TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ARTIGO CUSTOS

Por:   •  28/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

Analise de SWOT

Para fazer análise de cenário em que a empresa atua, do seu ambiente de crescimento e do seu alinhamento estratégico com o setor, realizou-se um diagnóstico das características da BL Pneus utilizando a ferramenta análise SWOT que contempla seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades, conforme é apresentado na figura a seguir.

                        

Forças

Fraquezas

Fornecedores consolidados no mercado

Estrutura física limitada

Grande quantidade de fornecedores

Rotatividade de funcionários

Parcerias

Limitação de equipamentos

Fidelização de clientes

Preço dos concorrentes

Oportunidades

Ameaças

Boa localização geográfica

Qualidade dos serviços

Aumento do público alvo

Oscilação da moeda mundial

Marketing Agressivo

Concorrentes de maior porte

Por meio de observação e entrevistas com os gerentes, foram identificadas as forças da empresa em relação ao negócio de pneus de carga, sendo as principais:

  • Fornecedores consolidados no mercado: Com fornecedores consolidados as compras tendem a ser mais segura e com maior qualidade na entrega.

  • Grande quantidade de fornecedores: Vantagem para a empresa conseguir o produto com o melhor preço de mercado.

  • Parcerias: A empresa presta serviço para taxistas, seguradoras, motoristas de aplicativos e empresas de vendas de veículos de seminovos, assim proporciona um alto volume de vendas e uma boa frequência de serviços.
  • Fidelização de clientes: Vantagens especiais para clientes (redução no preço dos serviços), para que os mesmos retornem com maior frequência.

Neste item, descrevem-se as principais fragilidades encontradas na empresa, considerando o ambiente interno:

  • Estrutura física limitada: Com a Estrutura física limitada, faz com o que o número de serviços realizados por dia seja limitado, assim limitando o aumento do faturamento da empresa.

  • Rotatividade de funcionários: Empresa tem uma grande rotatividade de funcionários, a grande maioria deles não são proativos e com pouca higiene, assim gera uma alta rotatividade de funcionários.

  • Limitação de equipamentos: A empresa atualmente contem dois elevadores de carro, assim o prazo de entrega dos serviços aumenta, devido a quantidade de equipamentos limitada e os serviços realizados com esses equipamentos.
  • Preço dos concorrentes: O preço da empresa em vista dos concorrentes é um preço acima da media por conta que o produto tem um maior tempo de garantia, assim o preço é uma fraqueza da loja.

A seguir, descrevem-se as oportunidades identificadas no negócio de pneus.

  • Boa localização geográfica: A empresa fica localizada em uma avenida muito movimentada, perto de revendas de carros novos e seminovos, e na frente da loja tem um posto de gasolina, devido a esses pontos, a loja é bem vista pelo seu público, assim a localização é uma oportunidade de crescimento para a empresa.
  • Aumento do público alvo: A frota de veículos em fortaleza é a maior do nordeste, teve um crescimento médio de 4% ao ano nos últimos 3 anos, assim a quantidade de carros em circulação na capital do ceara é muito grande, devido a isso, aumenta o público alvo da empresa.  
  • Marketing Agressivo: Falta de marketing agressivo, isto é, falta de ações de marketing para a atração de novos clientes.

Neste item, descrevem-se as ameaças identificadas no setor de pneus de carga por meio do estudo realizado.

  • Qualidade dos serviços: Com a grande rotatividade dos funcionários, fica difícil ter sempre a mesma qualidade nos serviços prestados pela loja.

  • Oscilação da moeda mundial: a oscilação da moeda mundial afeta diretamente a economia e a situação das empresas que vendem produtos importados. No cenário atual com o dólar apreciado, os produtos importados tornam-se mais caros, consequentemente aumenta o custo para as importadoras, assim o produto chega ao cliente com um preço maior do que o normal.
  • Concorrentes de maior porte: Empresas de grande porte fazem com o que o custo do produto seja menor para elas, assim conseguem vender os pneus com um preço bem mais a baixo do normal, devido a isso, é uma ameaça para as empresas de pequeno porte.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com