TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO TÓPICOS

Por:   •  27/11/2018  •  Ensaio  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

1 RESUMO

No projeto, o torno mecânico será submetido a uma carga nominal especifica para esse componente afim de confirmar sua resistência mecânica. É valido ressaltar que ensaio foi feito no ponto mais requisitado da peça, assim, conseguiremos analisar de forma real o comportamento da mesma.

As análises feitas foram as seguintes, primeiro verificou-se a carga nominal do torno mecânico aplicando uma força de 5000 N. Logo após esse ensaio, aplicamos uma força cinquenta vezes maior que a sua carga nominal de trabalho, de 7500 N. Após isso, a peça falhou. Para esse projeto foi proposto um novo modelo de peça que resista a essa carga.

2 ABSTRACT

In the project, the mechanical lathe will be subjected to a nominal load specified for this component in order to confirm its mechanical strength. It is worth noting that the essay was done at the most requested point of the piece, so we can analyze the behavior of the same in real way.

The analyses were as follows: first, the nominal load of the mechanical monkey was applied, applying a force of 5000 N. Soon after this assay, we apply a force 50 times greater than its nominal work load, of 7500 N. After that, the piece failed. For this project, a new part model was proposed to resist this load.

3 OBJETIVO

Análise de fadiga de uma peça mecânica e desenvolvimento de uma proposta de solução.

4 INTRODUÇÃO

Hoje, muito se sabe sobre a importância de assegurar a qualidade de uma peça. A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura. Essa propriedade é inerente ao próprio material e deve ser determinada por ensaios. A área de engenharia juntamente com a revolução tecnológica vem investindo consideravelmente em pesquisas e softwares voltados para esses ensaios.

Nesse ensaio é possível fazer um estudo das propriedades mecânicas do material, no qual esses partem todos dos valores de tensão-deformação recolhidos. Geralmente estuda-se a resistência do material empregado no experimento, nos fornecendo dados que permitiram melhor análise do material utilizado no experimento.

A peça ensaiada está ilustrada na figura 1, a mesma foi retirada do livro Desenhista de Máquinas – Protec.

Figura 1 - Torno mecânico ensaiado

Para o trabalho feito, usaremos o software SOLID WORKS, no qual esse nos possibilita realizar ensaios na peça de forma clara e eficaz. Após fazer o desenho da peça de forma correta, especificando o material, no caso do Torno Mecânico AÇO 1020, especificando o tipo de malha, fina ou grossa, e especificando a área de fixação da peça, esse programa nos forneceu o comportamento da peça.

Esse tipo de ensaio mostra-se de muita importância na indústria, pois o não dimensionamento dos produtos podem trazer consequências graves. O primeiro porque gera desperdício de material, maior consumo de energia e baixo desempenho. O segundo porque o produto vai falhar e, além do prejuízo, pode causar sérios acidentes, com danos irreparáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com