TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO BOMBEIO MECÂNICO

Por:   •  12/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO

ELEVAÇÃO ARTIFICIAL DO PETROLEO

(BOMBEIO MECANICO HASTES )

Rio de janeiro, 12 de janeiro de 2016.

  1. INTRODUÇÃO

Quando a pressão do reservatório é suficientemente elevada, os fluidos nele contido alcançam livremente a superfície, dizendo-se que são produzidos por elevação natural. Os poços que produzem desta forma são denominados de poços surgentes.

Quando a pressão do reservatório é relativamente baixa, os fluidos não alcançam a superfície sem que sejam utilizados meios artificiais para eleva-los.o mesmo ocorrer no final da vida produtiva por surgência ou quando ou quando a vazão do poço esta muito baixa do que poderia produzir , necessitando de uma suplementação de energia natural através de “elevação artificial”. Utilizando equipamentos específicos reduz-se s pressão de fluxo no fundo do poço ,com o consequente aumento do diferencial de pressão sobre o reservatório, resultando em um aumento de vazão(THOMAS, 2004).

Os métodos de elevação artificiais mais comuns na indústria de petróleo são :

- gas-lift continuo e intermitente (GLC e GLI);

- bombeio Centrifugo Submerso (BCS);

-bombeio Mecânico com Hastes (BM);

-bombeio por Cavidades Progressivas (BCP);

A seleção do melhor método de elevação para um determinado poço ou campo depende de vários fatores. Os principais a serem considerados são : número de poços, diâmetro do revestimento produção de areia , razão gás-liquido , vazão, profundidade do reservatório, viscosidade dos fluido, mecanismo de produção do reservatório, disponibilidade de energia, acesso aos poços , distancias dos poços às estações ou plataformas de produção , equipamento disponível, pessoal treinado, investimento, custo operacional, segurança entre outros(THOMAS, 2004).

Cada método apresenta vantagens e desvantagens, mas neste trabalho destacaremos p bombeio mecânico com hastes por ser o método mais conhecido e utilizado em todo mundo.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Esclarecer como é feita a produção de petróleo através da utilização do método de bombeio mecânico com hastes facilitando o entendimento das pessoas sobre o seu funcionamento.

2.2 Objetivos Específicos

  • Compreender de maneira efetiva o funcionamento do bombeio mecânico por hastes.
  • Conseguir passar um entendimento para as pessoas de maneira clara e objetiva sobre o assunto

3.  DESENVOLVIMENTO

Bombeio mecânico (Suker Rod pumping) método de elevação artificial que utiliza uma bomba alternativa de superfície acionada por uma coluna de hastes que se estende até superfície (dicionário do petróleo ).

Este método é o mais conhecido e utilizado em todo mundo popularmente conhecido como bombeio com “cavalo de pau”. Pode ser utilizado para elevar vazões médias do poços rasos.Para grandes profundidades , só consegue elevar baixas vazões.É razoavelmente problemático em poços que produzem areia, em poços desviados e em poços onde parte do gás produzido passa pela bomba.

O principio de funcionamento é a transformação do movimento rotativo de um motor em movimento alternativo, que através das hastes de uma coluna transmite este movimento para o fundo do poço, acionando uma bomba que eleva os fluidos ate a superfície (CARDOSO, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com