TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM EMPREENDIMENTOS NOVOS E AFASTADOS DOS CENTROS URBANOS

Trabalho Universitário: A IMPORTÂNCIA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA EM EMPREENDIMENTOS NOVOS E AFASTADOS DOS CENTROS URBANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  3.766 Palavras (16 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO: As Estações de Tratamento de Água (ETAs) aplicam processos para que a água se torne adequada para o consumo humano, ou seja, atinjam padrões de potabilidade. Os procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. O presente trabalho discute a importância da implantação de ETAs em locais que não existe de tratamento de água, principalmente em empreendimentos novos e afastados dos grandes centros urbanos.

PALAVRAS-CHAVE: Artigo. Estação de Tratamento de Água. Potabilidade. Processos de Tratamento.

ABSTRACT: The Water Station Treatment applies processes to the water become suitable for human consumption, in other words, achieve standards potability. The physical and chemical procedures that are used in water take it free of any kind of contamination, thus avoiding the transmission of disease. The present work discusses an importance of implementing of water station treatment in place where there is no water treatment, especially in new ventures and way from large urban centers.

KEYWORDS: Article. Water Treatment Plant. Potability. Treatment Processes.

1 INTRODUÇÃO

Pode-se atribuir ao crescimento populacional o papel de intensificador de fatores que contribuem para a poluição ambiental. Em sua maioria, a degradação do ambiente se dá pela exploração desenfreada e pela falta de preservação dos recursos naturais. O processo de degradação do meio ambiente se intensificou a partir dos anos 1960, com o desenvolvimento urbano sem nenhum planejamento ambiental, o que resultou em danos significativos para sociedade, especialmente aos que se referem à utilização da água.

A água é importante tanto para consumo quanto para o desenvolvimento humano. Os rios, represas, lagos contribuem expressivamente no desenvolvimento socioeconômico, já que estão ligados às atividades industriais e agrícolas. Deste modo, se faz necessário a preservação desse recurso natural.

A contaminação da água se dá, principalmente, por despejos domésticos, industriais e do chorume proveniente de aterros de lixo que contaminam os lençóis freáticos. Também pelos agrotóxicos utilizados no combate de doenças, que são arrastados pelas águas da chuva para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo, e outros.

O Brasil detém 12% da água doce superficial do planeta, mas segundo dados do IBGE, dos 70% da população que possuem residência, 1/4 não possui água pronta para consumo (IBGE, 2000).

O Ministério da Saúde é o órgão responsável pela regulamentação da qualidade da água e a Agência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos é responsável pela regulamentação do uso da mesma, licenciando e fiscalizando os poços de abastecimento, podendo aplicar multas no caso do não cumprimento da legislação.

A portaria 518/2004 Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade (BRASIL, 2004).

Tendo em vista a legislação que rege a utilização da água para consumo humano e os prejuízos que o não tratamento da mesma pode causar aos usuários, faz-se necessária a existência de Estação de Tratamento de Água nas proximidades de qualquer região onde haja seu consumo. A partir daí, surge a necessidade de preocupação com a garantia de fornecimento de água potável aos empreendimentos, por parte das construtoras, mais especificamente dos condomínios residenciais estabelecidos em regiões afastadas dos centros urbanos, onde tal fornecimento é garantido pelos órgãos públicos responsáveis.

Sendo assim, o presente estudo apresenta alternativas para implantação de ETA em uma determinada área de estudo onde não há fornecimento de água potável, lançando mão de visitas ao local, análise da água presente e considerando as formas de utilização da mesma na região.

Será apresentada uma análise da região escolhida para o estudo a fim de se conhecer as formas de uso da água pela população do local.

Uma vez diagnosticada a utilização da água para consumo humano e seu contato direto com os indivíduos e com a alimentação dos mesmos, serão apresentadas análise da água e identificação dos elementos presentes nela, capazes de causar danos à saúde dos usuários, além de estudos sobre esses danos. Após apresentação de análises e estudos que evidenciam a importância do tratamento da água utilizada para o consumo humano, serão oferecidas informações por meio de uma cartilha para que a fim de conscientizar moradores e administradores de condomínios sobre a importância do tratamento da água, alertando-os da necessidade da construção de uma estação de tratamento.

A preocupação com a qualidade da água consumida numa região é de grande importância para os autores do presente projeto, uma vez que, solidifica o conceito de responsabilidade com o bem comum, necessária a todo profissional que tem a capacidade de alterar o ambiente de forma tão significativa, como é o caso do engenheiro civil. Além da grande importância na formação dos autores, o presente estudo levará benefícios à população onde ocorrerá o estudo de caso, melhorando a qualidade de vida dos moradores da região por meio do acesso à água tratada, atendendo às especificações necessárias, evitando, assim, que eles sofram os prejuízos que a falta do tratamento pode causar.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 NECESSIDADADE DA GARANTIA DE TRATAMENTO DE ÁGUA

A ingestão de água que foge aos padrões de potabilidade é um risco para a saúde humana. Ter acesso à água própria para consumo é condição de sobrevivência do homem, por isso faz-se necessário estabelecer regras para o uso e consumo desse recurso natural. No Brasil, a garantia da qualidade da água para consumo humano está estabelecida pela Portaria 518. Essa Portaria estabelece que os

“procedimentos e responsabilidades relativas ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências” (BRASIL, 2004).

Nela são encontradas, ainda, as responsabilidades por parte de quem produz a água, a quem cabe o exercício de controle de qualidade da água, das autoridades sanitárias, a missão de vigilância da qualidade da água, e também os órgãos de controle ambiental, no que se refere ao monitoramento e ao controle das águas dos mananciais de acordo com seu uso como fonte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com