TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE TRATAMENTO E REUSO DA ÁGUA

Por:   •  4/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 7

PROCESSO DE TRATAMENTO E REUSO DA ÁGUA

Jaqueline Gavioli

Marleidi T. Lehmkuhl

Professor orientador Regiane Cristina Momm

Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – FAMESUL

Engenharia de Produção (ENG21) – Interdisciplinar

08/11/2012

RESUMO

Neste estudo busca-se mostrar as novas medidas de redução de impactos ambientais que as indústrias têxteis vêm implantando em suas estações de tratamento de efluentes, a fim de reutilizá-los, objetivando reduzir o consumo de água e o reaproveitamento do efluente descartado e tratado. Este trabalho é um estudo de cãs o daquele realizado pela empresa ECOPOLO, em uma indústria do ramo têxtil, onde foram realizadas pesquisas sobre a vazão do efluente versus consumo de água, implantando assim uma estação de tratamento de efluente de acordo com as necessidades da empresa.

Palavras-chave: Indústria. Reuso. Efluente.

 

ABSTRACT

We seek to present this study show that the new measures highlighted the textile industries, are having to take. Due to the large environmental impact that is occurring industries are deploying sewage treatment effluent for water reuse.

Keywords: Industry. Reuse. Effluent

1 INTRODUÇÃO

   O reaproveitamento ou reuso da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim. Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrente de ações planejadas ou não.

O reuso da água pode ser proveniente de tratamento de efluentes industriais, água da chuva, ou até mesmo em casa, como por exemplo, a água em que se lava roupa pode ser utilizada para lavagem de calçadas, do carro etc.

A Resolução CONAMA Nº 430 (2011) dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes e define efluentes líquidos de agroindústrias tratados ou não como água residuária, e o reuso da água como sendo a utilização de águas residuárias. O uso de vinhaça em solos brasileiros configura-se como maior exemplo de reuso da água, talvez até em nível mundial. UNICA (União da Agroindústria Canavieira) (2009, p. 1).

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Com a aceleração de produção e alto consumo, alguns recursos naturais como a água, estão acabando, devido a esse processo as indústrias estão adaptando-se as necessidades do planeta, implantando estações de tratamento de água para reutilização.

O SINDITÊXTIL (Sindicado das Indústrias Têxteis do Estado de São Paulo) (2010(?) p.4) resalta que “o desafio é a redução do consumo de água, aplicando os princípios de Produção mais Limpa (P+L): reutilização e reuso resultando em redução dos custos operacionais e adequação da capacidade de suporte ambiental”.

No que se refere ao consumo da indústria, o setor têxtil consome aproximadamente 15% de água. O potencial contaminante da indústria têxtil, em sua totalidade, é considerado médio, sendo a tinturaria e o acabamento as etapas do processo produtivo têxtil mais contaminante se comparadas com a fiação e a tecelagem (TWARDOKUS, 2004 p.24).

 

De acordo com TWARDOKUS (2004, p.3), a água é usada na indústria têxtil como meio de transporte para os produtos químicos que entram no processo, bem como para a remoção do excesso daqueles produtos considerados indesejáveis para o substrato têxtil.

RESENDE (2012, p.2) define como incalculáveis os prejuízos ao meio ambiente causados pelo descarte sem tratamento adequado. “Os resultados são graves problemas estéticos, eutrofização, baixa degradabilidade do corpo aquático e, como consequência, elevadas taxas de toxicidade crônica e aguda do corpo hídrico”.

 FILHO (2008? P. 3) destaca os principais benefícios do reuso da água:

a) Benefícios Ambientais:

-Redução do lançamento de efluentes industriais em cursos d’água, possibilitando melhorar a qualidade das águas interiores das regiões mais industrializadas;

-Redução da captação de águas superficiais e subterrâneas, possibilitando uma situação ecológica mais equilibrada;

-Aumento da disponibilidade de água para uso mais exigentes, tais como abastecimento público, hospitalar, etc.

b) Benefícios sociais:

-Ampliação da oportunidade de negócios para as empresas fornecedoras de negócios para as empresas fornecedoras de serviços e equipamentos, e em toda a cadeia produtiva;

-Aplicação na geração de empregados diretos e indiretos;

-Melhoria da imagem do setor produtivo junto à sociedade, com reconhecimento de empresas socialmente responsáveis;

c) Benefícios Econômicos:

-Conformidade ambiental em relações a padrões e normas ambientais estabelecidos, possibilitando melhor inserção dos produtos brasileiros nos mercados internacionais;

-Mudanças nos padrões de produção e consumo;

-Redução dos custos de produção;

-Aumento da competitividade do setor;

-Habilitação para receber incentivos e coeficientes redutores dos fatores da cobrança pelo uso da água.

De acordo com ANTONIELI, OLIVEIRA, VIDAL (2009, p. 3), as técnicas de tratamento para estes efluentes constituem-se de processos de coagulação, seguidos de separação por flotação ou sedimentação, processos estes que apresentam uma elevada eficiência na remoção de material particulado. No entanto, para remoção de cor e compostos orgânicos dissolvidos estes se mostram deficientes, necessitando-se de tratamento complementar, por exemplo, por filtros de carvão ativado. Os processos de adsorção em carvão ativado apresentam em geral excelente desempenho, todavia, em função da superfície química do carvão ser positiva, a adsorção de corantes de caráter catiônico é uma limitação bastante importante. Para estes casos, pode se utilizar de processos tais como resina de troca iônica, ultrafiltração e osmose reversa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (429.1 Kb)   docx (805.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com