TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Custos

Artigos Científicos: Trabalho De Custos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  843 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E MECÂNICA

HISTÓRICO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS E DOS MÉTODOS DE CUSTEIO

São Luís

2013

Comente a seguintes frases:

1). Pode-se dizer que todas as técnicas de contabilidade industrial desenvolvidas referiam-se as praticas utilizadas nas empresas. Essas praticas foram aperfeiçoadas e se tornaram publicações, de certa forma começaram a se tornar padrões amplamente difundidos.

Resposta: Sim, pois as empresas necessitavam de informações contábeis diferentes daquelas desenvolvidas pelas empresas comerciais, e com isso passaram a desenvolver técnicas contábeis que depois passaram a ser desenvolvidas e se tornaram publicações.

2). Você concorda com o argumento de algumas correntes que estabelecem que a contabilidade no Brasil, por adotar o critério de apresentação econômica das demonstrações financeiras, estaria mais vulnerável do que, por exemplo, a contabilidade norte americana (Fasb), que adota o critério financeiro.

Resposta: Sim, pois o método de custeio típico das empresas nos anos 80 era o método por absorção, e o critério de distribuição dos custos indiretos dos departamentos para os produtos era a mão-de-obra direta. Em virtude dessa distribuição, os gerentes se esforçaram para reduzir os custos da mão-de-obra direta e, com isso, as despesas gerais foram legadas a segundo plano, ocasionando grande distorção no resultado dos cálculos dos custos dos produtos fabricados. Portanto, a imprecisão do método utilizado levou grande parte dos gerentes a tomar decisões errôneas que não ajudaram a melhorar a situação das empresas. Dessa maneira, os sistemas de contabilidade de custos e de controle gerencial não forneciam, com a precisão necessária, medidas da eficiência e rentabilidade das transações internamente administradas. Em conseqüência disso, as grandes empresas tornaram-se vulneráveis.

3). É possível conjugar os objetivos dos administradores das corporações que consideram a contabilidade de custo um instrumento de tomada de decisão (instrumento gerencial), com o objetivo dos contadores e estudiosos da contabilidade que consideram a contabilidade de custos um instrumento de mensuração monetária dos estoques dos resultados.

Resposta: Não, porque por causa dessas características, esse custo calculado pelos contadores, ainda de forma bastante simplista, não servia para fornecer dados confiáveis à administração. Esse tipo de contabilidade de custos com objetivos financeiros permaneceu em uso nas corporações até os anos 80, quando voltou-se a discutir a necessidade de uma contabilidade gerencial, para geração de informações que apoiassem a tomada de decisões internas.

4). Qual foi a consequência direta da inadequação dos métodos de custeio tradicionais dos anos 50 em relação as novas exigências das empresas dos anos 80.

Resposta: A inadequação dos métodos tradicionais de custeio ocorreu por terem se tornado obsoleto, já que a nova empresa da década de 1980 possuía características bem diferentes daquelas do passado. A filosofia da integração vertical e da rigidez dos processos produtivos evoluiu para uma filosofia de horizontalização, flexibilidade de processos, diversidade de produtos e procedimentos. Podem ser destacadas outras mudanças, tais como: melhorias de qualidade, estoques reduzidos, processo de produção mais eficiente e crescente automação.

5). Faça um breve comentário sobre os seguintes métodos alternativos surgidos como decorrência das necessidades adicionais da empresa dos anos 80?

A) ABC

O método ABC, método esse de custeio baseado em atividades surgiu das pesquisas do grupo Cami (computer-aided manufacturing international), em 1986, que era formado por um consórcio de corporações industriais, empresas de consultoria contábil e agências governamentais. Esse grupo teve como meta redefinir o papel do gerenciamento dos custos em indústrias de tecnologia avançada. O grupo de pesquisadores do Cami constatou que os gestores necessitavam de informações mais precisas, atualizadas e devidamente formatadas, para atendê-los no processo de tomada de decisões, verificando, também, que os métodos de gerenciamento de custos deviam ser reformulados, para fornecer informações sobre custos, não somente no nível operacional, mas também e principalmente, no nível estratégico.

B) UEP

O método de custeio UEP (unidades de esforço de produção), surgiu em 1980. Esse sistema tem suas origens no método GP, que foi desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial, período no qual o francês Georges Perin dedicou-se ao estudo de uma unidade única para medir produções diversificadas, denominando-o GP letras de suas iniciais.

C) TOC

Outro método de custeio que foi recentemente desenvolvido foi o da contabilidade de ganhos. Criado por Eliyahu M. Goldratt, nos Estados Unidos, na segunda metade da década de 1980, toma como base a teoria das restrições (TOC). A contabilidade de ganhos só é implementada pelas empresas que utilizam a filosofia do TOC .Esse método calcula o ganho do produto um índice parecido com a margem de contribuição do custeio variável.

6). Quais foram os 4 estágios pelos quais passou a contabilidade e a gestão de custos entre os anos 70 e 80 ?

Resposta:

Paradigma A Paradigma B Paradigma C Paradigma D

Revolução industrial Cost volume

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com