TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS AMBIENTAIS E SOCIAS SUSTENTÁVEIS NO REUSO DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA

Trabalho Escolar: PRÁTICAS AMBIENTAIS E SOCIAS SUSTENTÁVEIS NO REUSO DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP 7109

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PRÁTICAS AMBIENTAIS E SOCIAS SUSTENTÁVEIS NO REUSO DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA

Goiânia Goiás

2014

PRÁTICAS AMBIENTAIS E SOCIAS SUSTENTÁVEIS NO REUSO DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA

Pré-projeto apresentado na Disciplina de Trabalho de Serviço Social, Conclusão de Curso da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social.

Orientadora: Juliana Duarte

Goiânia Goiás

2014

RESUMO

Os impactos da industrialização e do crescimento populacional, bem como seus efeitos socioambientais, nas áreas urbanas estão entre os maiores desafios da política de gestão ambiental, já que somos uma sociedade consumista. Diante disso, o descarte inadequado do óleo de cozinha usado vem agravar o quadro ambiental.

No entanto, a reciclagem desses resíduos pode minimizar a ocorrência de degradação ambiental e social. Assim, este trabalho tem como objetivo propor uma iniciativa social entre as famílias atendidas no Centro de referencia de assistência social-CRAS a reutilização do óleo de cozinha, especialmente na fabricação de sabão, como fonte de renda, empreendedorismo e na sua principal ação, a reciclagem, na cidade de Goiânia estado de Goiás.

Palavras-chave: Reciclagem. Óleo. Meio Ambiente. Sabão.

ABSTRACT

The impacts of industrialization and population growth, as well as their environmental effects, in urban areas, are among the greatest challenges of environmental management policy, since we are a consumerist society. Thus, the improper disposal of used cooking oil aggravates the environmental framework.

However, the recycling of such wastes can minimize the occurrence of social and environmental degradation. This work aims to propose a social initiative among families assisted at a referral center for assistance-social CRAS reuse of cooking oil, especially in soap as a source of income, and entrepreneurship in its main action, recycling in the city of Goiânia state of Goiás

Keywords: Recycling. Oil. Environment. Soap.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

2. JUSTIFICATIVA 7

3.1 OBETIVO GERAL 8

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8

3. 4 TEMA 8

3. 5 PÚBLICO ALVO 8

3.6 METAS 8

3 .METODOLOGIA 9

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

6. REFERÊNCIAS 10

APÊNDICES 12

1. INTRODUÇÃO

Em virtude do aumento do índice de degradação ambiental e dos danos causados à saúde humana, uma onda de sensibilização socioambiental emergiu nos últimos anos cujo principal objetivo é demonstrar ao povo que os resíduos liberados no meio-ambiente têm destino cuidadosamente selecionado.

Alguns produtos precisam ter atenção especial, pois possuem ação tóxica, as quais causam grandes danos ao meio-ambiente e a saúde humana.

Tendo em vista que a utilização de óleo de cozinha é elevada, tanto nos setores comercial e industrial quanto para o consumo doméstico e que os danos causados pelos resíduos produzidos por este material a saúde humana e ao equilíbrio ecológico são seriíssimos. Faz-se necessário um aumento da conscientização populacional quanto à importância da reciclagem, também, deste tipo de material aparentemente fácil de ser descartado. Isso gera a necessidade de implantar um método para transformar esses produtos em matéria-prima, evitando assim, a poluição e o acúmulo desses materiais em locais indesejados e, paralelamente, contribuindo para o aumento da economia e da qualidade de vida dos habitantes locais. O objetivo é reaproveitar o óleo de cozinha para a fabricação de produtos de higiene e limpeza, dando um novo destino para este resíduo evitando que o mesmo polua o ambiente e provoque reações indesejáveis à população.

Além desses produtos, o óleo de fritura usado, depois de reciclado, pode ser utilizado como matéria-prima na produção de sabão, detergente, amaciante, sabonete, lubrificante para carros e máquinas agrícolas e outros (PORTO ALEGRE, 2008).

Apesar dos diversos produtos que podem ser produzidos a partir do óleo de cozinha usado, neste trabalho trataremos especificamente da fabricação de sabão e sabonetes artesanal/ecológico.

O intuito é reunir um grupo de mulheres beneficiárias dos Centros de Referencia e Assistência Social-CRAS, para produzir sabonetes e sabões artesanais a partir de óleo de cozinha usado. O resíduo é coletado e reprocessado para servir de matéria prima para os produtos de limpeza.

Deste modo, pergunta-se: Qual é a importância do projeto para o meio social e ambiental?

2. JUSTIFICATIVA

Devido à necessidade de extinguir o grande acúmulo de resíduos tóxicos, veio à prática da reciclagem de materiais. Busca-se nesta pesquisa avaliar a utilização de materiais recicláveis na execução a grande problemática das famílias em vulnerabilidade e o gerenciamento de seus próprios recursos, para tanto é necessário fazer um redirecionamento do mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com