TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOLOGIAS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Artigos Científicos: TIPOLOGIAS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 6

TIPOLOGIAS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Com a crescente utilização e definição de computação em nuvem, foram definidos tipos de serviços, estes serviços visam a mostrar ao cliente o serviço que ele realmente está adquirindo do provedor escolhido.

Atualmente a computação em nuvem é dividida em 6 tipos, são elas: IaaS, PaaS, DaaS, SaaS, CaaS e EaaS. Em todos estes casos, a nuvem é disponibilizada como um serviço.

Infrastructure as a Service (IaaS)

Infraestrutura como serviço é o a forma de obter a infraestrutura de servidores, sistemas de rede, armazenamento e todo o ambiente necessário para o funcionamento desta infraestrutura.

Ao contratar um serviço de infraestrutura, é possível economizar com a compra de hardware para servidores, licença de aplicativos, espaço em Data Centers, entre outros. O contratante apenas utiliza o serviço de infraestrutura e toda a manutenção e otimização é mantida pela fornecedora do serviço.

Plataform as a Service (PaaS)

Plataforma como serviço é a forma de obter aplicações utilizando a liguagem de programação e configurações suportada pela nuvem ao qual está localizada. Esta plataforma é uma camada intermediária entre a camada de Infraestrutura (IaaS) e a camada de Software (SaaS).

A PaaS é procurada, principalmente, por desenvolvedores que utilizam este ambiente para desenvolver aplicativos com as especificações de uma plataforma, um exemplo simples deste tema é o Ambiente Java, onde as aplicações são emuladas em um ambiente virtual. Sendo assim, o desenvolvedor não precisa de detalhes das camadas de infraestrutura (IaaS) ou de Software (SaaS).

Software as a Service (SaaS)

Software as a Service é a forma de obter acesso a um aplicativo que roda na infraestrutura e plataforma de uma nuvem.

Os softwares disponíveis como serviços são disponibilizados sem que o usuário perceba em que infraestrutura está configurado, exemplos simples deste tema é o uso de ferramentas online para edição de documentos, como é o caso do Google Docs ou Windows Live Documents.

O modelo software como serviço possui algumas características que o diferenciam de outros modelos, conforme mostrado a seguir:

Rede ou Acesso Online

O modelo Software como serviço pode ser uma aplicação online ou uma rede baseada em uma aplicação. Com esta característica os usuários do serviço não precisam instalar nenhum tipo de aplicativo em seu micro para o acesso, apenas conectar-se ao serviço através de uma rede local ao qual esteja configurado ou através da internet.

Administração Centralizada

Através da administração centralizada, o SaaS pode ser monitorado, controlado ou atualizado de qualquer lugar, o administrador não precisa acessar a computador central para fazer as configurações necessárias.

Communication as a Service (CaaS)

Comunicação como serviço é a forma de obter serviços de comunicação em geral através da nuvem.

A comunicação como um serviço é voltada para comunicação de dados, este serviço, permite que o cliente implementem pacotes de serviços ou serviços específicos para o ambiente do cliente. Alguns exemplos deste tema é o serviço de VoIP ou até mesmo o serviço de comunicação instantânea (messenger).

Development as a Service (DaaS)

Desenvolvimento como serviço é a forma de disponibilizar ferramentas de desenvolvimento baseado em Web ou serviços baseados em Mashup, estes servições são bases que utilizam fontes diversas para a criação de um novo serviço.

Exemplos deste tipo de serviços, são: Feeds (Ex.: RRS), Blogs, Widgets.

Estes aplicativos são formados em um padrão específico, entretanto, o cliente consegue alterá-lo, inserir conteúdos e diversas coisas, tal como na criação de um blog.

Everything as a Service (EaaS)

Tudo como serviço, como o próprio nome diz, fornece tudo na nuvem, desde a infraestrutura, até a aplicação, neste modelo de serviço o cliente só precisa informar o que precisa e a fornecedora de serviços implementa toda a infraestrutura e plano de backup e restauração de serviços, a comunicação de dados, a plataforma em uso, os softwares inseridos na nuvem, enfim, todos os tipos de serviços apresentados acima estão introduzidos neste modelo de serviço.

O modelo EaaS possui algumas características que o permitem atingirem não somente o público corporativo, este modelo também, permite diminuir a dependência de um computador específico, além de poder ser implementado em diferentes partes do mundo, sem que o usuário perceba se o sistema que está acessando está alocado em seu país ou não. As características são:

Não especifica a localização

Conforme descrito anteriormente, o EaaS não especifica uma localização para acesso, o usuário pode acessar o serviço disponibilizado de qualquer localização, basta ter acesso a internet e um usuário e senha válidos.

Diminui a dependência de Hardware

O serviço EaaS diminui a dependência de hardware porque toda a infraestrutura é toda montada na nuvem, sendo assim, mesmo que o serviço possua bastante aplicações, o que poderiam gerar lentidão no uso de um micro quando acessado simultâneamente requisitando mais hardware para processá-los, poderiam ser executados disponibilizando apenas um micro básico com um bom link de internet para executar as aplicações diretamente na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com