TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DAS RESTRIÇÕES (TOC)

Por:   •  1/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA DAS RESTRIÇÕES (TOC)

A Teoria das Restrições (TOC) tem como objetivo maximização dos lucros de uma organização. É uma ferramenta gerencial aplicada na identificação e solução de problemas (gargalos; restrições) dos recursos existentes. Parte do princípio de que a maioria dos problemas da organização são causados poucos, ou somente um único fator, quando descobrimos quais são esses fatores podemos resolver os gargalos com maior eficiência e eficácia.

A capacidade de produção do produto é medida pela área de menor agilidade de ser produzida, o que acarreta em atraso na cadeia de suprimentos, ou seja, preciso encontrar dentro da minha empresa o ponto mais fraco da minha produção, chamamos de gargalo.

O gargalo é o setor ou pessoa que recebe uma carga maior do que é capaz de produzir identificando a restrição. Depois de identificada é necessário verificar quais e quanto dos outros recursos são mais fortes do que a minha restrição, pois não adianta fortalecer os outros elos se o mais fraco poderá se romper primeiro, todo o esforços para melhorar os outros elos será um desperdício. É necessário sempre tentar melhorar essa restrição, não desperdiçando e tentando aumentar a sua capacidade,

Todos os outros recursos devem ser maiores do que a restrição, mais não muito, se forem muito maiores, estão sendo desperdiçados, pois não irá conseguir transforma-los em ganho, que acaba diminuindo o lucro com o aumento da despesa, não produzindo o produto completo por causa do gargalo,

O objetivo da empresa é gerar lucro, para garantir a sobrevivência da organização no mercado. Para aumentar o lucro é necessário aumentar a receita e diminuir a despesa, o aumento da receita geralmente é o último passo tomado por questão da concorrência e nem sempre o cliente está disposto a pagar pelo valor exigido, por isso é mais do que necessário analisar todo o processo e ver onde podemos diminuir nossas receitas para gerar maior capacidade de produção, e por isso o TOC se faz tão importante, pois sabendo qual minha restrição devemos focar naquela área buscando sempre evitar que haja um gargalo, ainda mais num mundo cada vez mais dinâmico, a qual além do consumidor ser exigente a concorrência também é muito grande querendo tomar cliente, por isso se busca formas de trazer produtividade implementando contínuas melhorias ao processo de produção e consequentemente, aumentando o lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com