TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI QUALIDADE DE Software

Dissertações: TI QUALIDADE DE Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

A qualidade de software é uma área de conhecimento da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento. Apesar dos modelos aplicados na garantia da qualidade de software atuarem principalmente no processo, o principal objetivo é garantir um produto final que satisfaça às expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente.

Segundo a norma ISO 9000 (versão 2000), a qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes a um produto, processo ou sistema cumpre os requisitos inicialmente estipulados para estes.

No desenvolvimento de software, a qualidade do produto está diretamente relacionada à qualidade do processo de desenvolvimento1 , desta forma, é comum que a busca por um software de maior qualidade passe necessariamente por uma melhoria no processo de desenvolvimento.

Rodney Brooks, diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT, define qualidade como a conformidade aos requisitos. Essa definição exige determinar dois pontos: I) o que se entende por conformidade; e II) como são especificados - e por quem - os requisitos.

Ainda segundo o SWEBOK, a qualidade de software é um tema tão importante que é encontrado, de forma ubíqua, em todas as outras áreas de conhecimento envolvidas em um projeto. Além disso, ele deixa claro que essa área, como nele definida, trata dos aspectos estáticos, ou seja, daqueles que não exigem a execução do software para avaliá-lo, em contraposição á área de conhecimento teste de software.

Porém, é normal que se encontrem autores e empresas que afirmam serem os testes de software uma etapa da qualidade de software.

Muita coisa pode ser encontrada no site http://www.ibqts.com.br O IBQTS, Instituto Brasileiro de Qualidade em Testes de Software.

Podem ser encontradas mais informações no site http://www.bstqb.com.br o BSTQB, Brazilian Software Testing Quality Board

Requisitos de qualid

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com