TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI VERDE

Projeto de pesquisa: TI VERDE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO:

ISLA-O lixo eletrônico é o nome dado aos resíduos obsoletos de aparelhos eletrônicos que não são mais usados e acabam sendo descartados, tais como televisores, celulares, computadores, geladeiras e outros dispositivos. Atualmente estamos vivendo em um mundo com excesso de informações e de novas tecnologias. Todos os dias surgem novos tipos de eletrônicos, e como as pessoas do mundo tem uma grande sede pelo consumismo, acabam comprando produtos anualmente ou em até menos tempo, e o impressionante é que o produto muitas vezes não tem quase nenhuma diferença do qual dizem ser antigo.

A população mundial está sempre a procura de novos equipamentos que tenham uma tecnologia mais avançada, porém esta tecnologia muitas vezes não está equipada com produtos especiais para uma degradação rápida, e acabam demorando muito para então serem descartados á um local apropriado. Diariamente o lixo eletrônico é jogado no meio ambiente, como; terrenos baldios, rios, e lixões. Más como nesse lixo existe substancias tóxicas, acabam causando a contaminação do solo ou até mesmo da água.

Centenas de cidades do interior não contam com locais apropriados ou que contenham a coleta desse material para terem um fim correto, alguns desses municípios devem apenas contratar ou firmar acordo com empresas prestadoras de serviços que possam levar esse lixo até uma cidade que contenha um local de descarte ou de reaproveitamento.

Objetivo: Mostrar quais são os lixos eletrônicos, expor os riscos que podem estar acontecendo com o meio ambiente e com nossa saúde, reeducando a população em relação aos danos causados para si mesma e indicar soluções para os mesmos.

ezequiel TI Verde:

A TI Verde ou Computação Verde é um tema que vem ganhando cada vez mais prioridade entre as preocupações de governos e lideranças das grandes empresas do mundo todo. Aspectos ambientais e, obviamente, econômicos estão levando as corporações a pensar (e agir) de forma mais eficiente e sustentável com relação à utilização de seus recursos de TI.

A sigla "TI" é um acrônimo de Tecnologia da Informação, que pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. A TI ganhou importância quando as empresas modernas perceberam que as informações que detém fazem parte de seu patrimônio e que o modo como uma implementação informacional é efetuada em sua estrutura pode moldar toda a empresa.

TI Verde e as Empresas: Atualmente, existem alguns pontos em que se concentram as ações de TI Verde quando se trata do mundo corporativo: este foco, normalmente, é em função do resultado que se espera com o emprego das medidas e ações "verdes". Um conjunto de práticas nos três níveis torna-se interessante para empresas, pois a aplicação de ações de TI Verde traz a redução de custos com energia elétrica como também as iniciativas de responsabilidade socioambiental da instituição. Assim podem-se agrupar as ações em virtude destes resultados:

-Redução do consumo de energia e das emissões de carbono:

• Atualização de sistema operacional e hardware: O desenvolvimento de projetos de atualização do parque de estações de trabalho pelas empresas tanto em termos de hardware como software são, hoje, os principais pontos de atuação que visam tanto a redução do consumo energético quanto a redução das emissões de carbono;

• Virtualização de Servidores: utilização de software que "emula" uma máquina virtual como um servidor físico, criando assim, um ambiente isolado e independente da máquina "real". Deste modo, uma máquina física, dentro de sua capacidade de desempenho pode "hospedar" diversas máquinas virtuais independentes.

Educação ambiental/meio ambiente/ sustentabilidade e TI

ELLEN- Devido os equipamentos conter toxinas (como chumbo, mercúrio entre outras) que são um mal para a nossa saúde, ao serem descartados aos depósitos de lixo comum, acabam contaminando o nosso meio ambiente. Mas por que tantas pessoas descartam esse lixo incorretamente? Uma da hipótese é a falta de conhecimento, pois a maioria da população não sabe os riscos causados pelos componentes contidos nos aparelhos.

Devemos primeiramente saber que nunca devemos jogar um aparelho eletrônico junto ao lixo comum, do mesmo jeito que o lixo comum tem a coleta para reciclagem, os celulares, computadores, pilhas, etc. também tem seu local de reciclagem. Muitas pessoas acabam guardando este lixo em suas próprias casas e acabam pensando que estão livres de algum tipo de contaminação, o pior é que muitas dessa pessoas nem imaginam que esses materiais possam fazer algum mal. Guardar esse material em casa é muito perigoso e a população precisa saber a respeito.

Em uma pesquisa da Global Intelligence Alliance, indicam que 35% dos consumidores não descartam seus aparelhos antigos, outros 30% doam para entidades carentes, 20% revendem o produto e 7% jogam o lixo fora. É comum ver prefeituras municipais jogar esse mesmo lixo no aterro sanitário e não levam em conta que a iniciativa de conscientização deveria partir deles, afinal, quando se recicla um produto, aquelas mesmas peças podem ser usadas para criar novas peças.

Conscientizar a população dos danos e dos riscos que esta ocorrendo

CARLOS Primeiramente boa parte da população não sabe o que é lixo eletrônico, devemos levar informações a população dos riscos que podem acontecer com o descarte incorreto e quais são as toxinas contidas nos material de cada componente (e-lixos). Exemplos de e-lixos, são os celulares, computadores, televisores, carregadores de celular, baterias de celular, pilhas, entre outros.

As substâncias tóxicas contidas nos aparelhos eletrônicos:

- Mercuirio: que são usados nas telas LCD, nos displays, e em circuitos de impressoras: que em alto nível de exposição contribuem para danos cerebrais, e renais.

- Cadmio: são usados em baterias de celulares, resistores, detectores de infra

vermelho e em alguns plásticos. Em alto nível de exposição pode causar danos á estrutura óssea, além de ser cancerígeno.

Arsênico – usado em celulares – pode causar doenças de pele e câncer de pulmão.

Berílio – usado em placas - mãe de computadores e celulares – com um alto nível de exposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com