TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DE LAMA GROSSA DE ACIARIA PARA PRODUÇÃO DE PASTA CONDUTORA

Por:   •  17/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.815 Palavras (16 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 16

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

TRATAMENTO DE LAMA GROSSA DE ACIARIA PARA PRODUÇÃO DE PASTA CONDUTORA  

Os objetivos deste trabalho foram descrever o tratamento da lama grossa de aciaria obtida durante o refino do aço e com as microesferas geradas do mesmo, obter um novo material após um processo de cobreamento. O material obtido foi uma pasta condutora para melhor condutividade elétrica de juntas metálicas.

O Aço

 O Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. [4]. O Aço pode ser classificado da seguinte maneira: quanto à constituição microestrutural, composição química, quantidade de carbono e quanto à sua aplicação. O Aço incorpora  elementos químicos, sendo alguns prejudiciais, provenientes da sucata, do mineral ou do combustível empregues em seu processo de fabricação, como o enxofre e o fósforo. O enxofre e o fósforo são elementos prejudicais ao aço pois acabam por intervir nas suas propriedades físicas, deixando-o quebradiço. Outros são adicionados intencionalmente para melhorar algumas características do mesmo como aumentar a sua resistência, ductibilidade, dureza, ou para facilitar algum processo de fabrico, como usinabilidade, que é o caso de elementos de liga como o níquel, o cromo, o molibdênio e outros. No aço comum o teor de impurezas (elementos além do ferro e do carbono) estará sempre abaixo dos 2%. Acima dos 2 até 5% de outros elementos já pode ser considerado aço de baixa-liga, acima de 5% é considerado de alta-liga.  O aço inoxidável é um aço de alta-liga com teores de cromo e de níquel em altas doses (que ultrapassam 20%.) .

O Aço é atualmente a mais importante liga metálica, sendo empregue de forma intensiva em numerosas aplicações tais como máquinas, ferramentas,  construção e etc. Entretanto, a sua utilização está condicionada a determinadas aplicações devido a vantagens técnicas que oferecem outros materiais como o alumínio, empregado no  transporte por sua maior leveza e na construção,  por sua maior resistência a corrosão. O cimento (mesmo combinado com o aço) pela sua maior resistência ao fogo e a cerâmica em aplicações que necessitem de elevadas temperaturas.

 Propriedades do aço

Densidade média: 7860 kg/m³ (ou 7,86 g/cm³)

Coeficiente de expansão térmica: 11,7 10−6 (C°)−1 

Condutividade térmica:52,9 W/m-K

Calor específico: 486 J/kg-K

Resistividade elétrica: 1,6 10−7Ω

Módulo de elasticidade (Módulo de Young) Longitudinal: 210GPa

Módulo de elasticidade (Módulo de Young) transversal:80 Gp

Coeficiente de Poisson: 0,3

Limite de escoamento: 210 MPa

Limite de resistência a tração: 380 Mpa

Alongamento: 25% [5]

Fabricação do Aço

        

O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, coque e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga,  redução,  refino e laminação.

Preparação da carga ou sinterização: grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante é chamado de sinter.

Redução: essas matérias-primas, agora preparadas, são carregadas no alto forno. O ar pré-aquecido a uma temperatura de 1000°C é soprado pela parte de baixo do alto forno. O coque, em contato com o oxigênio, produz calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro, transformando-o em um metal líquido: o ferro-gusa. O gusa é uma liga de ferro e carbono com um teor de carbono elevado.

Refino: etapa em que o aço é tranformado em aço líquido nas aciarias, nesta etapa ocorre a formação da lama de aciaria. A maior parte do aço líquido é solidificada em equipamentos de lingotamento contínuo ou convencional para produzir semi-acabados, lingotes e blocos.

Laminação: produtos semi-acabados, lingotes e blocos são processados por equipamentos chamados laminadores e transformados em uma grande variedade de produtos siderúrgicos.

São vários os processos em que se obtém o aço, envolvendo condições térmicas e econômicas complexas das indústrias fabricantes dessa liga. Em todas as etapas de obtenção do aço são gerados pós, lamas, carepas e escórias, principais resíduos sólidos que são considerados uma preocupação mundial devido ao seu volume e dificuldade para sua disposição final. Várias alternativas vêm sendo estudadas para que uma disposição final desses resíduos seja feita de modo a não causar problemas ambientais. Uma dessas alternativas é o tratamento desses resíduos, obtendo assim um novo material com características atrativa e economicamente viável que possa gerar vantagens do ponto de vista industrial.

        

Lama Grossa de Aciaria

Sendo um dos resíduos sólidos formados durante a fabricação do aço e objeto de estudo deste trabalho, a lama grossa de aciaria, vem sendo aproveitada quando reciclada na fabricação de cerâmica vermelha e pastas condutoras.

Formação da Lama Grossa de Aciaria: O ferro gusa ao ser produzido no alto-forno é vazado em carros torpedo, que servem de transporte até a Aciaria. Na Aciaria, durante o sopro de oxigênio no conversor para o refino do aço é que a lama grossa se forma. Durante esse processo, micropartículas de ferro são desprendidas e ejetadas do banho metálico em altas temperaturas, num ambiente fortemente oxidante. Particulados (metálicos e não metálicos) são carregados para o sistema de exaustão de gases. Os pós e lamas de aciaria são provenientes dos sistemas de despoeiramento das panelas de conversão e posterior lavagem dos gases.Essas micropartículas possuem a forma esférica por se solidificarem em meio gasoso. Algumas destas esferas ficam incompletas, outras ainda ficam ocas, mas a maioria é maciça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (303 Kb)   docx (817.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com