TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOPOGRAFIA - ELABORAÇÃO DE PLANTA TOPOGRÁFICA

Por:   •  1/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

. O levantamento topográfico tem como objetivo a representação planimétrica ou altimétrica em carta ou planta dos pontos notáveis, assim como dos acidentes geográficos e outros pormenores de relevo de uma porção de terreno que se tornará planta do local onde a obra será realizada. O processo é dividido em algumas fases, são elas: coleta, processamento e tratamento de dados, disposição e gerenciamento das informações coletadas, que deverá compor relatório e planta da área. (GOEKING,2011).

Este trabalho tem como principal finalidade, descrever as etapas de um levantamento topográfico de uma determinada área do município de Marechal Deodoro.

No levantamento planimétrico é feito o levantamento (cadastram-se pontos com uma estação total ou outro aparelho de medição topográfica) do perímetro da área a ser estudada e também das edificações que se tem na área, nascentes, cercas, muros, árvores e tudo que possa ser necessário. Leva-se pra escritório e desenha-se essa área. Já o altimétrico, registra o grau de declividade do terreno, ilustrando o desenho com curvas de nível. Numa planta topográfica, uma curva de nível caracteriza-se como uma linha imaginária que une todos os pontos de igual altitude de uma região representada.

O processo descrito é muito importante para a execução do projeto e da obra. Visto que um bom levantamento topográfico fornece informações precisas e essenciais ao projeto.

2. OBJETIVO

Interpretar e analisar os dados da tabela que foi fornecida, com o propósito de realizar o levantamento planialtimétrico desses dados referente a um terreno, além de representar graficamente através da planta topográfica, todas as informações relevantes sobre o local, como as coordenadas geográficas, os elementos existentes, os pontos cotados, as dimensões, descrição detalhada do lugar, utilizando a poligonação e irradiamento, como métodos de levantamento.

3. EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

Para a realização do levantamento planialtimétrico foram necessários os seguintes equipamentos:

· Estação total: Equipamento para medições topográficas, que faz medições de ângulos verticais, horizontais e também de distâncias lineares.

· Prisma: Destinado à reflexão do sinal emitido por um distanciômetro ou uma estação total.

· Bastão: Instrumento que serve para elevar o ponto topográfico com o objetivo de torná-lo visível. Possui encaixe ou rosca para adaptação de antena GPS ou prisma.

· Tripé: Três pernas de altura regulável para o apoio do nível.

· Fita métrica: Instrumento utilizado para medições diretas de distâncias.

· Estacas de Madeira: Utilizadas na fixação dos pontos de segurança.

· Piquetes: Pequena estaca, em geral de madeira, que é fincada ao solo com a finalidade de demarcar pontos de um terreno.

· Sombreiro: Utilizado na proteção da estação total contra o sol.

· Marreta: Utilizada para fincar os piquetes no solo.

Ainda foram usados outros acessórios como: facão, pregos, tinta, pincel prancheta, lápis, e calculadora.

4. PROCEDIMENTO DE CAMPO

O procedimento de campo consiste em partir de pontos da Rede Geodésica Oficial ou determinado por medições com a tecnologia GMSS. A Estação Total é estacionada em um tripé para mantê-la fixa neste local. O operador, então, deve nivelar a Estação. Logo, é feita duas leituras de ré de um ponto conhecido, onde um auxiliar vai estar segurando o prisma que está colocado no bastão. Deve-se nivelar o bastão também, para que haja maior precisão na leitura. Feita a leitura de ré, o operador vai abrir um determinado ângulo e visar o ponto a seguir, tendo assim a leitura de vante. Assim, a Estação Total é remanejada para o próximo ponto, onde é feita uma leitura de ré no ponto anterior e uma leitura de vante no ponto seguinte. E assim é repetido o processo até a poligonal estar fechada. Para medir os ângulos e as distâncias nesse caso, a medição do mesmo ponto foi realizada quatro vezes, com o objetivo de diminuir os erros.

Já no levantamento por irradiação, a estação é posta num ponto já definido da poligonal e são feitas leituras únicas para vários pontos ao longo do campo, para determinação de detalhes, como campo de futebol, estradas, cercas e rios. É então anotado o ângulo, a distância e o ângulo zenital. Os números de irradiamentos devem ser o quanto for necessário para determinar os detalhes necessários. Se não for possível visualizar todo o ambiente desejado de um só ponto da poligonal, deve se estacionar a estação em um outro ponto para que os outros detalhes sejam visualizados.

5. MÉTODOS DE LEVANTAMENTO

5.1 Poligonação

5.1.1 Descrição do método

A poligonação é um dos métodos mais utilizados pela topografia para a determinação de coordenadas de pontos, principalmente para a determinação de pontos

de apoio planimétricos. Uma poligonal é uma série de linhas consecutivas cujos comprimentos e direções são obtidos através de medições em campo. Para se realizar o cálculo e o ajuste de uma poligonal deve-se determinar as coordenadas do ponto de partida, a orientação da poligonal, calcular o erro de fechamento angular pelo somatório dos ângulos externos ou internos, distribuir o erro de fechamento angular pelos vértices da poligonal, calcular os azimutes, as coordenadas parciais (X,Y), o erro de fechamento linear e as coordenadas definitivas (XC, YC). (VEIGA, 2012).

Este é o método utilizado no levantamento de superfícies relativamente grandes e de relevo acidentado. Requer uma quantidade maior de medidas, porém, oferece maior confiabilidade no que diz respeito aos resultados. O método em questão inclui as seguintes etapas:

· Reconhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com