TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto das Redes Sociais na Potência e Comprometimento de Equipes de Trabalho

Por:   •  2/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 6

A sociedade está se organizando a partir dos desenvolvimentos de tecnologias de comunicação e informação. O papel destas tecnologias é otimizar o nosso tempo e fazer um papel de nutrição nas relações humana. Sendo assim, atualmente a era da informação, onde toda esta comunicação se dá de uma forma muito rápida, acessível e volúvel.

Um dos principais efeitos do ciberespaço é acelerar cada vez mais o ritmo de alteração tecno-social, o que torna ainda mais necessária à participação da sociedade na cibercultura (Lévy, 1997).

As adoções das novas tecnologias digitais e a massificação do acesso à população a internet, smartphones e redes sociais estão mudando o foco de nossas relações e criando uma nova dinâmica social. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) já fazem parte da nossa vida, e estão se tornando essenciais para a manutenção de uma sociedade globalizada e atualizada. . Segundo Castells (2001), a internet tornou-se a base tecnológica para a forma organizacional da Era da Informação: a rede.

A penetrabilidade das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) estão em todas as esferas da atividade humana, adentrando nas organizações com a expectativa de criar novos resultados para a competitividade do mercado se tornar maior, e ajudando aos colaboradores das organizações a entenderem melhor a cultura organizacional, as estruturas organizacionais, etc.

A cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhado pelos colaboradores que diferencia uma organização. Esse sistema é um conjunto de características-chave que a organização valoriza. Essa cultura se refere a maneira pela qual os funcionários percebem e diferenciam as características culturais de cada empresa. Essa cultura tem um conceito descritivo, onde os funcionários percebem as características da cultura, e não o fato e gostarem ou não delas, isso é importante porque diferencia esse conceito daquele da satisfação com o trabalho (Robbins, 2005).

A essência da cultura de uma empresa expressa como ela se diferencia no mercado, a maneira de como ela trata seus stakeholders, o grau de comprometimento de seus colaboradores em relação à organização. No fundo, é a cultura que determina a missão e a visão da organização no mercado.

As organizações já estão visando às redes sociais virtuais para aumentar sua visibilidade no mercado. Em um mundo globalizado onde a distância se torna pequena, mas ao mesmo tempo entra em contradição ao ver o quanto a internet tem nos “afastado”, essa necessidade de querer mudar o mundo pode ser a influência desses novos stakeholders (Kotler, Kartajaya, & Setiawan, 2010).

Nesse projeto são discutidas as redes sociais e como podem fomentar o comprometimento e a potência de equipe, que podem sofrer influências positivas ou negativas, que irão fortalecer ou enfraquecer uma equipe de trabalho. Estas influências devem-se à percepção da equipe de que os membros estão capacitados, possuem tempo, recursos, reputação, acesso aos gestores e serão recompensados pelo cumprimento de tarefas e metas.

Sendo as redes sociais virtuais (RSV) grupos ou espaços específicos na internet, que permitem que diversos indivíduos partilhem dados e informações de caráter geral nas mais diversas formas, tais como textos, fotos, imagens, vídeos, arquivos e áudios. Assim como pode-se destacar grupos que são formados por certas peculiaridades, que se conectam para discutir, debater, divulgar e apresentar os mais diversos temas.

Recuero (2009) defende que uma rede social é definida como um conjunto de dois elementos: atores (pessoas, instituições ou grupos) e suas conexões (interações ou laços sociais), onde:

• Atores: podem ser representados por um perfil em uma rede social. São espaços de interações, lugares de fala, construídos pelos atores de forma a expressar elementos de sua personalidade ou individualidade.

• Conexões: As conexões de uma rede social podem ser percebidas de diversas formas e/ou maneiras. Em termos gerais, as conexões em uma rede social são constituídas dos laços sociais, que, por sua vez, são formados através de interações sociais entre os atores.

As RSV são definidas como uma composição social formada por indivíduos que estão interligados por um ou mais tipos de interdependência, que se efetivam em uma interação mediada por TIC (Garton, Haytthornthwaite, & Wellman, 1999). As redes sociais têm a ver com pessoas e relacionamentos entre elas, e não somente com tecnologias. Sua essência é a comunicação e as TIC são elementos que facilitam as interações (Gabriel, 2010).

A conexão fundamental entre as pessoas nas redes sociais se dá através da identidade. Cada indivíduo cria um perfil e a sua identificação na qual descreve um pouco sobre si, suas características e interesses.

Atualmente existem redes sociais de diferentes modalidades como, por exemplo, as redes de relacionamentos, redes profissionais, redes comunitárias, redes políticas, redes internas nas Empresas, dentre outras. Essas redes permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade e como os indivíduos alcançam os seus objetivos, mediante o compartilhamento de conhecimentos, interesses e esforços em busca de um objetivo comum.

A comunidade virtual estabelece diversas relações através dos meios de comunicação a distância, tais como os celulares smartphones. Essa comunidade tem como característica principal a troca de informações de interesses em comum num ambiente virtual. As redes sociais online que estão atualmente no mercado são:

• Facebook, Twitter, Badoo, WhatsApp que são redes de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com