TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI VERDE

Monografias: TI VERDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  2.663 Palavras (11 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 11

TI VERDE APLICADO À DATACENTERS COM FOCO EM VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES

Carlos Felipe Bayerl, Edson Sales de Araujo, Handerson Gomes Reis

Instituto de Informática – Faculdade Vitoria de Tecnologia (FTV) Av. N. Sª. da Penha, 1.800 - Barro Vermelho - Vitória/ES - Brasil

{fbayerl,edson.sales}@gmail.com, hand3rson@hotmail.com

Abstract. IT is growing and very demanding increasingly greater use of processing, storage and availability. However, these features are often inadequately provisioned, so that damages over time issues related to the environment, even if indirectly, and even directly. Nowadays the use of technology is so massive that spends a lot of energy to provide services in the datacenter. In addition to the expenditure of energy, usually coming from non-renewable sources also intrude in various aspects such as technological garbage disposals, and even the way they are managed servers within the datacenter. This work aims at the use of IT GREEN, so academic and scientific. Addressing modern solutions that deliver improvements mutual: both for the environment and economically for organizations interested in such practices.

Keywords: Technology, IT GREEN, Renewable, Energy

Resumo. A TI vem crescendo muito e demandando cada vez mais de um uso maior de processamento, armazenamento e disponibilidade. Entretanto, muitas vezes esses recursos são provisionados inadequadamente, de modo que vem a prejudicar ao longo do tempo questões relacionadas ao ambiente, mesmo que de maneira indireta, e até de forma direta. Nos dias atuais o uso da tecnologia é tão massivo que gasta-se muita energia para fornecer os serviços no datacenter. Além do gasto de energia, geralmente vindo de fontes não renováveis, também há ingerencia em vários aspectos tais como descartes de lixo tecnologico, e até a maneira como são gerenciados os servidores dentro dos datacenters. Este trabalho visa o uso da TI VERDE, de forma academica e científica. Abordando soluções modernas que trazem melhorias mutuas: tanto para o meio ambiente, quanto economicamente para organizações interessadas em tais práticas.

Palavras Chave: Tecnologia, TI VERDE, Fontes Renováveis, Energia.

1. INTRODUÇÃO

TI verde, além de um conceito, é uma expressão que vêm sendo utilizada para incorporar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. A análise sobre o tema pode ser ampliada, apesar das discussões recentes sobre o assunto abordarem de forma predominante a eficiência energética. Igualmente, avaliar aspectos importantes como o impacto da cadeia produtiva, o uso e reuso de recursos naturais, a destinação final de resíduos, a reciclagem de equipamentos, bem como o uso de arquiteturas e processos que possibilitam uma maior vida útil para as infraestruturas de tecnologia. As práticas não sustentáveis - o descarte incorreto de lixos eletrônicos - influenciam diretamente nos graves desequilíbrios ambientais que nosso planeta sofre. É fato que falta ainda informação e conscientização às pessoas de que para termos um futuro melhor, problemas como esse precisam urgentemente de uma solução. Para compensar e regular esse consumo excessivo surgiu a TI Verde, “que visa promover a utilização dos recursos computacionais de forma consciente, proporcionando a preservação ambiental e a redução dos gastos na infraestrutura da TI”.

Todos os segmentos que necessitam de TI estarão focados em oferecer uma gama de novos produtos e serviços com maior eficiência energética, dessa maneira, novas oportunidades de negócios surgirão. Os benefícios serão tanto para quem fabrica como para quem compra, pois, os benefícios e incentivos fiscais atuarão dos dois lados para que se tenham equipamentos mais eficientes na questão energética. É dentro desta questão que este trabalho se enquadra: Reformular o Datacenter da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espirito Santo, utilizando práticas de TI Verde. A evolução da TI é necessária para dar suporte às necessidades da atual sociedade, mas isso deve ser executada dentro de práticas sustentáveis sem agredir o meio ambiente. As soluções de gerenciamento de energia aqui apresentadas, podem ser adotadas de maneira relativamente simples, envolvendo baixo custo de implantação. As sugestões para infraestrutura podem referenciar investimentos baseados na sustentabilidade.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Quando a computação surgiu, seu maior objetivo era automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e em alguns meios governamentais. As máquinas, que eram equipamentos enormes, tronavam-se cada vez menores e mais eficientes. Essa evolução acompanhou quase parelha, a evolução das telecomunicações e assim os computadores passaram a ser comunicar de lugares distintos e com mais facilidade. Sendo assim, o objetivo inicial de automatizar tarefas passou ao tratamento e uso da informação.

Diante de tantos avanços, surgiu o termo Tecnologia da Informação (TI). Substituindo “informática” e “processamento de dados”, expressões utilizadas anteriormente. A TI pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir a produção, armazenamento, transmissão, acesso e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que há várias definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo. É a área de informática que trata a informação, a organiza e classifica de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo. A Tecnologia da informação pode contribuir para alargar ou reduzir as liberdades privadas e públicas, ou tornar-se instrumento de dominação.1

2.1. DEFINIÇÕES DE TI VERDE

Na virada do milênio, aumentou a preocupação pelos resíduos eletrônicos, uma vez que no final no século passado houve um avanço muito grande no consumo, sendo que somente no início dos anos 2000 aconteceram os primeiros descartes em grande quantidade de produtos eletrônicos. Essa preocupação com o impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente tornou-se tendência no século XXI, chamada de TI Verde ou Green IT, ou Tecnologia da Informação Verde. A TI Verde engloba, entre outros, o cumprimento da legislação ambiental, diagnósticos dos aspectos e impactos ambientais de atividades relacionadas à área da Tecnologia da Informação, seguindo e desenvolvendo procedimentos e planos de ação com objetivos de eliminação ou diminuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com