TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS CONCEITOS E TERMINOLOGIAS

Dissertações: PRINCIPAIS CONCEITOS E TERMINOLOGIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCIPAIS CONCEITOS E TERMINOLOGIAS

• Custos – são gasto econômico que esta diretamente relacionada com a produção dos bens e serviços destinados, pela empresa, á comercialiazação, representa a fabricação de um produto ou a prestação de um serviço. Ao estabelecer o custo de produção, é possível determinar o preço de venda ao público do bem em questão (o preço ao público é a soma do custo mais o lucro).

• O custo de um produto é composto pelo preço da matéria-prima, o preço da mão-de-obra directa usada na sua produção, o preço da mão-de-obra indirecta usada para o funcionamento da empresa e o custo de amortização da maquinaria e dos edifícios.

• Despesas - são saídas de recursos financeiros em oposição às entradas. Porém, não constituem gastos que afectem perdas ou ganhos.O conceito de despesas está bastante associado à contabilidade. São consideradas despesas as saídas de dinheiro da tesouraria de uma empresa ou organização, ao passo que se dá o nome de receitas ou lucros ao dinheiro que entra.As despesas incluem os gastos e os investimentos (capital investido).

• Gasto – São sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). São ainda lançamento contabilístico que aumenta as perdas ou diminui o benefício.

• O gasto supõe um desembolso financeiro, podendo ser um movimento de caixa ou bancário. O pagamento de um serviço (por exemplo, de conexão à Internet) e o arrendamento de um espaço comercial são alguns dos gastos habituais que fazem parte das despesas das empresas.

• Perdas – Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária.

Não se confunde com a despesa (muito menos com o custo), exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita. Exemplos comuns: perdas com incêndios, obsoletismo de estoques.

• Custo direto - é aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos. Exemplos de custos diretos: matérias-primas usadas na fabricação do produto: mão-de-obra direta • Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva

Custos indireto - é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas. Exemplos de custo indiretos, mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com