TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOC - Teoria das Restrições - Análise

Por:   •  14/3/2016  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Engenharia de Produção

Gestão de Sistemas Produtivos II

Prof. Mariana Almeida

Bruno Gadelha da Trindade

Ilane Mayara Palhares de Oliveira

Análise e comentários a partir do artigo

TEORIA DAS RESTRIÇÕES: A TEORIA PARA O GERENCIAMENTO OPERACIONAIS

O presente artigo busca, através de uma revisão bibliográfica sistemática, buscando do início ao fim mostrar o grande e grandiosidade da nova Teoria das Restrições.  Devido a isso, os autores procuram mostrar a teoria das restrições baseada em um quadro não só de gerenciamento de operações a nível produção e sim em nível de organização como um todo.

 O estudo tenta tratar os objetivos de desempenho (SLACK, 2009) não apenas em nível de produção, para isso, usa o seguinte exemplo: produzir muito pode ser positivo, mas na visão atual (TOC) produzir sem demanda suficiente para consumir nem sempre acarreta bons frutos para a empresa.

Assim, como no Filme A META, o gerenciamento da capacidade empresarial tem como foco a identificação para possível exploração e eliminação das restrições. Com isso é preciso gerenciar o inventário (Estoques) visto que esses são de grande importância tanto quando estão em processo quanto em transferência, mostrando a importância do maior número de lotes nas restrições para maximizar a eficiência.

No desenvolver da Teoria buscou-se integrar três grandiosos conceitos: MRP, para necessidade de materiais; JIT para correlacionar menor lote menor carregamento contribuindo para o melhor desempenho organizacional e TOC para causas e efeitos, “A Teoria das Restrições busca construir procedimentos lógicos através de análises baseadas em relações de causa e efeito, condição necessária para encontrar soluções simples e práticas em conflitos (GOLDRATT, 1993)”.

Realizando uma ponte deste estudo com o filme exposto em sala de aula, A Meta, podemos concluir que a teoria das restrições é mais do que gargalo (maquinários). Aplicar TOC na companhia é esperar o retorno financeiro de forma que tenha Foco no seguinte tripé, estando estes em ordem de prioridade:

  1. Aumentar o rendimento
  2. Diminuir inventário (estoques)
  3. Reduzir despesas operacionais, sendo este explicado no sentido figurado da seguinte forma: “... como um custo para abrir portas e gerar idéias”.

Em resumo a nova TOC pode ser explicada através do seguinte esquema:

[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (126.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com