TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto das redes sociais na formação da Cidadania em africa

Por:   •  7/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.221 Palavras (17 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 17

O Impacto das redes sociais na formação da cidadania em África

Caso de estudo Bairros de Mahate e Muxara

Ambasse Abacar Tuacale

Pemba, Junho de 2018

O Impacto das redes sociais na formação da cidadania Africana

Caso de estudo Bairros de Mahate e Muxara

Proposta de tema para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade de Ciências Sociais e Politica – Universidade Católica de Moçambique que servira para elaboração da Monografia.

Ambasse Abacar Tuacale – N.º 20/14

Supervisor:

Prof. Dr. Pe. Eduardo A. Roca Oliver

Pemba, Junho de 2018


Índice

O Impacto das redes sociais na formação da cidadania em África: Caso de estudo Bairros de Mahate e Muxara        3

Problema        3

Justificativa        3

Relevância do estudo        3

Objectivos        4

Resumo de fundamento teórico        6

Redes sociais        6

Redes sociais digitais        6

Cidadania        7

Cidadania nas redes sociais        8

Cidadania digital        9

O uso das redes sociais em Moçambique        9

As redes sociais e os seus afectos na vida humana        10

Resumo metodológico        12

Métodos da pesquisa        12

Tipo de pesquisa        12

Universo de estudo        12

Amostra        12

Tipo de amostra        13

Técnicas de colecta de dados        13

Organograma das actividades        14

Orçamento de Despesas        14

Bibliografia        16


O Impacto das redes sociais na formação da cidadania em África: Caso de estudo Bairros de Mahate e Muxara

Problema

O uso estendido de varias redes sociais especialmente entre adolescentes e jovens está marcando pautas de comportamento, modelos de identidade e até impõe referentes que impactam criticamente contra os valores tradicionais e culturais. Ao mesmo tempo certos modelos globalizam-se e com o passar do tempo provocam a progressiva transformação ou então, o desaparecimento dos modelos vigorantes dentro de uma sociedade. Estuda-se neste trabalho o impacto das redes sociais na configuração de um novo modelo de identidade nas camadas juvenis moçambicanas, tomando como referente os bairros de Mahate e Muxara.

Justificativa

A constatação da presença de modelos de identidade social que entram em conflito com os modelos tradicionais, devido em parte ao uso cada vez mais estendido e frequente de determinadas redes sociais, e a necessidade de analisar o impacto destes procedimentos sobre o tecido social africano. Importa salientar aqui o facto de estas redes contar com fracos marcos de controlo de conteúdos e com uma qualidade básica de interacção crescente em que se baseiam, provocando colectivos geradores de modelos de identidade muito poderosos entre os jovens nos bairros humildes e marginais africanos. A assimilação de modelos importados está também ligada com a falta de recursos e condições básicas de desenvolvimento integral. Podendo-se precisar assim um impacto real das redes sociais nos modelos de identidade e desenvolvimento escolhidos pelos jovens para as suas vidas presentes e futuras. Estudar em que medida estes modelos se super põem aos modelos tradicionais ou em que medida estes ficam lesados para poder entender o impacto que referimos.

Este estudo poderá também dar conta do impacto de redes sociais em positivo ou em negativo, face ao desenvolvimento integral que é uma prioridade em África. Também se poderá perceber como determinados conteúdos das redes, de acesso demasiado fácil, pela falta de restrições, podem ser ao longo prazo, determinantes para configurar condutas sociais.

Relevância do estudo

Sendo com que a elaboração desse projecto permite analisar como as redes sociais influenciam o comportamento dos seus usuários dentro da sociedade. Esta influência abrange todas áreas, a partir da política até a área rural, também, pode-se dizer que as redes sociais hoje são imprescindíveis nas relações interpessoais e como um meio de difundir informações em tempo real, isto tudo, faz com que assuma uma relevância significativa no âmbito do curso de Ética, Cidadania e Desenvolvimento, e também pelo facto de configurar novos modelos sociais, em que há muita dependência da tecnologia.

Objectivos

Objectivo geral:

  • Analisar como as redes sociais influenciam e faz mudanças na vida pessoal e social daqueles que usam constantemente nos bairros de Mahate e Muxara (Pemba – Cabo Delgado).

Objectivos específicos

Este estudo, tem como objectivos específicos:

  • Descrever como elas são recebidas pela camada adolescente e juvenil, quais são as dominantes e porquê?
  • Compreender como é a forma de interacção das redes sociais, por parte dos jovens e adolescentes,
  • Apreciar se há mudanças culturais e novos modos de vida influenciadas pelo uso das redes sociais,
  • Apontar a influência destes processos nos dinamismos de desenvolvimento.

Delimitação do tema

De acordo com Marconi e Lakatos (2003, p. 162) “delimitar a pesquisa é estabelecer limites para a investigação”. Sendo o mundo das redes sociais hoje bastante abrangente, nesta investigação optou-se por estudar as redes (o Fecebook e Whatsapp) por serem as de maior popularidade e uso, e pela facilidade de acesso a elas (telefones de baixa gama permitem aceder). O estudo também se limita à camada adolescente e juvenil. Assim de entre todas as redes sociais se estudarão aqui as que um maior impacto visível provocam nestas faixas etárias. Por isso, o tema ficará assim integrado no âmbito da formação da cidadania africana desde as perspectivas sociológica e ética (axiológica).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (236.3 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com