TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Software

Casos: Qualidade De Software. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 2

2.1 Qualidade de Software

É o conjunto de atividades executadas com o propósito de gerar confiança para o cliente e para a administração da organização de que os requisitos da qualidade especificados serão atingidos.

Deve-se desenvolver e documentar os requisitos de qualificação de software e elaborar casos de teste (entradas, saídas e critérios de teste) e procedimentos de teste para conduzir o Teste de Qualificação do Software de acordo com os requisitos de qualificação para o item de software. Após a codificação e testes é importante fazer a avaliação do projeto, códigos, testes, resultados dos testes e a documentação dos usuários, considerando os critérios listados a seguir:

• Cobertura de teste dos requisitos do item de software;

• Conformidade com os resultados esperados;

• Viabilidade da integração e testes do sistema, se conduzidos;

• Viabilidade da operação e manutenção.

A avaliação da qualidade de software é feita com um dos seguintes objetivos:

• Para aprimorar o processo de desenvolvimento e consequentemente melhorar a qualidade do produto resultante. Neste caso ela é feita pelas empresas que desenvolvem o software;

• Para avaliar a qualidade do produto visando emitir documento oficial sobre a qualidade de um software e sua conformidade em relação a uma norma ou padrão. Essas avaliações utilizam como referência normas internacionais e são feitas por organismo de certificação; para aquisição de software objetivando escolher o produto mais adequado dentre um conjunto de softwares selecionados. Este processo é feito por pessoas ou organizações que adquirem software.

Desejando selecionar o software de melhor qualidade e mais adequado às suas necessidades, as organizações podem adotar um, ou a combinação, dos seguintes procedimentos: exigir que as empresas apresentem certificado emitido por organismo oficial de certificação; avaliar o software in home utilizando equipe multidisciplinar com especialistas da área de tecnologia e especialistas da área que se utilizará do software; contratar empresa para efetuar em seu nome a avaliação dos produtos ofertados segundo os requisitos internacionais de qualidade e demais requisitos do contratante.

Uma maneira viável para se assegurar a melhoria de tais processos seria tomar como base modelos sugerido por entidades internacionais respeitadas no assunto. Dentro de uma gama de modelos, sejam eles para situações e ambientes específicos ou para soluções genéricas, existem alguns que são mais utilizados e tidos como eficientes, como por exemplo, os SW-CMM, SE-CMM, ISO 15504 e o mais conhecido CMMI.

Outro fator com grande influência sobre a qualidade do software a ser produzido é o que diz respeito aos testes que serão executados sobre tal produto. Todas as metodologias de desenvolvimento de software têm uma disciplina dedicada aos testes. Atualmente esta é uma tarefa indispensável, porém muitas vezes efetuada de maneira ineficiente, seja pelo subestimar dos que desenvolvem, pela falta de tempo ou mesmo pela falta de recursos humanos e financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com