TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento e Reuso de Aguá

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]ICET – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

TRATAMENTO DE ÁGUA PARA REÚSO

NOVEMBRO DE 2016

SÃO PAULO

ICET – INSTITUTODECIÊNCIASEXATASETECNOLÓGICAS

DISCIPLINA: SISTEMA E TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO

TRATAMENTO DE ÁGUA PARA REÚSO

NOVEMBRO DE 2016

SÃO PAULO

RESUMO

        O trabalho apresentado tem como objetivo o tratamento e reutilização da água. Cidade como São Paulo vivencia uma crise hídrica, por excesso de consumo ou falta de planejamento, por isso desenvolvemos um projeto onde tratamos a água utilizada no banho, pias, quintal, exceto a sanitária. Essa água tratada é armazenada e reutilizada em eventos como: lavagem do quintal, janelas, descargas, lavagem do carro, menos por consumo humano. Desta forma diminui conta de água, e torna um processo menos prejudicial ao ambiente.

Palavras-chave: Tratamento de água, Reuso de Água, Impacto ambiental, Sustentabilidade, Efluentes, Captação de água.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. PROCESSO DE TRATAMENTO E LIMPEZA DA ÁGUA        4

3. PROJETO PARA RESIDÊNCIA        5

4. VIABILIDADE        7

4.1 APLICAÇÃO DO PROJETO EM REDIÊNCIA POPULAR......................................7

4.1.1 CONSUMO EM RESIDÊNCIAS...........................................................................7

3.1.2 CUSTO DE IMPLANTAÇÃO................................................................................7

5. APLICAÇÃO DO PROJETO EM EMPREENDIMENTOS COMERCIAIS................9

6. PROJETO PARA CONDOMÍNIO (RESIDENCIAL/COMERCIAL)        12

7. CONCLUSÃO        13

8. REFERÊNCIAS        14


1. INTRODUÇÃO

        A indústria de construção civil é considerada o setor de recursos humanos que mais utiliza energia e recursos naturais, impactando, e muito, o meio ambiente. Foi criado o conceito de construção sustentável, para realizar práticas antes ou após o trabalho de construção, com o objetivo de anular, ou pelo menos, minimizar a agressão no meio ambiente, melhorando a qualidade de vida da população. Por isso, empresas e autoridades buscam cada dia mais soluções para limitar o uso de material natural, e com isso, a reutilização se tornou fundamental, principalmente quando se trata de água, essencial para nossa sobrevivência. O tratamento da água gera lodo, material que pode ser aproveitado de outras maneiras, ao invés de ser descartado, e correndo risco de contaminar o ambiente.

2. PROCESSO DE TRATAMENTO E LIMPEZA DA ÁGUA

        Para o tratamento da água utilizaremos alguns materiais específicos, cada um com sua finalidade no processo a fim de deixar a água o mais limpa possível.

        Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos, que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água à livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

        A ideia do nosso projeto visa reduzir o uso da água residencial em cerca de 25%, sem utilização de tecnologias modernas, e sem perigo para o usuário. Utiliza-se um sistema de filtro básico e de fácil limpeza, junto com um sistema de desinfecção e conservação.

        Usa-se sulfato de alumínio e processo de decantação no primeiro caso, a fim de separar os aglomerados de partículas solidas que se encontram na água.

        Logo em seguida é feita a adição de cloro, em pó ou em pastilhas, que fica responsável por desinfetar a água, a fim de eliminar qualquer causador de doenças.

        Pode-se também adicionar uma quantidade de cal ou carbonato de sódio, corrigindo o PH da água, e preservando a rede de distribuição.

        Com esse tipo de tratamento, é possível obter uma água reutilizável, para aplicar em atividades mais simples, que não necessite de água limpa. Gerando economia para o usuário e um bom uso da água para com o meio ambiente.

        Lembrando que todos os estudos feitos para reutilização de água residencial ainda não são aprovados para se utilizar na prática, pois muitas impurezas que são geradas no uso doméstico ainda não possuem um tratamento especifico em pequena escala. Mas estamos estudando métodos possíveis para aprovar esse projeto o quanto antes, e gerar qualidade de vida para as famílias, e para a sociedade como um todo.

3. PROJETO PARA RESIDÊNCIA

        Nosso trabalho consiste na reutilização da água de pias, chuveiros, ralos, etc. (menos água sanitária), onde serão captadas e transferidas para uma estação de tratamento, que após o processo, a mesma será direcionada para o armazenamento superior e então, poderá ser reutilizado em descargas, janelas, quintal, etc.

[pic 2]

        Conforme a imagem acima pode- se observar de forma simples, os passos do sistema de tratamento residencial. A residência terá 2 sistemas de armazenamentos, situados na parte superior da casa, o principal é o armazenamento da água da rua, que abastece a casa inteira. Após o uso da água, estas serão capitadas através dos ralos e direcionadas para a estação de tratamento, localizada no térreo ou enterrada, dependendo da residência e do cliente.

        O tratamento é composto por pedras, areia e carvão ativado, para filtrar a sujeira presente na água, juntamente com uma dosagem de cloro, para eliminar os microrganismos patogênicos existentes na água suja ou usada.

        Através de uma bomba, a água tratada é levada para o segundo armazenamento superior, que é direcionada novamente para a residência, podendo ser reutilizada em descargas, quintal, lavagem do carro, janelas, jardins, etc., com exceção de consumo humano.

        A ideia é diminuir os gastos com água e consequentemente minimizar o impacto no meio ambiente, causado pela utilização excessiva da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (369.9 Kb)   docx (192.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com