TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI EMPRESARIAL

Dissertações: TI EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

TI – Area do conhecimento que administra, cria, mantem a gestão da informação, armazenamento e disponibilização dos dados com segurança.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA TI – É desejado pela organização para que esta tenha certeza que a TI está dando retorno ao investimento realizado, em termos de valor para a organização. Visa garantir: transparência( quais atividades e objetivo), avaliação de risco (estratégia para evitar ou minimizar impacto) e controles(decisões baseadas em fatos e dados comprovados). O alinhamento estratégico da TI é desejado para que a empresa possa colher os resultados dos investimentos em prol da estratégia e visão organizacional. O departamento da TI possui recursos que podem contribuir em diferentes atividades e processos e esses podem gerar vantagem competitiva

Observar os custos associados a manutenção e os níveis de serviço desejado, discutir os processos de negócios existentes. DESAFIOS ORGANIZACIONAIS PARA O ALINHAMENTO DA TI: CONTROLE DA TI PELA ORGANIZAÇÃO: Dois níveis de controle: CONTROLE DE RESULTADOS: para o qual a avaliação de TI passa pela qualidade dos serviçoes que presta. CONTROE DE PROCESSOS: contratação de auditorias externas.

COMPETENCIAS DA CEO –

CEO – CFO: gerente de controladoriae gerente de investimentos

CEO – CMO:gerente de marketing e gerente de revendas

CEO – CIO : A CIO é composta pelo Gerente de infraestrutura e Gerentes de Sistemas, que estão ligados com o setor de TI. As competências essenciais do CIO: CoHECIMNETO DO NEGÓCIO: Conhecimento de processos do negócio, do ambientee a organização que atua e capacidade de comunicação. COMPREENSAO DO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: Auxiliar as demais áreas no alcance de seus objetivos, ter um bom network interno, entender a organização como um todo. ABILIDADE DE INFLUENCIAR A ORGANIZAÇÃO: Capacidade de liderança dentro da sua área de atuação e boa visão de aspectos financeiros envolvidos. CONHECIMENTO TÉCNICO: Capacitação e treinamento em TI. RELACIONAMENTO EXTERNO: Manter relacionamentos com profissionais e entidades externas à organização. GESTÃO DE OPERAÇÃO DE TI: Manter a capacidade de TI dentro das necessidades atuais da organização e planejar mudanças necessárias para satisfazer as necessidade futuras.CAPACIDADE DE INOVAÇÃO DA TI:Capacidade de avaliar o impacto organizacional do uso de novas tecnologias e procurar novas soluções para viabilizar ou otimizar as oportunidades de negócio.

CAPACIDADE DE NEGÓCIO – CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO – GESTÃO DE PESSOAS – PERFIL INOVADOR – CONHECIMENTO TÉCNICO.

COMO TER VANTAGENS COMPETITIVIAS: As vantagens competitivas conseguidas através da TI são geradas para o negócio(empresa) e não para a TI. Sendo copiada facilmente, a TI dificilmente consegue fornecer vantagem competitiva. Logo, são os processos propiciados pela TI que fornecem a vantagem competitiva. DICAS DE VANTAGENS COMPETITIVAS: Eliminar todo e qualquer processo que não agrega valor para o cliente. Antes de automatizar um processo, redesenhe para não automatizar e otimizar o caos. Não invente nada que não venda. Ninguem vai te pagar para resolver um não problema. Onde há dilemas há espaço para inovação. INOVAÇÃO: Processo de craitividdae que eu possa colocar no mercado.

REDESENHOS DE PROCESSSOS DA TI: VISUALIZAR – INICIAR – DIAGNOSTICAR – REPROJETAR – RECONSTRUIR – MONITORAR.

VISUALIZAR: Garantir apoio da direção, identificar oportunidade de reengenharia de processos, identificar as tecnologias necessárias, alinhar com a estratégia corporativa. INICIAR: Definir o timer, Definir metas. DIAGNOSTICAR: Documnetar processos existentes, Levantar patologias e as questões legais. REPROJETAR: Analisar diferentes alternativas, projetar novos processos, projetar arquitetura humana, protetizar, definir plataforma computacional.MONITORAR: Medir performance, qualidade e inovação de processos.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: O que é? Serie de artefatos, tais como computadores, impressoras, programas de computador, etc. Quando um conjunto desses artefatos é confirgurado e organizado para um determinado fim, há um sistema de informação. HARDWEREi + SOFTWERE + PESSOAS: SISTEMA DE INFORMAÇÃO. Em uma mesma organização, vários sistema de informação podem ser disponibilizados, atendendo a diferentes equipes e objetivos empresariais.

COMPONENTES ADICIONAIS DA TI: TELECOMUNICAÇÕES – BANCO DE DADOS – PROCESSOS.

TELECOMUNICAÇÕES: Permitem que o sistema de informação sejam conectados mesmo que em postos distantes, ex: telefonia, televisão, redes de computadores (lan), internet. BANCO DE DADOS: Armazena logicamente arquivos e regsistros, de forma que tais informações possam estar facilmente disponíveis por diferentes softweres. Dizem que é o bem mais valioso da empresa. PROCESSOS: Regras, políticas e estratégias para que as pessoas possam usar o sistema de informação disponibilizado. Ex: backup.

INFRAESTRUTURA DA TI: É a plataforma que dá suporte ao sistema de informação: SERVIDORES, COMPONENTES DA REDE DE DADOS (com ou sem fio), EQUIPAMENTOS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS, IMPRESSORAS, SOFTWERES.

A infraestrutura pode estar INTERNA á empresa: Necessita de equipe especializada( pode ser terceirizada) para manutenções. Aquisição de equipamentos. Gerenciamento de ativos. Poderá ser armazenada num Data center próprio ou com localização de espaço (colocation).

A infraestrurura pode estar EXTERNA a empresa: Nenhum ou pouco especialistas para manutenções. Pagamento pelo consumo (demanda). Local de armazenamento de responsabilidade do terceiro. Contratos de prestação de serviços deverão estar bem estruturados. Acesso a internt é fundamental.

A infraestrutura pode estar INTERNA E EXTERNAa empresa. Necessita de equipe reduzida e especializada (interna ou terceirizada) para as manutenções. Aquisição de equipamentos específicos. Gerenciamento de poucos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com