TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI TECNOCLOGIA INFORMACAO

Trabalho Escolar: TI TECNOCLOGIA INFORMACAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

Abaixo são apresentados os itens que estão sendo solicitados na AD2:

1 TEMA

A Educação Ambiental vem sendo trabalhada em vários espaços sociais , como processo que possibilita a formação de cidadãos mais conscientes de suas ações no meio ambiente.

Neste sentido, a escola é apontada com destaque como um dos espaços sociais mais propícios para o desenvolvimento da Educação Ambiental, em todos os níveis de ensino. Sendo assim, é de responsabilidade da escola a elaboração de atividades que contemplam a Educação Ambiental com o envolvimento efetivo do corpo docente e discente, de forma contínua e dinâmica. .

Neste contexto a formação de cidadãos com capacidade crítica e participativa em prol do meio ambiente é de suma importância, para assegurar a sobrevivência das presentes e futuras gerações. É necessário que aconteça mudanças de comportamentos e atitudes considerados ecologicamente corretos, amenizando os problemas ambientais locais, e, consequentemente, alcançando a dimensão global.

1.1 TEMA ESPECÍFICO

Diante do exposto sobre os problemas ambientais, o distinto trabalho enfoca “Análise da educação ambiental em escolas públicas de Tubarão/SC: contribuindo para a formação de cidadãos mais sensibilizados com o meio ambiente.” Estudo de Caso.

1.2 JUSTIFICATIVA

A freqüência de problemas ambientais tem sido cada vez mais presentes, neste contexto, provocados pela ação do homem de forma desordenada e exagerada no meio ambiente. Neste sentido, o exercício do profissional da educação tem destaque, pois é ele que possibilita a aquisição de conhecimentos que modifica a forma de pensar e agir dos cidadãos.

Portanto, o compromisso dos educadores é favorecer uma educação que dê conta de atender as necessidades exigidas pelo contexto atual, formando cidadãos mais sensibilizados com o meio ambiente.

Nesta direção, o conhecimento das atividades escolares que contemplam a Educação ambiental em algumas escolas públicas, permite saber quais as contribuições que estão sendo significativas na formação de cidadãos mais preocupados com o meio ambiente, revertendo assim os acontecimentos ambientais negativos que atualmente são destaques da mídia..

1.3 PROBLEMATIZAÇÃO ou PROBLEMA

A escola é considerada por excelência, um espaço que possibilita aos cidadãos a aquisição de novos conhecimentos. Para tanto, é necessário que mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar para mudanças das atitudes que possibilitem o resgate de novos valores no ser humano. É neste contexto que deve ser inserida a Educação Ambiental, desde as primeiras etapas da educação básica, pois quanto mais cedo à criança aprende a observar o meio ambiente, mais cedo aprende a respeitá-lo e valorizá-lo.

Conforme o exposto levanta-se as seguintes problematizações:

a) As atividades de Educação Ambiental, das referidas escolas contribuem de forma significativa para a mudança de atitudes nos educandos?

b) As atividades de Educação Ambiental, das referidas escolas estão relacionadas com os problemas ambientais onde a escola está inserida?

c) As atividades de Educação Ambiental, das referidas escolas possibilitam mudanças de atitudes nos educandos fora do espaço escolar?

<<<O PROBLEMA A SER LEVANTADO PODE SER APENAS UM OU MAIS, DEPENDENDO DE CADA ESTUDO>>>

2 CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA OU FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ( VOCÊ PODE ESCOLHER UM DOS TERMOS)

2.1 BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O homem há muito tempo tem expressado sua admiração pela natureza, porém poucos demonstram sua preocupação em protegê-la.

A sobrevivência do homem é dependente da sua relação com o meio ambiente, e ao interagir com o meio e ao ensinar seus filhos a fazer o mesmo, o homem primitivo já praticava a EA. Com o decorrer dos tempos pela necessidade, começa-se a compreender e conhecer mais os recursos ambientais, e como conseqüência, aumentava-se a exploração de seus recursos.

As ciências evoluem e os fenômenos naturais começam a ser compreendidos. A natureza passa a ter uma relação de subserviência em relação à espécie humana. O conhecimento da natureza servia apenas para que o ambiente fosse mais dominado e explorado.

Nas décadas de 50 e 60 com crescimento tecnológico, o homem ampliou sua capacidade de produzir alterações no ambiente natural, e em alguns países os efeitos negativos foram evidentes.

Em 1954, Albert Schweitzer difundia a Ética Ambiental, começava no mundo um novo movimento, que venerava a importância dos seres vivos, e protestava contra desenvolvimento desordenado. Devido à crescente e notória queda na qualidade de vida e ambiental, produzida pela exploração dos recursos naturais, os movimentos ambientalistas começam a crescer.

Em 1972, o Clube de Roma divulgava seu Relatório: The limits of Growth (Os limites do crescimento), enfatizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com