TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO:

Por:   •  2/9/2017  •  Resenha  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ÁLVARO JUNIOR ALVES 5133408

AMANDA FERREIRA DE SOUSA CAIXETA 5135107

BRUNO MAHLER ARAÚJO RIBEIRO 1079881

IAGO ALVES GARCIA 5132929

RAFAELLA PARREIRA MACIEL 5133310

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO:

POLIGONAÇÃO OU CAMINHAMENTO

UBERLÂNDIA – MG

 2016

ÁLVARO JUNIOR ALVES 5133408

AMANDA FERREIRA DE SOUSA CAIXETA 5135107

BRUNO MAHLER ARAÚJO RIBEIRO 1079881

IAGO ALVES GARCIA 5132929

RAFAELLA PARREIRA MACIEL 5133310

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO:

POLIGONAÇÃO OU CAMINHAMENTO

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Geomática, do 4° período do curso de Engenharia Civil.

Orientadores: Pedro de Almeida Carisio.

                     

        

UBERLÂNDIA – MG

 2016


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

1.1        OBJETIVOS        4

2        METODOLOGIA        5

3        resultados        6

4        CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9



  1. INTRODUÇÃO

O levantamento topográfico planimétrico é uma série de procedimentos que visam a representação gráfica da área de um terreno, sem considerar o relevo, por meio da obtenção de informações como ângulos e distâncias. Antes de qualquer levantamento, é necessário que se faça um reconhecimento prévio do terreno a ser trabalhado, demarcar os vértices da poligonal e definir qual o melhor método a ser utilizado.

Dentre alguns dos métodos, a poligonação é a mais empregada para determinação de coordenadas de pontos em Topografia. Uma poligonal é definida como uma série de linhas (segmentos) onde são conhecidos os comprimentos e medições. De acordo com Andrade, Júnior e Neto (2014, p.59) “O método do caminhamento é realizado através de cada vértice da poligonal topográfica, medindo-se ângulos e distâncias, percorrendo-se (caminhando) para outro vértice, fazendo-se o mesmo procedimento”.

Dessa forma, para que se defina uma poligonal a ser trabalhada, devem-se conhecer os ângulos e as distâncias entre seus segmentos. Os instrumentos básicos para a realização da poligonação são: teodolito, nível de luneta e trena. A baliza e o nível de cantoneira são acessórios que também poderão ser utilizados durante o processo. Veiga, Zanetti e Faggion (2012, p.140) resumem o procedimento da seguinte maneira: “Estaciona-se o equipamento na estação onde serão efetuadas as medições, faz-se a pontaria na estação ré e depois faz-se a pontaria na estação vante, obtendo o ângulo externo”.

  1. OBJETIVOS

Realizar um levantamento topográfico planimétrico através do método da poligonação (caminhamento).


  1. METODOLOGIA

O método do caminhamento é feito através de cada vértice da poligonal topográfica, medindo-se ângulos e distâncias, caminhando para o outro vértice. Para iniciar o processo de um levantamento, em primeiro lugar é necessário que se faça o reconhecimento do terreno. Para a obtenção dos ângulos externos, o caminhamento foi realizado no sentido horário.

Foram marcados três pontos como sendo os vértices da poligonal desejada, com o auxílio de piquetes. Estacionou-se o teodolito no ponto 0 (zero) e fez-se os devidos ajustes. A próxima etapa seria, através de uma bússola, determinar o norte magnético para calcular o azimute magnético do alinhamento 0-1. O azimute do alinhamento 0-1, no entanto, foi determinado pelo professor em sala de aula. Em um polígono de três vértices, como feito, o ponto 0 (zero) começa sendo a “estação”, o ponto 2 (dois) a “ré” e o 1 (um) a “vante”. Colocou-se um ajudante em cada ponto topográfico para segurar a baliza, mirou-se o teodolito na ré (ponto 2), zerando o ângulo horizontal do instrumento e, logo após, mirou-se na vante (ponto 1), obtendo assim o ângulo externo. Com a ajuda de uma trena, mediu-se a distância entre o segmento 0-1. Em seguida, o teodolito foi estacionado no ponto 1 (um), sendo assim, o ponto 0 (zero) passou a ser a ré e o ponto 2 (dois) a vante. Mirou na ré, zerou o ângulo horizontal do teodolito e mirou na vante, obtendo, mais uma vez, o ângulo externo. O processo foi realizado da mesma forma em todos os pontos, estacionando o teodolito e obtendo os ângulos e distâncias desejadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (339.4 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com