TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ERGONÔMICO

Tese: TRABALHO ERGONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Tese  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE ERGONOMIA II

Introdução:Relação dotrabalho que envolve os membrossuperiores, Lesão por Esforços Repetitivos.

LER: Lesões por Esforços Repetitivos. São doenças do trabalho, típicas da atividade intensa e repetitiva provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa os ossos, nervos, músculos e tendões. Principalmente os membros superiores, mãos, punhos, braços e antebraços, ombros e coluna cervical.Causadas por esforço repetitivo devido a má postura, stress ou trabalho excessivo. Também certos esportes se praticados intensivamente podem causar LER.

Uma LER pode ser adquirida tanto dentro quanto fora do trabalho.

Exemplo: dona de casa adquiri síndrome do manguito, devido aos esforços repetitivos e nadadores também se encaixam nesta doença.

Prevenir o aparecimento do problema é a melhor maneira de lidar com ele, para isso o trabalhador deve fazer pausas entre atividades muito repetitivas durante todo o dia, fazendo alongamento e outros exercícios a cada pausa a fim de exercitar cada região do corpo. Isso faz com que a circulação sanguínea acelere e consequentemente aumente o nível de oxigênio disponível para os músculos trabalharem corretamente.

Riscos da Ergonomia: “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Como sabemos Ergonomia e a ciência que estuda de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Factores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador.

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 9 (NR-9) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho, que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

Há ainda os riscos ergonômicos, que surgem, são gerados principalmente pela postura irregular dos profissionais de enfermagem em situações como movimentações de pacientes, flexões da coluna frequentes, entre outros. Independente de qualquer profissão ou ate mesmo no lar próprio o ser humano adquire a LER, devido sobre a falta de conhecimento sobre ergonomia. A postura errada em frente ao computador, a forma que levanta um objeto de peso sobre valente, trabalhando em pé por muito tempo na mesma posição. Todas essas atividades e demais, se não tiver pausas descansos, com certeza futuramente o organismo estará muito debilitado.

Conclusão: Para evitar que essas situações comprometam a atividade, é necessário adequar as condições de trabalho ao homem. Essa adequação pode ser obtida por meio de modernização de máquinas e equipamentos, uso de ferramentas adequadas, alterações no ritmo de tarefas, treinamentos, postura adequada, simplificação e diversificação do trabalho, entre outros, e um local de trabalho limpo e organizado, com pessoas conscientes de suas responsabilidades, é fundamental para minimizar os acidentes de trabalho, assim estará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com