TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI - Ambiente Empresarial

Ensaios: TI - Ambiente Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Na opinião do grupo, qual a visão do futuro que a área temática impactará na vida das pessoas? E no ambiente empresarial? Fundamente a resposta.

Este grupo tem como tema a importância de segurança da informação, essa, está relacionada a proteção de um conjunto de dados e informações , no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. Um dos grandes desafios deste século observado por nosso grupo é a garantia de segurança de todos os sistemas relacionados à informação, não só os ativos tangíveis (equipamentos e informação), como também os intangíveis (imagem, confiabilidade), alvos constantes de ameaças, tanto de agentes naturais como nos seres humanos. Hoje em dia grandes empresas guardam informações que não poderiam ser acessadas por pessoas não autorizadas e muito menos vazadas na Internet, em grandes data centers terceirizados, essa nova tecnologia, por assim dizer, e a computação em nuvem que vem se mostrando como grande revolução em TI, mas se tais informações são tão preciosas, deveríamos mesmo deixá-las com terceiros?

A segurança cibernética positiva ou negativa afeta aspectos políticos, econômicos e sociais do cotidiano da sociedade da informação. O próprio conceito de realidade foi expandido pelo ambiente virtual. O site do antivírus Avira acaba de liberar recente uma pesquisa online com seus clientes ao redor do mundo, mostrando que os dados pessoais que circulam na rede mundial de computadores e redes sociais estão fora de controle. 86% dos usuários que participaram da entrevista afirmaram que têm pouco ou nenhum controle sobre a forma como as empresas usam suas informações pessoais. A maioria dos usuários não entendem o que acontece com as informações sobre eles mesmos quando essas são colocadas em sites, redes sociais etc, e isso assusta a muitos desses usuários, principalmente os que utilizam o serviço e-commerce, onde é nescessario colocar dados bancários para fazer compras online. A realidade é que eles poderiam ter mais controle e cautela na hora de expor suas informações pessoais, cada minuto, milhares de pessoas são vítimas de tentativas de fraude, espionagem, roubo e do chamado vandalismo digital”.

O aumento de novas da tecnologia nas empresas brasileiras deixou de ser uma ferramenta, tornou-se uma questão de sobrevivência no mercado, sendo que quem detém a melhor tecnologia consegue uma grande vantagem competitiva no mundo dos negócios, e isso não se prende apenas pelo aspecto da competitividade, mas também para atender às novas exigências legais: o empresário precisa estar atento as tecnologias futuras e se essas poderão fazer a diferença, além de implementar ferramentas tecnológicas para cumprir obrigações fiscais e trabalhistas, por exemplo, cuidar da segurança da informação requer atenção para princípios básicos, como os da confidencialidade, disponibilidade e autenticidade, princípios esses que são imprescindíveis para que uma corporação utilize o armazenamento em nuvem.

A nuvem apresenta um novo serviço capaz de fornecer infraestrutura e armazenamento de dados através da rede mundial de computadores, baseado na necessidade do usuário. A internet por ser um meio onde é possível acessar informações que estão sendo salvas em lugares distantes, permite esse serviço acessar informações que ela salvou em sua conta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com