominações. Os resíduos provenientes das residências formam os esgotos domésticos, os formados no processo de fabricas recebem o nome de esgotos industriais e as aguas das chuvas são denominadas pluviais e não podem ser lançados na rede de esgoto.

 Esgoto Sanitário: despejo proveniente do uso da água para fins higiênicos.

 Fecho Hídrico: camada líquida, de nível constante, que em um desconector veda a passagem dos gases.

 Fossa Séptica (FS): é a unidade de sedimentação e digestão, de fluxo vertical e funcionamento contínuo destinado ao tratamento secundário do esgoto sanitário.

 Instalação Primária de Esgotos: conjunto de tubulações e dispositivos onde têm acesso gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.

 Instalação Secundária de Esgotos: conjunto de tubulações e dispositivos onde não têm acesso gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento.

 Lavador de Comadre (LC): permite a descarga de sujidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com