TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPO DE REVESTIMENTO CHAPISCO E EMBOÇO CONVÊNCIONAL

Por:   •  3/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

TIPO DE REVESTIMENTO

CHAPISCO E EMBOÇO CONVÊNCIONAL

Muro externo e interno

Materiais: Areia média, cimento CPII.

Traço: 1:3  

Espessura: 4 milímetros

Preparo: Mistura será realizada até o instante em que os elementos se tornarem homogêneo, pronto para aplicação.

Aplicação: Aplicado sobre a superfície desejada, Utilizando uma colher de pedreiro, parede deve estar devidamente umedecida. A aplicação, de forma bem distribuída e fechada.

Tempo de Cura: 24 horas. Umedecendo de forma branda, a partir das primeiras horas durante 3 dias, sempre pela manhã, pelo fato da parede estar fria e evitando assim trincaduras.

Ferramenta Utilizada: Colher de Pedreiro, balde e peneira.

Justificativas: Optamos em realizar chapisco convencional, tendo em vista que o muro será de bloco de concreto, por isso não há necessidade de um chapisco em grande espessura, aja vista que a própria superfície do material (bloco de concreto) favorece a fixação não havendo necessidade de segunda demão. O muro não sofrerá nenhum  tipo de agressão da natureza ou compressão. O local não é localizado próximo ao mar, e não costuma haver ventos fortes na região. A escolha do cimento CPII, se deu pelo fato do mesmo apresentar um tempo satisfatório na sua cura, levando em consideração que o chapisco possui baixo teor de água, devido sua fina camada. Com isso o tempo de cura é lento, sendo assim ideal. O motivo pelo qual escolhemos esse traço é pelo fato desse muro não necessitar suportar nenhuma compressão, ou seja, apenas o muro, sem nenhum peso adicional sobre ele.

Emboço Convencional (Interno e Externo)

Materiais: Cimento, Cal, Areia, Àgua.

Traço: 1-2-9

Espessura: 1,5 cm

Preparo: Mistura será feita, com cal e areia, depois adiciona cimento e por último a água. Misturando até formar uma massa homogênea.

Aplicação: Iniciando a aplicação, foi necessário posicionar dois pregos nas extremidades da parede, ligando-os com fio de nylon. Com uma trena, foi posicionado numa distância de 1,5cm em relação da parede, depois sendo assentadas as taliscas com argamassa, tomando a linha como referência. Posteriormente esticando o fio na parte posterior da parede, formando um quadrado. Com o fio de prumo, fazendo  os ajustes necessário com na marcação da linha inferior, depois, sendo assentado as duas taliscas. Obs: A distância entre as taliscas deve ser no máximo de 1,5m, na horizontal, quanto na vertical. Esticando a argamassa com as costas da colher e sarrafeando para retirar o excesso e faceando a argamassa ao nível das taliscas.

Tempo de Cura: 3 dias completos

Ferramentas Utilizadas: Pá, Enxada, Peneira, Colher de Pedreiro, Prumo, Linha de Pedreiro, Trena, desempenadeira, régua de alumínio, Padiola, Taliscas de Madeira.

Justificativas: A escolha desse emboço convencional se deu pelo fato de ser um muro simples, sem detalhes, não havendo necessidades de acabamento mais detalhado. O uso da cal nesse assentamento se fez necessário por algumas razões: Para dar mais plasticidade, contribuindo para o seu manuseio e favorecendo a retenção de água, evitando com isso, que a argamassa se destaque da alvenaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (94.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com