TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE LUTERANA DE SANTARÉM

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

[pic 1]

[pic 2]

Compartilhe o Bem, Doe Sangue!

Santarém

2017

[pic 3]

[pic 4]

Compartilhe o Bem, Doe Sangue!

[pic 5]

Orientador: Prof.ª Loreni Bruch Dutra

Santarém

2017

Resumo[pic 6]

Faz-se necessárias campanhas no município visando contribuir para a manutenção do estoque de sangue do Hemocentro. Com ações de caráter motivador e educacional pretende-se formar multiplicadores das informações sobre doação de sangue. Cada acadêmico, de acordo com as suas potencialidades, ficou responsável por desenvolver uma ação dentro do projeto. Os acadêmicos irão participar da campanha de doação e ajudarão no dia da doação assim como demais voluntários. Os doadores ficarão sabendo da campanha pelos acadêmicos participantes, por cartazes informativos e panfletos distribuídos. O desenvolvimento desta temática visa, conseguir uma máxima coleta no município e ajudando a diminuir as faltas no banco de sangue da região. Incentivando o exercício da cidadania e reforçando o vínculo com a responsabilidade social da instituição de ensino e que demonstraram receptividade ao assunto. A atividade desenvolvida irá despertar nos estudantes a compreensão de que a doação de sangue é um ato de cidadania e solidariedade, tendo em vista que muitos podem até se tornar doadores.

Palavras – chave: doação de sangue; educação; solidariedade

Abstract Campaigns are necessary in the municipality aiming to contribute to the maintenance of the blood stock of the Blood Center. With actions of motivating and educational character is intended to train multipliers of the information on blood donation. Each academic, per their potentialities, was responsible for developing an action within the project. Scholars will participate in the donation campaign and will assist on the day of the donation as well as other volunteers. Donors will hear about the campaign by participating academics, informative posters, and distributed pamphlets. The development of this theme aims to achieve maximum collection in the municipality and helping to reduce faults in the region's blood bank. Encouraging the exercise of citizenship and reinforcing the link with the social responsibility of the educational institution and that have demonstrated receptivity to the subject. The activity developed will awaken in the students the understanding that blood donation is an act of citizenship and solidarity, since many may even become donors.

  Key - words: blood donation; education; solidarity

SUMÁRIO[pic 7]

  1. INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------5
  2. JUSTIFICATIVA -----------------------------------------------------------------------6
  3. OBJETIVO GERAL -------------------------------------------------------------------7        3.1 Objetivos Específicos ------------------------------------------------------------7
  4. PÚBLICO ALVO -----------------------------------------------------------------------7
  5. LOCAL -----------------------------------------------------------------------------------7
  6. METODOLOGIA -------------------------------------------------------------------- 8
  7. CRONOGRAMA -------------------------------------------------------------------- 9
  8. RECURSOS ------------------------------------------------------------------------- 10       8.1 Recursos humanos ------------------------------------------------------------ 10      8.2 Recursos materiais ------------------------------------------------------------ 10
  9. Avaliação do Rendimento--------------------------------------------------------11
  10. Conclusão------------------------------------------------------------------------------12
  11. Referências----------------------------------------------------------------------------13

Introdução

O sangue é um tecido líquido que circula pelo corpo, carregando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos (LEAVELL e TROUPH, 1979, SMELTZER E BARE, 2002). Até hoje não existe nenhum substituto para o sangue, portanto o doador é a única fonte de sangue para quem necessita de seus hemocomponentes ou hemoderivados.

A ciência avançou muito e fez várias descobertas na área da saúde, porém quando uma pessoa precisa de uma transfusão sanguínea, ela só pode contar com a solidariedade de outras pessoas (MOURA et al, 2006). Há várias situações que a transfusão se faz vital, como nas pacientes vítimas de acidentes de trânsitos, pacientes com grandes queimaduras, pacientes hemofílicos, anêmicos, com problemas de coagulação sanguínea e outras situações de emergência. Historicamente a doação de sangue é acompanhada por mitos e tabus, advindos de uma época em que a qualificação técnica-científica era incipiente. A cultura brasileira tem se mostrado adversa à doação voluntária, habitual e espontânea de sangue em decorrência de mitos, preconceitos e tabus socialmente arraigados, contexto sociocultural resultante de inúmeros e interligados fatores que permeiam a evolução da política de sangue e sua implementação no país. A partir de 1970, o cenário foi se aperfeiçoando e atualmente os serviços de hemoterapia são seguros e confiáveis, baseados em conhecimentos técnico científicos de ponta. A busca por doadores tem se constituído uma preocupação constante das autoridades sanitárias. A Organização Mundial de Saúde – OMS preconiza (objetivando atender a demanda transfusional de cada país) que 3% a 5% da população com idade entre 18 e 65 anos sejam doadoras voluntárias de sangue. A quantidade total de doadores de sangue no Brasil corresponde, a cada ano, a menos de 1% da população.  

Justificativa

A doação de sangue é atualmente regulamentada pela Portaria nº 343/2002, do Ministério da Saúde, que estabelece e ratifica o disposto na Constituição Federal em vigor, enfatizando que a doação de sangue deve ser altruísta, voluntária e não gratificada direta ou indiretamente.

No mundo inteiro, a demanda por transfusões de sangue tem aumentado à medida que cresce o número de acidentes, violência e doenças. A doação de sangue é um problema nacional e que não pode se esgotar em um projeto pontual. Naturalmente doa-se sangue porque alguém dele precisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com