TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FUNDAÇÕES

Por:   •  3/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÕES

Professor: Luis Fernando Farah de Araújo

Felipe de Guimaraens Tenório Carvalho

Henrique Reis Rachid

Lucas Eduardo do Carmo Assis

Natan Massara Joanes

Nikolas Amaral Porichis

Pedro Henrique Ferreira Guimarães Barros

Turma CA

Belo Horizonte

Dezembro/2016

RESUMO

O trabalho foi feito com o intuito de descrever e explicar os motivos pelos quais a fundação da obra visitada foi escolhida. Visando justificar em torno dos temas de segurança, custo e técnica. A obra visitada pelo grupo se localiza na Avenida Mario Werneck Nº90 bairro buritis. Ela é de responsabilidade da empresa EPO e a sua fundação está sendo executada sob consultoria da Sergio Velloso Engenheiros e consultores. A técnica de fundação adotada foi tubulão à céu aberto, devido as dificuldades geográficas que influenciaram na segurança de execução e na logistica de operação.

No trabalho, inicialmente explanou-se a localização exata da obra e situação geológica que está inserida, em seguida descreveu – se o que é um tubulão à céu aberto, discorrendo sobre suas características e método executivo. Toda esta parte teórica é baseada em bibliografias que por sua vez são embasadas nas Normas Técnicas Brasileiras.

Com o contexto construído iniciou-se um detalhamento sobre o que levou os engenheiros responsáveis a optarem por esta técnica, visando os pontos de vista de custo, técnica e segurança.

1. INTRODUÇÃO

Para escolha da fundação a ser adotada, avaliou-se em primeiro lugar a topografia do terreno. Sendo está pouco favorável ao acesso de quaisquer que fosse o equipamento (hélice contínua, trado mecânico e etc). Chegou-se a conclusão então, que para execução da terraplanagem, e acerto do terreno a ponto de deixá-lo apto a receber tais máquinas, teria um aumento no custo muito elevado, inviabilizando o projeto. Desta forma a opção mais barata e segura seria a execução da fundação manual tipo tubulão. Feito todos os estudos baseados no SPT, percebeu-se que o solo favorecia a esse tipo de fundação, pois na realização da sondagem não foi encontrado o N.A (Nível de água), fator que favorece ainda mais, a segurança na escavação desses tubulões. O solo por se tratar de um silte argiloso bastante resistente, também apresenta boa estabilidade.

Foto 1: Vista do terreno onde será realizada a edificação.

Fonte: Os autores (2016).

2. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EMPREENDIMENTO

A obra do edifício Veredas empresarial, se localiza na Avenida Mario Werneck, nº 90, bairro Estoril, Belo Horizonte, Minas Gerais.

A Referência de nível usada para início da marcação do empreendimento foi escolhida no passeio da Avenida Mário Werneck, e foi fixada a cota de 1020m, valor esse que representa que o RN da obra se situa à 1020m acima do nível do mar.

Latitude: 19º 97’ O

Longitude: 43º 95’ S

Toda marcação da fundação foi feita em altitudes inferiores a do RN.

Imagem 1: Localização regional do empreendimento.

Fonte: GOOGLE MAPS

Imagem 2: Localização regional do empreendimento.

FONTE: GOOGLE MAPS

Imagem 3: Localização regional do empreendimento via satélite.

FONTE: GOOGLE MAPS SATÉLITE

3. ANÁLISE GEOTÉCNICA

Em uma primeira análise no local do lote constatamos ser um terreno bem íngreme, localizado em uma região alta da cidade, para uma melhor análise geotécnica do terreno foram feitas 6 perfurações de sondagem SPT. Os dados destas perfurações estão representados nos boletins de sondagem a seguir:

Como podemos ver o solo encontrado no terreno foi de predominância um solo silte argiloso (solo residual de filito), este tipo de solo é o mais encontrado na região do bairro buritis, região onde será executado o empreendimento. Solos do tipo argilosos são solos mais estáveis pois possuem coesão, sendo assim mais seguros para escavações. Já os solos arenosos, os quais não possuem coesão, não são estáveis e assim correm risco de desmoronamento ou fechamento da escavação.

Podemos analisar também que o Nspt da sondagem é bem grande em profundidades pequenas, o que demonstra que o solo no local é bem resistente e bem duro. Alguns equipamentos não conseguem perfurar este tipo de terreno, o que inviabiliza alguns tipos de fundações.

Também podemos observar que no ensaio de sondagem SPT não foi encontrado nível do lençol freático, o que é algo positivo pois também garante a estabilidade de escavações.

Esta análise geotécnica é algo essencial para qualquer tipo de empreendimento, uma análise bem feita garante a segurança da construção juntamente com a economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com