TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI Verde E Sustentabilidade

Dissertações: TI Verde E Sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

A metodologia usada nesse estudo é de natureza exploratória e descritiva, na qual se obteve uma análise das empresas brasileiras sob as práticas da TI verde de acordo com o desenvolvimento sustentável. Por meio da elaboração e aplicação de um questionário procurou analisar e validar esse envolvimento das empresas brasileiras e multinacionais, em relação a adoção das práticas de TI verde.

Na pesquisa exploratória é estabelecido critérios, técnicas e métodos para a construção de uma pesquisa. Já a pesquisa descritiva tem por objetivo levantar as opiniões, atitudes e crenças de uma população a respeito de uma determinada situação, auxiliando na definição de sua natureza. Além dessas pesquisas, já que objetiva explicar um problema a partir de referências teóricas, publicadas em documentos.

Terminada essa etapa, foram analisados documentos sobre as iniciativas de TI verde pelas empresas, principalmente embasado no relatório do Greenpeace que avaliou empresas de eletrônicos. De acordo com Gil (1999) a entrevista é uma forma de interação social, um diálogo assimétrico, em que uma das partes busca coletar dados e a outra se apresenta como fonte de informação. Com a pesquisa documental feita foi enviado um questionário com questões abertas para quarenta e duas empresas de TIC brasileiras. O critério de seleção para essas empresas foi o de analisar àquelas que atuam na produção e venda de bens de informática, principalmente hardware. No período de 02 de junho de 2008 a 20 de junho de 2008, o retorno do questionário foi de 16 respondentes (38% do total), o que foi considerado uma amostra adequada para o objetivo desse trabalho, sendo que os respondentes são gestores dessas empresas.

A preocupação ecológica é algo que não pode ser deixado de lado em uma empresa, pois traz benefícios financeiros. Algumas medidas adotadas é por exemplo o workflow que serve para reduzir a circulação de papel com assinatura eletrônica. Mas também Programas de reciclagem, reaproveitamento e doação de equipamentos são utilizados e incentivados em várias empresas de TIC. Mas nem todos concordam, segundo informações da Network World (2008), um provedor ouviu três mil clientes em uma pesquisa nos anos de 2007 e 2008 e sugere que mesmo com a popularidade da TI verde, compradores não vão sacrificar performance para ajudar o ambiente. Segundo 63% dos entrevistados em 2008, eles não estão dispostos a sacrificar o desempenho em servidores para diminuir as emissões de carbono. Em 2007 esse número era significativamente menor, 41% dos entrevistados. Além disso, caiu significativamente o número de empresas que estão dispostas a pagar mais para ter serviços verdes, como energia renovável e reciclagem.

Dentre a mídia analisada e as entrevistas realizadas constatou-se que sobram motivos para as empresas investirem em uma política consistente, mas ainda é cedo para falar que as empresas devem ter um plano de governança em TI verde. Muitas empresas ainda estão investigando o que pode ser feito nessa área. Percebe-se que as pressões de organizações ambientais e de grupos de defesa do consumidor vêm proporcionando efeitos positivos na eliminação dos componentes tóxicos dos eletrônicos e na responsabilização dos fabricantes pela destinação do lixo eletrônico no mundo todo. Fica visível que a redução do lixo eletrônico necessita passar também por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com