TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Por:   •  15/2/2022  •  Ensaio  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 2

TRATAMENTO DE RESÍDUOS TRATAMENTO DE RESÍDUOS TRATAMENTO DE RESÍDUOS TRATAMENTO DE RESÍDUOS TRATAMENTO DE RESÍDUOS TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS SÓLIDOS URBANOS

COMPOSTAGEM

Define-se compostagem como o processo natural de decomposição biológica de materiais orgânicos (aqueles que possuem carbono em sua estrutura), de origem animal e vegetal, pela ação de micoorganismos.

TIPOS DE COMPOSTAGEM

A compostagem pode ser aeróbia ou anaeróbia, em função da presença ou não de oxigênio no processo.

O processo escolhido para implementação na empresa será o processo aeróbico, no qual é o mais comum e de rápida decomposição do material.

Compostagem aeróbia: caracteriza-se pela presença de ar no interior da pilha, altas temperaturas decorrentes da liberação de gás carbônico, vapor de água e rápida decomposição da matéria orgânica. Ocorre a eliminação de organismos e sementes indesejáveis, mau odor e moscas.

Fases da Compostagem

O processo de compostagem aeróbia pode ser dividido em duas fases.

A primeira, chamada de "bioestabilização", caracteriza-se pela redução da temperatura da massa orgânica que, após ter atingido temperaturas de até 65°C, estabiliza-se na temperatura ambiente. Esta fase costuma dura entre 45 a 55 dias em sistemas de compostagem acelerada e de 60 a 70 dias nos sistemas de compostagem natural.

A segunda fase, chamada de "maturação", dura entre 30 a 40 dias. Nesta fase ocorre a humificação e a mineralização da matéria orgânica.

Composteira

Existem diversos modelos de composteiras, o escolhido foi o de blocos de alvenaria com três baias de 1,85m x 1,20m onde as duas primeiras baias servirão para misturar o composto e a terceira servirá para colocar o composto na fase final, até que o composto esteja totalmente curado.

Onde e como é usado o composto?

O composto pode ser usado em todo o jardim, em hortas, em árvores frutíferas, etc.

Recomenda-se usar o composto peneirado

através de peneira de malha de 1-2 cm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com