TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade De Software

Casos: Qualidade De Software. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

1. No estudo do mecanismo de percepção humana, foi possível perceber os problemas gerados pelo uso de cores consideradas inadequadas em um projeto. Em que situações o uso da cor pode ser prejudicial e como a mesma pode ser usada para apoiar o mecanismo de cognição humana? Defina uma situação de uso onde a cor promova o mecanismo de memorização do usuário. (1,0 ponto)

Resposta:

A cor é um elemento fundamental em qualquer processo de comunicação e merece, realmente, uma atenção especial. Ao utilizarmos cores brilhantes e contrastantes, por exemplo, seria prejudicial ao usuário, pois o mesmo poderá achar mais difícil saber para onde olhar e ficará confuso. Agora, de modo geral, não é possível dizer que tal cor influencia tal habilidade cognitiva porque, segundo pesquisas realizadas, tudo depende da natureza da tarefa. A utilização de um código de cores consistente e familiar, com referências apropriadas, poderá promover uma memorização do usuário de forma mais eficaz. Exemplo: Amarelo em avisos ou mensagens que exijam a atenção do usuário, como um lembrete importante, teste, etc; O vermelho como cor de fundo para demonstrar situações mais chamativas e que exijam total cuidado como sinalizações de parada, fogo, perigo, detalhes técnicos, etc. Uma loja virtual de uma livraria, por exemplo, poderia ter as seções referentes aos conteúdos disponíveis separados por cor, facilitando a memorização e a busca pelo usuário. Se um usuário pretende buscar livros sobre Tecnologia, a cor atribuída seria o azul. Se for buscar sobre Direito, seria verde, assim por diante.

2. Imagine que uma locadora de vídeo de seu bairro queira utilizar um sistema para organizar o trabalho de locação. A partir do que você estudou na disciplina sobre as métricas utilizadas no desenvolvimento de software, defina as possíveis métricas indiretas a serem utilizadas nesse sistema, contextualizando sua utilização. (2,0 pontos)

Resposta:

• Funcionalidade: avaliar se o sistema possui as funções apropriadas para as tarefas requeridas pela locadora e se os resultados esperados foram atingidos;

• Usabilidade: avaliar se o sistema possui a facilidade de reconhecimento do usuário sobre o seu funcionamento, bem como o aprendizado de utilização;

• Confiabilidade: avaliar a recuperabilidade do sistema. Caso haja alguma falha de equipamento, identificar a capacidade de recuperação dos dados e o esforço necessário para torná-los ativos novamente. O acervo de títulos em vídeo em uma locadora é considerável. Na eventualidade de alguma pane, é importante avaliar tal confiabilidade em tornar os dados consistentes novamente;

• Manutenibilidade: avaliar a facilidade de modificações, diagnóstico de deficiências, causas de falhas e estabilidade do sistema após alterações.

3. No estudo sobre as métricas de software, você estudou sobre o conceito de Fi, que representa um fator de ajuste sobre fatores que influenciam a implantação do software. Além disso, verificou que Koscianski apresenta 14 fatores que podem ser considerados na avaliação de software. Além desses 14, apresente mais três fatores que possam aumentar a confiabilidade do processo de medição. (1,0 ponto)

Resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com